Como e por onde começar

Boa tarde pessoal!

Primeiramente gostaria de me apresentar: sou Philipe Alves, analisa desenvolvedor júnior de uma pequena empresa no interior de Minas Gerais :smiley:

No ano que vem estarei no meu último ano de faculdade e pretendo elaborar meu TCC utilizando a linguagem Java, que já me é familiar. Já fiz alguns pequenos sisteminhas em Java para desktop, mas pretendo “cair mantando” em Java para web e gostaria de saber por onde começar e o que usar!

Qual framework usar? Struts? WW? :roll:

Alguém me dê uma luz!!

Desde já agradeço a atenção de todos e uma boa semana!

Dê uma lida nas apostilas da Caelum, com certeza elas te ajudarão.

Minha recomendação é utilizar JSF, hibernate, e algum componente para ajudar com as interfaces, como ICEFaces ou RichFaces.

Espero ter ajudado

JPA 2.0 na integração de dados
EJB 3.0 depende muito do sistema
JSF 2.0 + PrimeFaces na camada de aprensentação

Show hein galera!! Aqui no fórum a gente eh respondido rápido mesmo!!
rsrs

Tipo, eu sei que todo mundo que faz registro aqui faz essa pergunta… Mas enquanto não eh com a gente, não sussegamos né!

Agradeço a atenção dos amigos… Mas Podemos fazer um apanhado geral do que cada um faz?!
Vejo pra baixo e pra cima Hibernate, Struts, Spring, WW, etc… Mas quando usar um e quando usar outro??
Tem alguma “regra” pra isso??

Kara se vai teque estudar, da uma lida na apostila da caelum que nossoa amigo informou.

Vou te dar uma visão geral

Integração , Persistencia , tem varios nomes, esses nomes se refere quando você vai acessar banco de dados. ou gravar,alterar, deletar etc

Em java se usa o JDBC para fazer isto, porem usar JDBC é muito massante, hoje em dia não é muito indicado.
Temos o JPA(hibernate) que É um framework que faz basicamente o que o JDBC faz, porem melhor e mais voltado para OO, alem de estar na especificação da Sun/Oracle.

EJB é algo mais dificil de explicar

“EJB ou Enterprise JavaBeans é um dos principais componentes da plataforma J2EE (Java 2 Enterprise Edition). É um componente do tipo servidor que executa no container do servidor de aplicação. …”

Se usa para grande sistemas , acho que de inicio não se preocupe com isso.

JSF + Prime Faces ou Rich Faces ou IceFaces etc, recomendo fortemente o PrimeFaces para versão 2.0 do JSF

Este framework é usado na camada de apresentação da sua aplicação , em java Desktop se usa o Swing para isto, ja na Web você pode usar HTML ou usa JSF que é mais simples e mais voltado para OO

Bom isto é bem no geral mesmo, comece a estudar JPA e JSF, com esses dois framework você consegui desenvolver um sistema show.

enquanto aos outros framework Struts (Hoje em dia não é muito usado), Spring (você pode usar ele no lugar do JSF, ou até integrar eles)

É isso ai abraços

Nossa… Foi a resposta que eu queria ouvir!!
Tinha muitas dúvidas acerca dos frameworks… Muitas delas já foram sanadas!!
Valeu ae amigo, agora eh cair matando nas apostilas!!

As que tenho são um pouco antigas… Mas pra atualizar num custa nada!!

Qualquer dúvida, estarei de volta!!

Um grande abraço,

Philipe Alves"