Como é o seu ambiente Scala?

10 respostas
Grinvon

Estou querendo muito aprender a desenvolver em Scala, achei a linguage empolgando e é de fato algo novo e que pode ser bastante útil, já que muitos projetos como o play framework está dando suporte a ela.

Achei um plugin para o Netbeans 6.9, mas sinceramente, achei o plugin muito ruim (gosto muito do Netbeans), muitos bugs e erros toscos, portanto queria saber qual IDE e quais ferramentas/plugins estão usando para desenvolvimento em Scala. Obrigado!

10 Respostas

otaviojava

A verdade é que eu não achei nenhuma ide boa não somente para scala, mas para a maioria das linguagens dinâmicas.
Tanto o eclipse como netbeans não tem bons plugins para isso.

dev.rafael

Particularmente a minha IDE favorita é a IntelliJ IDEA. A versão community não permite o uso de plugins JEE mas com o Play! Framework você não vai precisar de qualquer forma. Infelizmente o plugin de scala não está reconhecendo package objects corrémente e isso pode ser um inconveniente para quem trabalha com o Play. Eu não sei como anda a Scala IDE (plugin para Eclipse) mas eu continuo esperando pelas correções no plugin da IntelliJ.

fredferrao

O primeiro que testei foi do Netbeans, bom, nao gostei, ai fui pro Eclipse que dizem ser a “oficial”, apoiada pelos caras, tambem não rolou, e por ultimo Intellij Community, bom, dentre as 3 grandes IDE’s, a intellij foi sem dúvida a que achei melhor, e dizem que a versão 10 com plugin Scala esta muito boa!!

MAS, seguindo o conselho de muitos scala masters, tipo o criador do Lift Framework, pelo menos nesta parte de estudos e etc, meu ambiente é o seguinte(Linux): Emacs + Ensime + sbt. Este trio é perfeito, e acreditem muita gente do mundo scala usa ele.

O Ensime+Emacs faz quase tudo que uma grande IDE faz, error highlight, autocomplete, go to doc, go to implementation, compile on save, organize imports(nao completo), debug e tals.

Pra quem esta acostumado as grandes IDE’s, pode realmente sentir o bak, mas para Scala estou achando ideal. Pode parecer IDE de NERD, tipo aqueles caras que nao conseguem largar o VI/VIM, mas como vi muita usando, comecei a usar e gostei, principalmente na fase de estudos, que me força a digitar mais :smiley: !! De resto o SBT(Simple Build Tool) faz o trabalho de compilar tambem, deploy, rodar servidor, etc, a la maven.

O interessante do Ensime é que ele é um server, e pode ser integrado a outras ide que não o Emacs, tanto que ja existem integrações com VI ou VIM nao sei, e JEdit, seria legal uma para Netbeans.

A
Grinvon

Achei o do netbeans muito ruim, o suporte fraco, duplicando código desnecessariamente (criando por exemplo, chaves duplicadas). Então descartei.

Obrigado pessoal pelas dicas. Vou continuar procurando as IDE´s…

rafael, eu curtia muito IntelliJ IDEA, em 2005-2006 era minha IDE favorita, mas fiquei fora dela, portanto para me acostumar novamente fica complicado, mas eu soube que o plugin dela do Scala é um dos melhores, porém a community editon capenga que é não suporta.

fred, verei se faço a combinação com o emacs windows O.o, e testar tudo isso, já que não tenho uma distro de linux aqui.

andre, valeu pela dica, vou tentar me inscrever no curso.

A

O IntelliJ dizem que eh a melhor mesmo. O eclipse ainda é bem fraco… Mas tenho usado ele para fazer as coisas. Para build tenho usado o gradle mas, para scala, acho que o mais jogo é o SBT mesmo.

M

Emacs + SLIME para clojure. Realmente não tem nada melhor que não depender de IDEs.

A única que ainda uso sem ter convulsoes é o Xcode para desenvolvimento Mac.

Jairo_Junior1

O emacs é extremamente produtivo. Se ainda não usa, vale a pena aprender.

fredferrao

Setting up a Scala development environment based on Emacs, SBT & Ensime http://bit.ly/fqsyqO

felipekamakura

Eu também testei as três grandes IDEs, e o IntelliJ é a que está melhor mesmo. O Eclipse está andando a passos lentos, o que é triste porque eu uso Eclipse todos os dias no trabalho, e já estou acostumado.
Mas o IntelliJ com o Keymap de Eclipse está bem razoável, tem code completion, organize imports, navegação pelas classes.

Um alerta para quem usa Windows, parece que o SBT não funciona muito bem em ambiente Windows, tem uns bugs bizarros, e ele não consegue encontrar umas classes.

(Merchan hehe) Esses dias eu escrevi um post para ajudar a galera a usar SBT com JRebel, quem se interessar ficaria honrado com a visita: http://kamaondev.wordpress.com/2011/02/07/como-usar-o-sbt-simple-build-tool-com-jrebel/

Abs!

Criado 17 de janeiro de 2011
Ultima resposta 14 de fev. de 2011
Respostas 10
Participantes 9