Como é o mercado para um SCJP?

Opa e ai pessoal, tudo jóia?

Estou prestes a tirar minha SCJP 6, acho que essa semana sai, gostaria de saber de vocês que já estão na área, como é o reconhecimento do mercado a respeito desse certificado? Todas as empresas consideram? É respeitado e valioso?
Ou para conseguir alguma coisa mesmo precisa de um mais especializado (SCWCD, SCBCD etc)

Nunca trabalhei com Java, será que já consigo entrar como programador/analista jr.? Ou vou ter que ralar como estagiário antes? Também não sou formado, estou no penúltimo ano de S.I. (sou de São Paulo capital)

Se quiserem falar sobre as outras certificações de Java e o mercado brasileiro, por favor falem :slight_smile: (Acredito que um SCBCD é visto como um profissional parrudo não?)

Abraços!

O ideal é fazer um estágio, não ter experiência nenhuma de mercado não é interessante. E a certificação SCPJ tem alguma validade, mas as outras pesam bem mais, já que ter SCJP está ficando bem comum.

faça os dois estágio + certificação…

Na boa, mesmo sem experiência, se vc tiver SCJP e conhecer java para web e alguns frameworks mais usados, já pode começar como Junior sem problemas…

Varia muito de pessoa para pessoa, e da experiencia anterior com outras linguagens…

[]'s

faca igual eu…
estagio + certificacao…
depois que eu tirei a minha, a primeira entrevista que eu fiz pra estagio, eles me contraram…
e eh uma otima qualidade… um diferencial…

Bom dia!
Então, aqui na empresa tinha um rapaz que trabalhava com Delphi, e não tinha experiência em Java. Passaram 2 meses após ele ter tirado a 1.5 e acabou saindo daqui pra trabalhar em SP pra ganhar um bom salário.
Eu estou fazendo facul, estagiando em Delphi e estudando pra certificação 1.6. Pelos comentários, acho que estou no caminho certo. :lol:
Abraço.

[quote=Maracuja]Só alertando, certificação não é nenhum elixir poderoso que te fará ganhar um bom salário, não superestime uma certificação; IMHO o que vai contar no final das contas é a sua experiência, capacidade de aprender e de solucionar problemas, é claro que a certificação vai te ajudar a conseguir UM emprego, mas não para O emprego se é que me entende.

Boa sorte.[/quote]
a certificacao é uma cobertura de chocolate, morango etc… no sorvete :smiley:

[quote=LPJava][quote=Maracuja]Só alertando, certificação não é nenhum elixir poderoso que te fará ganhar um bom salário, não superestime uma certificação; IMHO o que vai contar no final das contas é a sua experiência, capacidade de aprender e de solucionar problemas, é claro que a certificação vai te ajudar a conseguir UM emprego, mas não para O emprego se é que me entende.

Boa sorte.[/quote]
a certificacao é uma cobertura de chocolate, morango etc… no sorvete :D[/quote]

Concordo!

Use a certificação SCJP como motivo para estudar e aprender.
Estude para tirar 100% da prova, e não apenas para passar.
Esse é o valor que a SCJP tem. Talvez essa seja sua “única” oportunidade de estudar a fundo os conceitos básicos da linguagem.
Mas esse também é um assunto já MUITO discutido no fórum…

[]´s

Carlos

Vou ser sincero que, VALE SIM: Esta área de TI tem tanta falta de gente " qualificada ", onde vejo cada um sendo contratado, que um SCJP seria GOD num lugar desses.

eh bem reconhecido sim…
experiencia propria por te arrumado 3 entrevista no dia seguinte que eu tirei a certificacao…
as pessoas te veem de outro modo…
no minimo eh uma comprovacao de que vc sabe oq eles quererm java

[quote=Maracuja]Só alertando, certificação não é nenhum elixir poderoso que te fará ganhar um bom salário, não superestime uma certificação; IMHO o que vai contar no final das contas é a sua experiência, capacidade de aprender e de solucionar problemas, é claro que a certificação vai te ajudar a conseguir UM emprego, mas não para O emprego se é que me entende.
[/quote]

Concordo com o foi dito só queria completar um pouco mais.
Quando vc estuda para certificação de programador vc aprende um monte de coisas. São essas coisas que vc aprende que lhe darão oportunidade de conseguir um trabalho melhor porque vc vai demonstrar fazendo certo. O papel da certificação em si mesmo não significa nada para ninguém. O que significa é se a pessoa sabe fazer.

Passar na certificação é uma comprovação para si mesmo , não para os outros, de que vc aprendeu o necessário conforme os objetivos da certificação. Dá-lhe certeza a si, que vc, está preparado para fazer certo. Contudo isso não significa que vc faça certo e ai é que se vê o seu grau de conhecimento do java, não pelo fato de ter ou não a certificação.

Enfim, sou um SCJP 6 (90%)
:smiley:

Vamos ver o que o mercado me reserva.
Acredito que aprendi muita coisa, e que isso realmente tem valor.

[quote=Metallica]Enfim, sou um SCJP 6 (90%)
:smiley:

Vamos ver o que o mercado me reserva.
Acredito que aprendi muita coisa, e que isso realmente tem valor.[/quote]

Parabéns! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Ah, quantas caíram de dragdrop? Quantas caíram de NavigableSet, NavigableMap e Console?

[quote=victorwss][quote=Metallica]Enfim, sou um SCJP 6 (90%)
:smiley:

Vamos ver o que o mercado me reserva.
Acredito que aprendi muita coisa, e que isso realmente tem valor.[/quote]

Parabéns! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Ah, quantas caíram de dragdrop? Quantas caíram de NavigableSet, NavigableMap e Console?[/quote]
Hehe valeu cara! :smiley:

Aos detalhes: caíram 8 dragdrop.
Nenhuma de Java 6 (nem dragdrop nem de múltipla escolha) :lol:
E como sempre: várias idênticas ao Test Killer (como eles conseguem isso?)

Test Killer é a prova, acredito que uns 60% da prova esta la! quando fiz a scjp nao acreditei que a prova estava no Test Killer e era verdade.
Mas veio, cria um sisteminha meio bobo com os frameworks mais top para vc colocar todo este seu conhecimento em ação.
Web tem muito mercado então se fosse vc começaria por esta fatia do mercado.
Estude jsf, spring e hibernate. Este trio é fxxx. E a meleca do struts 1.1 que ainda tem muito sistema legado com ele.
framework web é tudo igual é so saber como funciona os bastidores e tudo vai funcionar.
E boa sorte no começo da sua jornada.
Estagio é fundamental, pois vc vai aprender a apanhar, para depois começa a bater.
rsrsrs
t+

fuiii

Muito boa sua colocação. Vejo também que as empresas estão exigindo cada vez mais experiência para com os estagiários. Mas, se somos estagiários, não temos que ter, por estarmos cursando uma faculdade, uma oportunidade? Como teremos experiência se não trabalharmos?

Acho uma palhaçada este negocio de estagiário com experiência de um ano.
Se vc esta procurando estagio é por que quer aprender e esta começando a sua carreira.
Não tive oportunidade de um estagio, comecei como Junior, mas foi muito difícil conseguir meu primeiro trampo.
Tive que tirar 3 certificações e fazer um pequeno erp, para alguém acreditar no meu potencial.
O negocio é saber se vender, e sou péssimo nisto.
Mas não desista do seu sonho mano.
t+ e boa sorte

Sem dúvida esse negócio de experiência pra estagiário é um absurdo, assim como período integral.

Estagiário é o cara que será o profissional do futuro, se no tempo que ele estava aprendendo ele trabalhou que nem um escravo, que aprendizado será esse? Não é humano que depois de 8 horas de trabalho, uma ou duas horas de trânsito alguém aguente se dedicar e aprender. Além de tudo pra uma pessoa aprender mesmo é preciso que ela estude sozinha toda a aula após a aula, mas isso é inviável! O cara tá é doido pra dormir!

No Brasil pelo menos, as empresas querem é mão-de-obra barata e se aproveitam do fato que estudante precisa de grana pra pagar faculdade. Uma verdadeira tragédia.

Estágio deveria ser de 4 horas e dedicado a um futuro profissional que deseja aprender, aprender com a prática.