Como é a vida dele durante a faculdade,pós ,certificações entre outras formações. Como se torna o dia a dia dele geralmente ? mesmo depois de formado ele ainda continua naquele “gás” de estudo ,trabalhando o dia inteiro até a noite ou consegue depois disso separar melhor o seus horários? enfim,gostaria de saber como é a vida na área de TI,conte sua experiência e o que pode dizer,gostaria conhecer melhor,vejo muitos comentários que a pessoa trabalha e estuda muito,muitas das vezes nem final de semana não consegue passar com a família por causa do trabalho e término de projetos e tem que ficar na empresa… Se for olhar hoje,a carreira é estabilizada? tem muitos riscos e oportunidades que é guiado pelo mercado?
Vamos lá. Quem diz que a área de TI é diferente é por que não conhece as outras. Ela é idêntica à muitas e diferente de várias.
A formação segue a tendência. Quanto mais diplomas você tiver, mais “valorizado” será. O diferencial é que o número de formandos em desenvolvimento, por exemplo, é bem menor que os que fazem administração, direito, contábeis… Isso já dá uma visão de perspectiva de trabalho, muitas oportunidades, mesmo que o conhecimento seja pouco.
Salários? Ainda somos tratados como “os meninos da TI”, ou seja, pode melhorar.
Estudar e trabalhar? Sempre. Todo dia surge um novo framework, uma nova bíblia da programação, um novo Martin Fowler da vida, um novo design pattern e assim, temos que estudar sempre.
Fins de semana longe da família? Só quando eu dava aulas aos sábados. Nunca precisei abortar fins de semana por este ou aquele projeto. Mas isso existe.
Carreira estável é um mito. O mercado oscila, as empresas congelam ou cancelam projetos e todo mundo vai pra rua. Até o pessoal do RH…
Riscos e oportunidades são a mesma coisa. Oportunidade é um risco positivo.
O único risco que vejo é do profissional de TI investir tudo em 1 tecnologia/linguagem e depois ela deixar de ser interessante do ponto de vista do mercado.
A área é muito nova, está em pleno desenvolvimento ainda. Portanto em constante mudança. Uma característica importante do profissional da área é a flexibilidade e outra é a facilidade em aprender coisas novas. Por exemplo, é pouco provável que um programador trabalhe a vida toda com uma única linguagem de programação.
Agora quanto ao ritmo de trabalho, isso vai variar de acordo com vários fatores tais como, a empresa, o setor, o sistema, o tamanho da equipe… Mas, é normal ter picos, imprevistos, horas extras, fins de semana, virar noites…
Mas, nada que não tenha em outras profissões. Veja o caso dos médicos.
Cada carreira tem umas características que são inerentes.
Isso é MUITO raro de acontecer apesar do risco ser mesmo real.
No final das contas, sempre existirão legados e esses legados acabam valorizando ainda mais o raro profissional que não migrou de tecnologia.
Só pra exemplificar, trabalhei com Visual Fox Pro em um período da minha vida, recebi uma proposta pra trabalhar com VFP que o salário é quase o dobro do que o que estou hoje com Java. E olha que meu salário não é baixo. Visual Fox Pro? Descontinuado (desde 2007) pela MS.
No final das contas, sempre existirão legados e esses legados acabam valorizando ainda mais o raro profissional que não migrou de tecnologia.
Só pra exemplificar, trabalhei com Visual Fox Pro em um período da minha vida, recebi uma proposta pra trabalhar com VFP que o salário é quase o dobro do que o que estou hoje com Java. E olha que meu salário não é baixo. Visual Fox Pro? Descontinuado (desde 2007) pela MS.[/quote]
Por isso que você tem que “manjar” da base da programação. Estudar e absorver aquilo que vai servir como padrão pra qualquer linguagem que você precise encarar algum dia.
A questão é sempre estar estudando. Pode ser o executivo da Microsoft, pode ser o Tim Cook, eles sempre estão estudando, se reinventando, descobrindo novas formas de fazer diferente. Nunca devemos parar.
Já dizia o Stephen Hawking que a única barreira para o conhecimento é achar que já se sabe de tudo. Pode ser o que for, sempre vai ter algo aqui ou ali pra se aprender, situações com as quais nunca nos deparamos.
O mercado valoriza quem se esforça, e obviamente quem se esforça é bom!
Só pra exemplificar, trabalhei com Visual Fox Pro em um período da minha vida, recebi uma proposta pra trabalhar com VFP que o salário é quase o dobro do que o que estou hoje com Java. E olha que meu salário não é baixo. Visual Fox Pro? Descontinuado (desde 2007) pela MS.[/quote]
dá pra viver só disso? só encontrei duas vagas que exigiam vfp, sendo que uma delas exigia c# também.
Eu não aconselho e resolvi sair por questão de gosto mesmo. Ganho menos que os 2. No quesito salário é bacana, porém eu levo em consideração o mercado, possibilidade de avanço da tecnologia e outras coisas mais. Enfim.
Acho que depende muito da pessoa de querer estudar e continuar querer aprender coisas novas, tem gente que fica no emprego por muito tempo e não se importam em buscar coisas novas. Mas também existem pessoas que estão sempre se atualizando e buscando crescer cada vez mais. A maioria que conheci não tem muita vontade de fazer cursos e estudar tecnologias novas.
Eu acho extremamente importante estarmos atualizados e bem preparados, depende muito do objetivo da pessoa.
A pessoa que vai em busca de crescimento,estudando tecnologias novas,no começo de carreira consegue aproveitar bem novas oportunidades que aparecem no mercado ou demora um pouco para alcançar os objetivos ?
Como em toda carreira, tem diversos fatores que não dependem de você, mas tem muitos que dependem exclusivamente de você, então faça a sua parte.
Tenha uma dedicação nos seguintes tópicos:
fundamentos de computação
fundamentos de matemática para computação
fundamentos de cálculo numérico
lógica
algoritmos
estrutura de dados
conceitos de orientação a objetos
design patterns
testes unitários
file I/O
banco de dados
SQL
processamento concorrente
técnicas/métodos/frameworks de desenvolvimento de sistemas
Como em toda carreira, tem diversos fatores que não dependem de você, mas tem muitos que dependem exclusivamente de você, então faça a sua parte.
Tenha uma dedicação nos seguintes tópicos:
fundamentos de computação
fundamentos de matemática para computação
fundamentos de cálculo numérico
lógica
algoritmos
estrutura de dados
conceitos de orientação a objetos
design patterns
testes unitários
file I/O
banco de dados
SQL
processamento concorrente
técnicas/métodos/frameworks de desenvolvimento de sistemas
Bons estudos![/quote]
Obrigado,o bom é que tem muito conteúdo online,tem bastante material disponível…