Como é o início de Carreira na área de TI( na área de programação)

Olá

Estou muito interessado em começar a entender a dinâmica do mercado de TI,vou começar meu curso de SI ano que vêm,e já à tempo venho pesquisando sobre a carreira e também o desenvolvimento das matérias durante a faculdade. Já entendi sobre a importância da lógica,agora depois de muito pesquisar ,ver tutoriais vou estudar C ,que é uma linguagem estruturada e depois fazer treinamento,bastante execícios pelo que entendi até agora . Me corrija se estiver errado…Depois disso,posso partir para qual linguagem? Também vi POO,orientada a objetos,estou pensando em estudar depois de C, o POO e C++. Quero ver se consigo aprender tudo isso até o fim do ano,pois estou fazendo cursinho preparatório (vestibular) e ocupa muito meu tempo ,o restante fico pesquisando sobre programação.

Algumas semanas atrás pensava em fazer certificações para começar como analista de suporte,porém decidi me dedicar no momento em programação e depois fazer algumas certificações na área de desenvolvimento . Gostaria de saber o que você pode me dizer,para que possa conseguir um estágio em progra… Quais linguagens geralmente exigem, vi que programação web está sendo muito procurado ,devo me preocupar? Se sim,quais linguagens?E banco de dados, .NET,como funciona essa parte,no momento estou sendo muito curioso,estou gostando muito da área …

Também tenho observado os salários e cargos variados,pela info e outros,quero ter um crescimento gradativo,para quê nesses 4 anos possa ser bem aproveitados . Tenho perfil autodidata. Me fale também sobre a entrada no estágio,em consultorias ou empresas menores,posso ter possibilidade de contratação,subir de cargos,como é a expectativa ou meio social dentro de uma empresa,iniciando a carreira .

Aguardo respostas

Delphi e Pascal e interessante para um melhor aprendizado?

Delphi não, mas sua linguagem base Pascal sim para por em prática algorítimos.

Sobre o resto, calma, uma coisa de cada vez, o que gostaria de fazer no momento? Tudo é válido para algum caso. Acho que não é momento para se preocupar em decidir algo, vai estudando ou experimentando o que tiver interesse a cada momento. Sobre o mercado atualmente está mais em alta web, seja Java, .NET ou outra coisa. Se já passou da fase de algoritmos e programação estruturada, se quer estudar Java por exemplo este conteúdo é interessante para começar: http://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos

Aconselho aprender PHP, assim você já não morre de fome, depois aprenda JAVA ou .NET veja o que tem mais vaga na sua região, estude pelas apostilas da caelum, k19, algaworks, tutoriais da MSDN, foque na parte WEB e MOBILE… Tente aprender algo relacionado com Windows Phone pois esta em crescimento e tem poucos profissionais especializados, a faculdade só serve (na minha humilde opinião) para você conhecer pessoas(o que pode te levar a bons empregos) e ganhar uma base… Faça as disciplinas de PROGRAMAÇÃO e BANCO DE DADOS, caso você não seja familiarizado, depois com essa base fica fácil estudar pelas apostilas, tutoriais, etc…

Olhando hoje para o mercado,quais as tecnologias que está em alta,que estão exigindo de um profissional Recém formado?

Minha grade da faculdade escolhi é essa ; Quando entrar no 3 sem e 4 sem. É possível atuar como analista de sistemas júnior? ou Analista desenvolvedor?
Moro na região de Cajamar,próximo de Barueri,Santana de Parnaíba,Jundiaí e SP .

Sistemas de Informação

Semestre Disciplinas

Informática

Lógica Matemática

Administração

Ética e Práticas Sociais

Leitura e Produção de Textos

Semestre Disciplinas

Algoritmos

Laboratório de Programação

Cálculo I

Cultura e Sociedade

Metodologia da Investigação Científica

Semestre Disciplinas

Linguagem de Programação I

Estruturas de Dados

Engenharia de Software I

Arquitetura e Organização de Computadores

Matemática Discreta

Semestre Disciplinas

Linguagem de Programação II

Redes de Computadores

Engenharia de Software II

Banco de Dados I

Sistemas Operacionais

Semestre Disciplinas

Programação WEB I

Interação Humano-Computador

Gestão de Tecnologia de Informação

Banco de Dados II

Probabilidade e Estatística

Semestre Disciplinas

Programação WEB II

Psicologia Aplicada a Sistemas de Informação

Teoria da Computação I

Gestão de Projetos

Eletiva I: Administração e Segurança de Redes / Tunning de Banco de Dados

Semestre Disciplinas

Inteligência de Negócios

Tópicos Avançados I

Teoria da Computação II

Segurança da Informação

Eletiva II: Fundamentos de Desenvolvimento de Jogos / Sistemas e Aplicativos Móveis

Semestre Disciplinas

Multimídia e Computação Gráfica

Tópicos Avançados II

Empreendedorismo

Legislação em Informática

Eletiva III: Governança de TI ou Integração de Sistemas

Atividades Complementares

Projeto Integrador

Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio Supervisionado (não obrigatório)

Língua Brasileira de Sinais (optativa)

Client side HTML/javascript/jquery/CSS etc, Server side Java e .NET voltado para web claro.

Já vai olhando vagas estágio em centros como CIEE, observando o que as empresas estão desejando e assim ir se preparando para se candidatar, lá informam qual período aceitam. Depois se gostar da empresa e ela te efetivar beleza, se não fica procurando vaga para Junior já tendo alguma experiência.

quais o sites que têm disponíveis hoje para procurar estágios ,vejo vários ,mais quais merecem maior prioridade?

Únicos que conhecia era CIEE e MUDES. No mais faz uma busca.

Hoje se fala muito de falta de profissionais em TI,que é um setor que à uma queima de profissionais. Isso realmente é verdade? Ou têm muitos desempregados ou atuando em outras área ,ou pessoas que desistem da carreira pelo desafio.Ou as faculdades não estão formando profissionais com bom nível de formação ? Ou talvez os cargos que não são preenchido é por causa da má formação,ou de especialização para atuar nesses cargos?

Enfim,existe realmente essa falta de profissionais que não se formam ou existe realmente falta de vocação,força e vontade para aprender e ocupar cargos que exigem especialização ? Ou simplesmente uma má formação oferecidas pelas faculdades ?

Aguardo respostas