O primeiro que testei foi do Netbeans, bom, nao gostei, ai fui pro Eclipse que dizem ser a “oficial”, apoiada pelos caras, tambem não rolou, e por ultimo Intellij Community, bom, dentre as 3 grandes IDE’s, a intellij foi sem dúvida a que achei melhor, e dizem que a versão 10 com plugin Scala esta muito boa!!
MAS, seguindo o conselho de muitos scala masters, tipo o criador do Lift Framework, pelo menos nesta parte de estudos e etc, meu ambiente é o seguinte(Linux): Emacs + Ensime + sbt. Este trio é perfeito, e acreditem muita gente do mundo scala usa ele.
O Ensime+Emacs faz quase tudo que uma grande IDE faz, error highlight, autocomplete, go to doc, go to implementation, compile on save, organize imports(nao completo), debug e tals.
Pra quem esta acostumado as grandes IDE’s, pode realmente sentir o bak, mas para Scala estou achando ideal. Pode parecer IDE de NERD, tipo aqueles caras que nao conseguem largar o VI/VIM, mas como vi muita usando, comecei a usar e gostei, principalmente na fase de estudos, que me força a digitar mais
!! De resto o SBT(Simple Build Tool) faz o trabalho de compilar tambem, deploy, rodar servidor, etc, a la maven.
O interessante do Ensime é que ele é um server, e pode ser integrado a outras ide que não o Emacs, tanto que ja existem integrações com VI ou VIM nao sei, e JEdit, seria legal uma para Netbeans.