Como é o nível de explicação dos professores de Lógica de Programação e dos conteúdos de Lógica de Programação que são usados para ensinar Lógica de Programação nas graduações de informática e cursos técnicos de informática de nível de 2° grau?

Será somente o professor ruim, ou o aluno também não se interessa em aprender a aprender?

A didática por parte do professor deveria ser passada por algumas tentativas como indicação de livros, apostilas, reforçar exercícios para fixar o que foi passado, apelar para imagens/slides, tentar usar de analogias/comparações com coisas que são do mundo real tentando adaptá-las com o mundo virtual por exemplo:

“array/vetor, podemos imaginá-lo como um armário cheio de gavetas, onde cada gaveta guarda um tipo de documento (valores) etc…”

ou…

“matriz, seria um quarto cheio de armários…”

Algo nesse sentido, se seu professor não tenta algumas vezes com alternativas diferentes, ele realmente é ruim e deve ser trocado e reclamar com a instituição pode ajudar nesse caso, desde que toda a sala ou a maioria também não entenda nada do que ele passa…

Agora sendo bem sincero, se só vc não entende nada do que ele passa, na boa vc não tem o dom pra coisa, sucesso e bons estudos!

Ah, e quando vc entrar no mercado de trabalho, não espere que sua equipe ou gestor vai pegar em sua mãozinha e te ensinar o beabá da coisa, esforço seu é só seu e uma empresa tem prazos pense nisso, boa sorte!

1 curtida

Pra isso que deseja terá que contratar um bom professor particular.

Antes de tudo em qualquer curso, livro, etc…ninguém vai te ensinar Lógica de Programação, vc vai aprender algoritmo. Segue:
Como usar if…else; Laços de repetição: do…while, while, for…e etc

Lógica de Programação quem vai saber se vc tem ou não é vc mesmo…

1 curtida

A resposta resumida é:

Não há um padrão entre professores de nível técnico e superiores. Vc pode se guiar pela fama da faculdade, mas mesmo assim não há garantias.

Vc pode pegar um professor bom em uma faculdade ruim ou um ruim numa faculdade muito boa.

A dica pra não se decepcionar tanto é: vá preparado para o pior. Vá preparado pra pegar o conteúdo passado em sala de aula, chegar em casa e jogar no Google pra entender e digerir melhor toda a informação.

Outra ponto que considero de extrema importância é que esses cursos não têm exigência de conhecimento mínimo, logo, vc pode ingressar mesmo sem nunca ter tocado num computador.

Porém, se vc entrar com o mínimo de noção sobre lógica de programação e de alguma linguagem de programação, garanto que vc vai evitar muitas dores de cabeça, vai conseguir acompanhar melhor o curso e, de quebra, terá o mínimo de condição de identificar se o curso/professor está sendo bom ou não. O legal é que vc terá condições de elaborar perguntas melhores, ou melhor, vc vai saber o que perguntar e vai conseguir tirar maior proveito das aulas.

Com isso em mente recomendo que você aproveite este tempo em que não está no curso ainda e estude sozinho. Se for começar ano que vem, terá ainda quase 3 meses pra estudar e chegar no seu curso não tão perdido.

Faz o seguinte, começa por essa playlist:

É o curso de Lógica de programação do professor Guanabara, do Curso em Vídeo, que citei na outra resposta. Gosto muito da didática dele.

Assiste com calma, tenha paciência e, se tiver dúvidas, posta no fórum pra ver se alguém consegue ajudar a clarear melhor a informação pra vc.

1 curtida

@wldomiciano,

Eu acredito que se deve ir preparado para o pior, por exemplo, por favor, vejam a qualidade do seguinte curso básico de Lógica de Programação da Unicamp, este curso é do ano 2000, eu não sei se a Unicamp era a melhor ou uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil naquela época, mas este curso é tão ruim que não tem exemplo de declaração de variáveis, não ensina usar os comandos de entrada e saída que são os comandos leia e escreva, não ensina sobre vetores e matrizes, mas ensina sobre Arquivos de Dados, Conceitos Básicos, Abertura de Arquivos, Fechamento de Arquivos, Leitura de Arquivos, Movimentação de registros, Gravação de Arquivos, Macro Fluxo, Relatórios, Características do Formulário, Controle de linhas e salto de páginas, Impressão de Cabeçalho e Estética de Página e Simbologia: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.dcc.ufla.br/~monserrat/download/logica.pdf&ved=2ahUKEwivxPL4yu3dAhXMG5AKHXN2DnoQFjACegQICBAB&usg=AOvVaw1kSUBa1vL15W51W_wMGOjM

Outro motivo que eu acredito que se deve ir preparado para o pior é que o Prefácio do livro Algoritmos e Programação - Teoria e Prática do Rodrigo César, Marco Medina e Cristina Fertig, as disciplinas de algoritmos e programação tendem a criar os maiores traumas nos alunos iniciantes tornando-se até mesmo co-responsáveis pelos altos índices de desistência que ocorrem nos primeiros anos dos cursos superiores dessa área.

Este livro é do ano de 2005: https://kupdf.net/downloadFile/58d7207adc0d60e805c346c9

@wldomiciano,

Eu repito o que eu falei:

Eu testarei outras mídias se também tiverem conteúdo escrito porque eu precisarei ter conteúdo escrito para aprender programar segundo as regras.

Por exemplo, eu precisarei ter conteúdo escrito das regras de declaração de variáveis porque se eu não tiver o conteúdo escrito dessas regras, eu não declararei variáveis segundo as regras da linguagem porque provavelmente eu não conseguirei me lembrar de todas essas regras.

Você poderia ir fazendo anotações enquanto assiste ao vídeo. Assiste uma vez pra pegar a idéia. Assiste outra vez pra fazer anotações. Assiste novamente caso ache necessário.

1 curtida

@wldomiciano,

Você me aconselha ir fazendo anotações enquanto eu assistir ao vídeo?

Eu sugiro que você leia o seguinte conteúdo de tipos de dados inteiros e reais da linguagem Pascal da apostila de técnicas de programação e linguagem Pascal: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.cos.ufrj.br/~sergio/ApostilaPascal.pdf&ved=2ahUKEwjWvKSEhe7dAhUCFZAKHSJUBAsQFjAAegQIBBAB&usg=AOvVaw2xefalDcAp6QTaME2Of59U

"3.4 Tipos de Dados

Os dados são representados pelas informações a serem processadas por um computado. Um tipo de dados especifica as características, ou seja os valores e operações possíveis de serem utilizados com um dado desse tipo. Toda variável e constante usada em um programa tem um tipo associado a ela. A linguagem Pascal
fornece ao programador um conjunto de tipos de dados predefinidos.

3.4.1 Tipos de Dados Inteiros

São caracterizados tipos inteiros, os dados numéricos positivos ou negativos, excluindo-se qualquer número fracionário. Em Pascal, este tipo de dado pode ser referenciado por um dos seguintes identificadores:

Tipo de dado inteiro Faixa de abrangência Tamanho(bytes )
shortint de –128 até 127 1 byte
integer de –32.768 a 32.767 2 bytes
longint de –2.147.483.648 a 2.147.483.647 4 bytes
byte de 0 até 255 1 byte
word de 0 até 65535 2 bytes

Vejamos um exemplo:
var
NumAlunos : integer;
Cont,cont1 : integer;

3.4.2 Tipos de Dados Reais

O tipo de dado real permite trabalhar com números fracionários, tanto positivos como negativos, sendo sua capacidade de armazenamento maior que dos números
inteiros. Vejamos os tipos:

Tipo de dado real Faixa de abrangência Tamanho(bytes )
real de 2.9 e-39 até 1.7 e38 6 bytes
single de 1.5 e-45 até 3.4 e38 4 bytes
double de 5.0 e-324 até 1.7e308 8 bytes
extended de 3.4 e-4.932 até 1.1 e4.932 10 bytes
comp de –9.2 e18 até 9.2 e18 8 bytes

Vejamos um exemplo:
var
Nota : real;
Salario, media : real;"

Oh, eu não quero nem imaginar o sofrimento que eu sentirei se eu tentar aprender algoritmos e estruturas de dados para implementar em Pascal e C, eu falo Pascal e C porque o livro Algoritmos e Programação Teoria e Prática do Rodrigo César, Marco Medina e Cristina Fertig inclui exemplos de programas em Pascal e C.

O @peczenyj me chamou de fera por causa da minha seguinte mensagem que ele citou:

“Talvez eu não aprenderei Lógica de Programação por causa do nível de explicação de…”

Oh, o que o @peczenyj pensa sobre mim por causa das outras mensagens que eu coloquei neste tópico, incluindo esta mensagem?

Aí vc vai ter que abstrair.

Já sabemos que pra declarar variáveis fazemos assim:

var
<nome-da-variavel> : <tipo-da-variavel> ;

Usamos integer pra números inteiros (1, 2, 3…) e real pra números com virgula (2.5, 1/2…).

Fora essa informação, vc pode levar consigo uma foto (ou xerox mesmo) apenas das partes relevantes. Tipo essa:

real     de  2.9 e-39    até 1.7 e38     6 bytes
single   de  1.5 e-45    até 3.4 e38     4 bytes
double   de  5.0 e-324   até 1.7e308     8 bytes
extended de  3.4 e-4.932 até 1.1 e4.932 10 bytes
comp     de –9.2 e18     até 9.2 e18     8 bytes
1 curtida

Todos,

A qualidade do curso básico de Lógica de Programação da Unicamp que eu citei acima é muito ruim porque não tem exemplo de declaração de variáveis, não ensina usar os comandos de entrada e saída que são os comandos leia e escreva, não ensina sobre vetores e matrizes, mas ensina sobre Arquivos de Dados e outros assuntos ou eu estou errado porque eu acho que este curso da Unicamp é muito ruim por causa dos motivos que eu citei acima?

Esse cara tá tirando onda, não é possível

1 curtida

Você mesmo postou que tem exemplo:

Na verdade eu suspeito desde que o começo que esse cara tá zuando, deve ser o mesmo dono do perfil do do KaninDragon … Mas como eu sou viciado em fórum eu fico dando pano pra manga …

1 curtida

@javaflex,

Você entendeu errado o que eu falei.

Se você ler o que eu postei sobre um curso básico de Lógica de Programação da Unicamp você verá que o link desse curso que eu citei é esse: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.dcc.ufla.br/~monserrat/download/logica.pdf&ved=2ahUKEwivxPL4yu3dAhXMG5AKHXN2DnoQFjACegQICBAB&usg=AOvVaw1kSUBa1vL15W51W_wMGOjM

@javaflex,

Se você ler o que eu escrevi acima, você verá que esse exemplo que você citou não é do curso básico de Lógica de Programação da Unicamp que eu citei, você verá que é da seguinte apostila de técnicas de programação e linguagem Pascal que eu citei: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.cos.ufrj.br/~sergio/ApostilaPascal.pdf&ved=2ahUKEwjWvKSEhe7dAhUCFZAKHSJUBAsQFjAAegQIBBAB&usg=AOvVaw2xefalDcAp6QTaME2Of59U

Deus do céu, cara. É tão difícil só estudar lógica?

Se o seu intuito é aprender lógica de programação, você pode estudar pelo link que te passei.

Você irá aprender mais rápido do que nesses cursos que você cita…

O cara complica tudo kkk

Imagina ser professor dele :joy:

pelo amor de deus!
senta a bunda na cadeira - vai na barra de pesquisa do youtube e digita : “playlist linguagem de programação” e pronto! ou quer que a gente faça a pesquisa para você?!

Você me aconselha aprender através de vídeos do youtube?

Eu falo para você o que eu falei para o @wldomiciano.

Eu sugiro que você leia o seguinte conteúdo de tipos de dados inteiros e reais da linguagem Pascal da apostila de técnicas de programação e linguagem Pascal: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.cos.ufrj.br/~sergio/ApostilaPascal.pdf&ved=2ahUKEwjWvKSEhe7dAhUCFZAKHSJUBAsQFjAAegQIBBAB&usg=AOvVaw2xefalDcAp6QTaME2Of59U2

"3.4 Tipos de Dados

Os dados são representados pelas informações a serem processadas por um computado. Um tipo de dados especifica as características, ou seja os valores e operações possíveis de serem utilizados com um dado desse tipo. Toda variável e constante usada em um programa tem um tipo associado a ela. A linguagem Pascal
fornece ao programador um conjunto de tipos de dados predefinidos.

3.4.1 Tipos de Dados Inteiros

São caracterizados tipos inteiros, os dados numéricos positivos ou negativos, excluindo-se qualquer número fracionário. Em Pascal, este tipo de dado pode ser referenciado por um dos seguintes identificadores:

Tipo de dado inteiro Faixa de abrangência Tamanho(bytes )
shortint de –128 até 127 1 byte
integer de –32.768 a 32.767 2 bytes
longint de –2.147.483.648 a 2.147.483.647 4 bytes
byte de 0 até 255 1 byte
word de 0 até 65535 2 bytes

Vejamos um exemplo:
var
NumAlunos : integer;
Cont,cont1 : integer;

3.4.2 Tipos de Dados Reais

O tipo de dado real permite trabalhar com números fracionários, tanto positivos como negativos, sendo sua capacidade de armazenamento maior que dos números
inteiros. Vejamos os tipos:

Tipo de dado real Faixa de abrangência Tamanho(bytes )
real de 2.9 e-39 até 1.7 e38 6 bytes
single de 1.5 e-45 até 3.4 e38 4 bytes
double de 5.0 e-324 até 1.7e308 8 bytes
extended de 3.4 e-4.932 até 1.1 e4.932 10 bytes
comp de –9.2 e18 até 9.2 e18 8 bytes

Vejamos um exemplo:
var
Nota : real;
Salario, media : real;"

Oh, eu não quero nem imaginar o sofrimento que eu sentirei se eu tentar aprender algoritmos e estruturas de dados através de vídeos para implementar em Pascal e C, eu falo Pascal e C porque o livro Algoritmos e Programação Teoria e Prática do Rodrigo César, Marco Medina e Cristina Fertig inclui exemplos de programas em Pascal e C.

Vamos lá, cara.

Você quer aprender lógica de programação, certo?

Você quer um conteúdo de qualidade, por que seu medo é não aprender direito, é isso?

Toma aqui. Desenvolvido por profissionais para quem quer entender tudo de lógica.

PS: Se você tivesse gastado todo o tempo que tá aqui indeciso estudando, talvez você já tivesse dominado alguma linguagem.

2 curtidas

esse tópico me parece troll, provavelmente é a mesma pessoa que foi bloqueada/excluída.

Como foi passado por N colegas aqui sobre links de conteúdo , a pessoa não se deu por satisfeito.

No meu ponto de vista, o cara só esta fazendo a gente perder tempo respondendo um tópico que não esta agregando nada a ninguém .