Como é o nível de explicação dos professores de Lógica de Programação e dos conteúdos de Lógica de Programação que são usados para ensinar Lógica de Programação nas graduações de informática e cursos técnicos de informática de nível de 2° grau?

Olá,

O livro Algoritmos e Estruturas de Dados do Guimarães/Lages é usado por professores universitários e até mesmo por professores de curso técnico de informática de nível de 2° grau para ensinar Lógica de Programação?

Eu estou fazendo esta pergunta porque eu tenho medo da qualidade de ensino dos professores de Lógica de Programação e do nível do conteúdo de Lógica de Programação(por exemplo, livros).

Eu tenho medo porque não é simples a linguagem do livro Algoritmos e Estruturas de Dados do Guimarães/Lages.

Talvez eu não aprenderei Lógica de Programação por causa do nível de explicação de quem for meu professor de Lógica de Programação e do nível de explicação do conteúdo de Lógica de Programação que será usado para ensinar Lógica de Programação onde eu fizer graduação de informática ou curso técnico de informática de nível de 2° grau.

Como é o nível de explicação dos professores de Lógica de Programação e dos conteúdos de Lógica de Programação que são usados para ensinar Lógica de Programação nas graduações de informática e cursos técnicos de informática de nível de 2° grau?

Eu falo nível querendo dizer se a linguagem da explicação é simples ou não e se os professores de Lógica de Programação sabem realmente ensinar Lógica de Programação.

A Softblue tem um curso gratuito de Lógica de Programação.

http://www.softblue.com.br/site/curso/id/6/CURSO+DE+LOGICA+DE+PROGRAMACAO+BASICO+ON+LINE+LO06+GRATIS

Qualidade Pura!

3 curtidas

Não é só esse material que existe, tem que pesquisar até achar o que adapta melhor a voce.

É loteria. Não espere por nada, terá no mínimo algum direcionamento e vai ter que se virar.

ai vc senta na frente do computador e vai programando até aprender, fera.

2 curtidas

@javaflex,

Porque eu tenho que pesquisar até achar o que adapta melhor a mim?

O que se adapta melhor a mim é conteúdo escrito em linguagem simples, se não existe conteúdo escrito em linguagem simples, eu não irei aprender Lógica de Programação estudando material, por exemplo, livros.

@javaflex,

Porque eu vou ter que me virar?

@peczenyj,

Eu não poderei programar até aprender se eu não souber quais são os materiais que ensinam Lógica de Programação em linguagem simples.

Por exemplo, será impossível eu sentar na frente do computador para declarar variáveis se eu não entender as regras de declaração de variáveis do conteúdo que eu estiver estudando.

vc precisa apenas de um minimo de logica para começar. nos anos 70 os computadores vinham com um basic xexelento em memoria e a garotada usava de boa.

cade o seu espirito aventureiro? vc acha que se vc declarar uma variavel errada o computador vai pegar fogo? no maximo vai ter um erro de compilação.

eu posso te ensinar a derivar e integrar funções polinomiais em 5 minutos sem que vc precise saber o teorema fundamental do calculo. é obvio que vc vai empacar na primeira função trigonométrica mas ja vais saber mais do que muito aluno q fica um semestre inteiro aprendendo teoremas (ah que saudade dessa epoca mais inocente, onde eu entendia toda a materia e tirava 0.5 na prova).

3 curtidas

Por causa da competências dos professores e pq programação é extensa demais, você irá “aprender” uma parte na faculdade e depois irá se virar para aprender mais.

Lembrando que só a faculdade não prepara a pessoa para ser programadora.

1 curtida

Seu próprio comentário já responde. Se o livro que citou nao tem linguagem simples e você quer algo simples, vai fazer o que? Ficar se lamentando ou pesquisar outros? Isso é normal, eu também nao gosto de autores que complicam muito.

É impressionante, é só ver um título de post imenso que eu já sei quem postou. Que doidera.

4 curtidas

@javaflex,

Por favor, cite o maior número possível de autores que você sabe que complicam muito e que não complicam muito.

Talvez a sua resposta me ajudará muito para encontrar um livro ou outro conteúdo de Lógica de Programação que não complica muito.

Eu peço essa resposta porque talvez é muito conteúdo que se deve pesquisar para saber quais são os conteúdos de Lógica de Programação que não complicam muito, por exemplo, talvez se deve ler muito para saber se complicam muito os livros Lógica de Programação - A construção de Algoritmos e Estruturas de Dados do André Luiz Villar Forbellone e o livro Algoritmos e Estruturas de Dados do Niklaus Wirth.

Deve fazer mais de uma década que nao compro livro, então não faço ideia. É muito conteúdo sim, na minha época eu passava um bom tempo na livraria escolhendo o que me agradasse mais, então se mexe um pouco se realmente estiver interessado.

Pedir indicação de materiais com didática simples não vai funcionar se o que vc quer é não perder tempo procurando, pois o que é simples pro @javaflex pode ser extremamente complexo pra você. Ou seja, tu vai perder tempo do mesmo jeito.

Sobre a qualidade de cursos concordo com os colegas, não crie grandes expectativas, não espere que vão te ensinar tudo, não espere que estejam atualizados, não espere que os ensinamentos estejam de acordo com as boas práticas atuais. O curso pode lhe dar um direcionamento, mas se quiser aprender de verdade, vai ter que estudar por fora.

Meu processo de aprendizado é bem como os caras comentaram. Por exemplo, se quero aprender uma linguagem nova, a primeira coisa que faço é entrar no site oficial dela e ler a documentação meio por cima.

Se eu não entender, procuro por artigos, postagens em blogs em inglês. Se eu continuar não entendendo busco por conteúdo em português. Se não encontrar, busco por vídeos.

Se mesmo assim me restarem dúvidas, eu mudo os termos de pesquisa. Se comecei pesquisando por “como aprender Java em 1 hora”, eu posso acabar pesquisando por “como criar um Hello, World em Java”.

Vc comentou ali em cima:

E eu te pergunto: Como assim “talvez seja muito conteúdo que se deve pesquisar”?

Quer dizer que vc nem começou sua pesquisa?

Acontece que É muito conteúdo que se deve pesquisar pra aprender programação. Acredito que não tem como fugir.

Recomendo que você pesquise por livros sobre o assunto que você quer e leia resenhas sobre ele pra ter uma idéia melhor. Se te interessar, baixe um PDF pirata, não que eu esteja incentivando, mas é que se vc gostar do conteúdo, aí sim vc compra o livro.

E para aprender Lógica, recomendo o conteúdo do canal Curso em Vídeo do Guanabara. Gosto muito da didática dele. Pesquisa nas Playlists do canal dele.

Sei que prefere conteúdo escrito, mas considere testar outras mídias, pois seu leque de possibilidades aumentará. Se o que te incomoda nos vídeos é a lentidão, experimente assisti-los com a velocidade em x1.5 ou x2.

@wldomiciano,

Eu tentei aprender Lógica de Programação estudando o livro Algoritmos e Estruturas de Dados do Guimarães/Lages, mas eu não continuei estudando este livro porque a linguagem desse livro não é simples.

Você me perguntou Como assim “talvez seja muito conteúdo que se deve pesquisar”?

E não é muito conteúdo que se deve pesquisar para saber qual conteúdo de Lógica de Programação ensina em linguagem simples?

Por exemplo, estudar os livros Algoritmos e Estruturas de Dados do Niklaus Wirth, Lógica de Programação - A construção de algoritmos e estruturas de dados do André Luiz Villar Forbellone e não sei quantos outros livros de Lógica de Programação não é perder tempo estudando muito conteúdo que complica muito para ver qual livro ensina em linguagem simples?

@wldomiciano,

Eu testarei outras mídias se também tiverem conteúdo escrito porque eu precisarei ter conteúdo escrito para aprender programar segundo as regras.

Por exemplo, eu precisarei ter conteúdo escrito das regras de declaração de variáveis porque se eu não tiver o conteúdo escrito dessas regras, eu não declararei variáveis segundo as regras da linguagem porque provavelmente eu não conseguirei me lembrar de todas essas regras.

1 curtida

Para terminar o tópico:

O livro Algoritmos e Estruturas de Dados do Guimarães/Lages é usado por professores universitários e até mesmo por professores de curso técnico de informática de nível de 2° grau para ensinar Lógica de Programação?

Eu falo nível querendo dizer se a linguagem da explicação é simples ou não e se os professores de Lógica de Programação sabem realmente ensinar Lógica de Programação.

Cara, não dependa de professores. Ao longo do curso de Ciência da Computação, lidei com alguns dinossauros que me fizeram entender que precisamos desenvolver a capacidade de aprender sozinhos. A internet tem uma porrada de ótimas referências e se brincar você até encontra cursos completos. Deixe pra ir às aulas p tirar dúvidas, se o professor não colaborar.

1 curtida

Exatamente. E faz um tempinho que existe a molezinha da internet de forma popular e com conteúdo muito rico. Pode ser assustador para as novas gerações, mas antigamente tinhamos que levantar do sofá pra ir em uma biblioteca física.

2 curtidas

Contrata uma empresa de pesquisa.

Se o professor for ruim, vai ser ruim independente do material que ele seguir, se for bom não vai se prender a linguagem de um livro.

1 curtida

Existem professores ruins de Lógica de Programação em cursos superiores e cursos técnicos de informática de nível de 2° grau?

Por favor, informem o máximo possível sobre isso, talvez as respostas que eu receber irão evitar que eu fique menos decepcionado quando eu estiver cursando disciplina de Lógica de Programação em curso técnico ou curso superior de informática.

1 curtida

Cara, existe profissional ruim em qualquer área.

3 curtidas

Ao meu ver em todos os seus tópicos, você não quer aprender nada sozinho, sinto muito… mas desse jeito você não vai conseguir ir a lugar algum.

4 curtidas