Como é que crianças sem faculdade aprenderam desenvolvimento de software?

Eu copiei a seguinte citação do tópico “É verdade que muita “faculdade” na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho?”.

[quote=Luiz Augusto Prado]
Pessoal,

Só o dono sabe onde o sapato aperta. Cada um tem suas vantagens e deficiências.
Daqui alguns anos vão ta definindo o que uma criança vai ser quando crescer e se quando adulta, e se ela não conseguir vão falar que é porque ela é incompetente… Sabe quantos anos os maiores especialistas do mundo tão falando que o sistema educacional é uma merda? E não é por causa do conteúdo das disciplinas ou da competência dos alunos e professores. É por causa da forma generalista que é imposta. Querem socar goela abaixo seu ritmo de produção e o tipo de conhecimento que vc deve ter sem levar em consideração as condições em que ela vive, trabalha, estuda, come… Tá certo isso? Pra quem tá em posição privilegiada é bem fácil criticar qualquer um. E sabemos que quem faz isso faz com o único objetivo. Subir pisando sobre os outros. Lustrar medalhas.

Me digam, o que os melhores alunos de uma faculdade sentiriam se tivesse seus sistema hackeados por um menino de 14 anos? É incompetência do mané que precisou da faculdade pra ainda assim fazer merda ou seria a criança que seria tão boa que não precisou de faculdade pra fazer o que fez? Mexe com os brios não é? Pq quando isso acontece… coitado do diplomado que tinha obrigação de “ser” melhor. Acham que a criança chegou no conhecimento sozinha e sem ter uma vida com o mínimo de recursos?
Essas crianças, sem faculdade, aparecem todos os dias:
http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/menino-brasileiro-de-12-anos-cria-aplicativo-para-calcular-notas-escolares-e-faz-sucesso-na-internet/
http://www.reavendonoticiaesports.com/2013/03/garoto-de-17-anos-vende-aplicativo-para.html


Se o carinha tiver uma boa base e boas companhias, o céu é o limite. [/quote]

Como aprender desenvolvimento de software sem faculdade assim como crianças aprenderam desenvolvimento de software sem faculdade?
Pergunto isso para tentar aprender desenvolver software sem faculdade assim aprenderam as crianças que são citadas acima?

[quote=Luiz Augusto Prado]
Se o carinha tiver uma boa base e boas companhias, o céu é o limite. [/quote]

Qual é essa boa base e quem são essas boas companhias?
Como conseguir essa boa base e essas boas companhias?

Acho que mais ou menos como esta mocinha aqui:

[quote=assembler]Eu copiei a seguinte citação do tópico “É verdade que muita “faculdade” na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho?”.

[quote=Luiz Augusto Prado]
Pessoal,

Só o dono sabe onde o sapato aperta. Cada um tem suas vantagens e deficiências.
Daqui alguns anos vão ta definindo o que uma criança vai ser quando crescer e se quando adulta, e se ela não conseguir vão falar que é porque ela é incompetente… Sabe quantos anos os maiores especialistas do mundo tão falando que o sistema educacional é uma merda? E não é por causa do conteúdo das disciplinas ou da competência dos alunos e professores. É por causa da forma generalista que é imposta. Querem socar goela abaixo seu ritmo de produção e o tipo de conhecimento que vc deve ter sem levar em consideração as condições em que ela vive, trabalha, estuda, come… Tá certo isso? Pra quem tá em posição privilegiada é bem fácil criticar qualquer um. E sabemos que quem faz isso faz com o único objetivo. Subir pisando sobre os outros. Lustrar medalhas.

Me digam, o que os melhores alunos de uma faculdade sentiriam se tivesse seus sistema hackeados por um menino de 14 anos? É incompetência do mané que precisou da faculdade pra ainda assim fazer merda ou seria a criança que seria tão boa que não precisou de faculdade pra fazer o que fez? Mexe com os brios não é? Pq quando isso acontece… coitado do diplomado que tinha obrigação de “ser” melhor. Acham que a criança chegou no conhecimento sozinha e sem ter uma vida com o mínimo de recursos?
Essas crianças, sem faculdade, aparecem todos os dias:
http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/menino-brasileiro-de-12-anos-cria-aplicativo-para-calcular-notas-escolares-e-faz-sucesso-na-internet/
http://www.reavendonoticiaesports.com/2013/03/garoto-de-17-anos-vende-aplicativo-para.html


Se o carinha tiver uma boa base e boas companhias, o céu é o limite. [/quote]

Como aprender desenvolvimento de software sem faculdade assim como crianças aprenderam desenvolvimento de software sem faculdade?
Pergunto isso para tentar aprender desenvolver software sem faculdade assim aprenderam as crianças que são citadas acima?

Antes das faculdades, havia conhecimento empírico. Até mesmo ciências mais novas, como o desenvolvimento e análise de sistemas, não nasceram dentro do meio acadêmico.
A medicina é uma ciência milenar. E só há alguns séculos passou a figurar nas faculdades e universidades pelo mundo. Odontologia idem. Engenharia civil, também.
Como é que estas ciências chegaram lá? Algumas pessoas inventaram, outros foram seguindo com os estudos e, a partir do método científico, voilà.
É plenamente possível e plausível que lendo livros, pesquisando na internet, vendo vídeo aulas no youtube e outros lugares você consiga programar.
Lembro que as primeiras coisas que fiz em html e javascript foram antes de pensar cursar a faculdade.
Os livros estão aí, os bons autores também.

Em contrapartida, temos que tirar este estigma de que faculdade só serve para isto. O menino de 12 anos pode derrubar um site feito por ti, mas ele tem a eloquência e as experiências que você vivenciou na faculdade? SQL Injection se aprende rapidinho, mas argumentar com base em diferentes pontos de vista, sobre o que vários autores renomados escreveram, pode ser algo que ele nunca fará. Bem ou mal, os anos na faculdade/universidade te dão uma visão mais abrangente das coisas (salvo se você se recusar a ver). Você começa a entender o funcionamento do mundo e do mercado de um modo diferente.
Nesta perspectiva, eu não teria problema algum em contratar alguém sem graduação. Mas, exigiria que ele soubesse tudo o que os demais candidatos, com graduação e, eventualmente, pós sabem. E, com certeza, esta pessoa será muito mais cobrada, inevitavelmente. Será que ela será capaz de suportar a pressão? A mesma pressão de ter 10 trabalhos para entregar naquela semana, estudar para 5 provas, trabalhar e não poder faltar nenhuma aula, pois está pendurado por faltas?

Cara, vou falar por experiencia propria.
Atualmente ensino um garoto de 13 anos, na verdade não ensino nada, vou dando um caminho pra ele seguir, pois o garoto é um verdadeiro gênio, faz jogos para android, programa em mais de uma linguagem, etc. Ele começou a aprender programar faz uns 8 meses e ja faz coisas que demorei anos pra fazer.
Sem querer tirar o mérito dele, pois ele realmente é diferenciado, mas o fato dele conseguir fazer tanta coisa em tão pouco tempo e o mundo como vivemos, e não digo isso por ter pessoas que o pressionam a fazer eh pelo fato da insegurança que vivemos e a falta de atenção dos pais.
Quando tinha 7~8 anos, faz tempo rss, eu so queria ficar na rua, ficava o dia todo com fome mas não voltava pra casa nem pra comer, agora como q vc deixa uma criança na rua o dia todo, com tanta violencia e maldade, não dá.
Voltando ao garoto que falei, ele passa 14 horas por dia programando, o cerebro de uma criança é como uma esponja absorve tudo que ve e não cansa, os pais não tem tempo pra brincar com ele o resultado são essas coisas que vc mostrou.
Faz anos que não vejo criança brincando de carrrinho de rolema, betis, corda, etc. So ficam no pc e game, não vivem como crianças mais.
Se isso te confortar eu prefiro ser um adulto ultrapassado por crianças do que ser um adulto sem ser ter sido criança.

[]'s

Por que criou um novo tópico, se o assunto era o mesmo?

Eu adoraria que todos os meus alunos da faculdade fossem gênios da informática desde cedo.
Mas não se pode nivelar pela exceção (uma mania que tem sido frequente aqui no GUJ).

[quote=mauricioadl]Cara, vou falar por experiencia propria.
Atualmente ensino um garoto de 13 anos, na verdade não ensino nada, vou dando um caminho pra ele seguir, pois o garoto é um verdadeiro gênio, faz jogos para android, programa em mais de uma linguagem, etc. Ele começou a aprender programar faz uns 8 meses e ja faz coisas que demorei anos pra fazer.
Sem querer tirar o mérito dele, pois ele realmente é diferenciado, mas o fato dele conseguir fazer tanta coisa em tão pouco tempo e o mundo como vivemos, e não digo isso por ter pessoas que o pressionam a fazer eh pelo fato da insegurança que vivemos e a falta de atenção dos pais.
Quando tinha 7~8 anos, faz tempo rss, eu so queria ficar na rua, ficava o dia todo com fome mas não voltava pra casa nem pra comer, agora como q vc deixa uma criança na rua o dia todo, com tanta violencia e maldade, não dá.
Voltando ao garoto que falei, ele passa 14 horas por dia programando, o cerebro de uma criança é como uma esponja absorve tudo que ve e não cansa, os pais não tem tempo pra brincar com ele o resultado são essas coisas que vc mostrou.
Faz anos que não vejo criança brincando de carrrinho de rolema, betis, corda, etc. So ficam no pc e game, não vivem como crianças mais.
Se isso te confortar eu prefiro ser um adulto ultrapassado por crianças do que ser um adulto sem ser ter sido criança.

[]'s[/quote]
Acho que a questão é mais ligada à teoria da evolução que referente à violência.
Cada geração é mais inteligente, capaz e adaptada que a anterior. É um processo que demora milhares de anos, mas lentamente estamos caminhando para seres com cérebros gigantes, olhos grandes, braços longos e uma musculatura mais suave. Cada vez mais o uso da força é desnecessário.
Meu filho tem oito anos. Se eu começar a ensiná-lo a programar, tenho certeza que aos doze ele será melhor que eu (considerando que eu trabalho com java há quatro anos).
É natural. Como você disse, o cérebro de uma criança é uma esponja. O que você ensinar a ela vai ser absorvido, seja bom ou ruim.

[quote=drsmachado]Em contrapartida, temos que tirar este estigma de que faculdade só serve para isto. O menino de 12 anos pode derrubar um site feito por ti, mas ele tem a eloquência e as experiências que você vivenciou na faculdade? SQL Injection se aprende rapidinho, mas argumentar com base em diferentes pontos de vista, sobre o que vários autores renomados escreveram, pode ser algo que ele nunca fará. Bem ou mal, os anos na faculdade/universidade te dão uma visão mais abrangente das coisas (salvo se você se recusar a ver). Você começa a entender o funcionamento do mundo e do mercado de um modo diferente.
Nesta perspectiva, eu não teria problema algum em contratar alguém sem graduação. Mas, exigiria que ele soubesse tudo o que os demais candidatos, com graduação e, eventualmente, pós sabem. E, com certeza, esta pessoa será muito mais cobrada, inevitavelmente. Será que ela será capaz de suportar a pressão? A mesma pressão de ter 10 trabalhos para entregar naquela semana, estudar para 5 provas, trabalhar e não poder faltar nenhuma aula, pois está pendurado por faltas?[/quote]

+1

Acho que o problema é maior.
Bill Gates, Steve Jobs, Linus Torvalds, Andrew S. Tanenbaum… Só para citar alguns…
É comum para as áreas da TI usar as exceções como parâmetro.
Não podemos basear as coisas pelos que possuem mais dificuldade, senão atrasamos tudo e, por outro lado, não podemos basear pelos que são acima da média. Aliás, média é a palavra de ordem.

Exatamente.

[quote=ViniGodoy]Por que criou um novo tópico, se o assunto era o mesmo?

Eu adoraria que todos os meus alunos da faculdade fossem gênios da informática desde cedo.
Mas não se pode nivelar pela exceção (uma mania que tem sido frequente aqui no GUJ).
[/quote]

você realmente acredita que existem gênios ?

tipo, a pessoa nasce com uma capacidade mental bem acima do comum, ou a pessoa com exagerado estudo conquista o simbolo de gênio ?

[quote=drsmachado][quote=ViniGodoy]
Mas não se pode nivelar pela exceção (uma mania que tem sido frequente aqui no GUJ).
[/quote]
Acho que o problema é maior.
Bill Gates, Steve Jobs, Linus Torvalds, Andrew S. Tanenbaum… Só para citar alguns…
É comum para as áreas da TI usar as exceções como parâmetro.
Não podemos basear as coisas pelos que possuem mais dificuldade, senão atrasamos tudo e, por outro lado, não podemos basear pelos que são acima da média. Aliás, média é a palavra de ordem.
[/quote]

em se tratando de média, em uma sala de aula, você acha justo nivelar a turma, isso funciona ?

[quote=drsmachado]
Acho que a questão é mais ligada à teoria da evolução que referente à violência.
Cada geração é mais inteligente, capaz e adaptada que a anterior. É um processo que demora milhares de anos, mas lentamente estamos caminhando para seres com cérebros gigantes, olhos grandes, braços longos e uma musculatura mais suave. Cada vez mais o uso da força é desnecessário.
Meu filho tem oito anos. Se eu começar a ensiná-lo a programar, tenho certeza que aos doze ele será melhor que eu (considerando que eu trabalho com java há quatro anos).
É natural. Como você disse, o cérebro de uma criança é uma esponja. O que você ensinar a ela vai ser absorvido, seja bom ou ruim.[/quote]

Tambem gosto de acreditar nessa teoria da evolução, mas se vc pegar uma criança a 40 anos atras e tirar todos os brinquedos dele, adicionar informação ilimitada (internet) e nenhum pai carrancudo que vai falar que o computador vai cegar ele, com muita certeza ele será um Ser tecnicamente superior.

Acredito sim. Se as pessoas tem forças físicas diferentes, hormônios diferentes, características diferentes, por que não podem ter capacidades mentais diferentes?
Aliás, superdotação não é algo inventado, é comprovado cientificamente. Há núcleos de estudo e pedagógicos só para estudar superdotados.
Algumas pessoas sofrem por serem muito mais inteligentes do que a média.

E já se sabe que um gênio pode ser um expoente em apenas um tipo de área.

O que acho é que ninguém nasce sabendo. E que uma pessoa estudada pode superar alguém que nasça com a aptidão, mas não estude.
Entretanto… se você une o cara que tem a capacidade ao estudo, ninguém segura…

É o que a pedagogia e a andragogia recomendam, em se tratando de ensino tradicional.

Entretanto, a tecnologia hoje tem possibilitado tratar indivíduos separadamente, algo que não era possível antigamente. Por exemplo, a escola “The School of One” já possui um modelo de sala de aula em que a criança pode evoluir sozinha, de acordo com a área do conhecimento, e não ser segurada pelo resto da turma. Ela desconstrói o conceito de “série”.

O cara do Khan Academy também propõe um modelo conhecido como “Reversed Classroom”, onde o aluno estudaria por conta em casa, e o professor teria apenas a função de organizar atividades e grupos em sala de aula. Esse conceito não é novo, exceto pela introdução dos vídeos, é mais ou menos o que se faz na escola da Ponte, em portugal.

O problema com técnicas de ensino mais arrojadas é que o preço que se paga por testa-las é muito alto - o que torna os pais um tanto conservadores em adota-las. Você até pode achar interessante, mas teria coragem de colocar o futuro do seu filho em jogo para testar essa suposição?

Acredito sim. Se as pessoas tem forças físicas diferentes, hormônios diferentes, características diferentes, por que não podem ter capacidades mentais diferentes?
Aliás, superdotação não é algo inventado, é comprovado cientificamente. Há núcleos de estudo e pedagógicos só para estudar superdotados.
Algumas pessoas sofrem por serem muito mais inteligentes do que a média.

E já se sabe que um gênio pode ser um expoente em apenas um tipo de área.

O que acho é que ninguém nasce sabendo. E que uma pessoa estudada pode superar alguém que nasça com a aptidão, mas não estude.
Entretanto… se você une o cara que tem a capacidade ao estudo, ninguém segura…[/quote]

interessante sua linha de raciocinio, conheci muitas pessoas na infância, fundo de sala, baderneiros, que eram extremamente inteligentes e expertos, mas odiavam estudar. acho que o Brasil, não sabe lidar com pessoas superdotadas, alias, não sabem nem identificar.

[quote=assembler]Eu copiei a seguinte citação do tópico “É verdade que muita “faculdade” na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho?”.

[quote=Luiz Augusto Prado]
Pessoal,

Só o dono sabe onde o sapato aperta. Cada um tem suas vantagens e deficiências.
Daqui alguns anos vão ta definindo o que uma criança vai ser quando crescer e se quando adulta, e se ela não conseguir vão falar que é porque ela é incompetente… Sabe quantos anos os maiores especialistas do mundo tão falando que o sistema educacional é uma merda? E não é por causa do conteúdo das disciplinas ou da competência dos alunos e professores. É por causa da forma generalista que é imposta. Querem socar goela abaixo seu ritmo de produção e o tipo de conhecimento que vc deve ter sem levar em consideração as condições em que ela vive, trabalha, estuda, come… Tá certo isso? Pra quem tá em posição privilegiada é bem fácil criticar qualquer um. E sabemos que quem faz isso faz com o único objetivo. Subir pisando sobre os outros. Lustrar medalhas.

Me digam, o que os melhores alunos de uma faculdade sentiriam se tivesse seus sistema hackeados por um menino de 14 anos? É incompetência do mané que precisou da faculdade pra ainda assim fazer merda ou seria a criança que seria tão boa que não precisou de faculdade pra fazer o que fez? Mexe com os brios não é? Pq quando isso acontece… coitado do diplomado que tinha obrigação de “ser” melhor. Acham que a criança chegou no conhecimento sozinha e sem ter uma vida com o mínimo de recursos?
Essas crianças, sem faculdade, aparecem todos os dias:
http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/menino-brasileiro-de-12-anos-cria-aplicativo-para-calcular-notas-escolares-e-faz-sucesso-na-internet/
http://www.reavendonoticiaesports.com/2013/03/garoto-de-17-anos-vende-aplicativo-para.html


Se o carinha tiver uma boa base e boas companhias, o céu é o limite. [/quote]

Como aprender desenvolvimento de software sem faculdade assim como crianças aprenderam desenvolvimento de software sem faculdade?
Pergunto isso para tentar aprender desenvolver software sem faculdade assim aprenderam as crianças que são citadas acima?

e lá vamos nós de novo … e vamos com calma …

1 - O primeiro erro em se empolgar com notícias desse tipo é que as pessoas acabam tomando as exceções como regras. O que eu vejo nesses garotos são pessoas que descobriram muito cedo do que gostam realmente e encontraram o apoio adequado em casa. O garoto que vendeu o Sumly pro Yahoo começou a programar com 12 anos. Ao chegar nos 17 foram aí 5 anos de experiência. Ou seja, na minha visão, é como um campeão/campeã de ginástica olímpica. Já viu algum/alguma ginasta com + de 17 anos ? Ou seja, a pessoa descobre muito cedo o que quer e tem o apoio necessário em casa. De qualquer maneira, duvido muito que um garoto desses não vai ter o incentivo ou o convite para ingressar em uma universidade de ponta.

2 - Defina o que você quer dizer com “desenvolver software”, pois o mercado é muito amplo. O que eu vejo na onda mobile hoje é a mesma onda desktop de meados de 90. Na época do VB e do Delphi todo mundo achou que desenvolver software era só arrastar botão pra lá e pra cá e a coisa acontecia. De fato, muita gente ganhou dinheiro fazendo sistema dessa maneira, mas pelo que eu vejo esse pesssoal entendia muito mais de administração e contabilidade do que de software em si. É a mesma coisa com mobile. Todo dia aparece um aplicativo inútil que o sujeito espera emplacar com vendas. Bom, pra entender do que eu estou falando vale esse artigo aqui.

Dá pra aprender muita coisa estudando por conta própria ? Com certeza. Todo dia aparecem mais e mais ferramentas para desenvolver aplicações Web, aplicações mobile, games hardcore, etc. É perfeitamente possível estudar uma ferramenta, ficar bom nela e desenvolver bons aplicativos. O que me incomoda nessa linha raciocínio é a dependência que se cria com a ferramenta pronta.

Enfim, fica difícil de responder a esse tipo de pergunta sem que o autor do tópico deixe bem claro o que ele quer da vida, afinal de contas, para mim, desenvolver software vai desde fazer um aplicativos mobile que mostra “Bom dia” em diferentes cores e estilos até o firmware de um sonda espacial para missão em Marte … Acho que primeiro passo é você saber se colocar dentro desse espectro …

Sim, participei de um núcleo sobre superdotação onde a pedagoga, especialista na área, falou uma coisa interessante.
Todo nosso modelo acadêmico está preparado para o mau aluno. Nós temos provas substitutivas, finais, reforço, conselhos de classe, orientação pedagógica, etc.

Porém, nosso modelo de ensino está mau preparado para o aluno excelente, que supera todos os colegas e só tira 10.
Esse é confinado a ficar entediado em sala de aula, e muitas vezes se torna um aluno problema.

Algumas poucas escolas no Brasil estão começando a se preocupar com isso.

Nos EUA, há melhores condições para isso. Não só o individuo pode adiantar matérias como há a possibilidade de ingressar em programas de iniciação científica no segundo grau, feiras de ciências, olimpíadas de física/matemática, etc…
Ainda assim, mesmo esse modelo é considerado insuficiente para lidar com a superdotação.

É o que a pedagogia e a andragogia recomendam, em se tratando de ensino tradicional.

Entretanto, a tecnologia hoje tem possibilitado tratar indivíduos separadamente, algo que não era possível antigamente. Por exemplo, a escola “The School of One” já possui um modelo de sala de aula em que a criança pode evoluir sozinha, de acordo com a área do conhecimento, e não ser segurada pelo resto da turma. Ela desconstrói o conceito de “série”.

O cara do Khan Academy também propõe um modelo conhecido como “Reversed Classroom”, onde o aluno estudaria por conta em casa, e o professor teria apenas a função de organizar atividades e grupos em sala de aula.

O problema com técnicas de ensino mais arrojadas é que o preço que se paga por testa-las é muito alto - o que torna os pais um tanto conservadores em adota-las. Você até pode achar interessante, mas teria coragem de colocar o futuro do seu filho em jogo para testar essa suposição?
[/quote]

eu acho o nivelamento injusto, acho que deveria ter uma grade, quem não acompanhar. DP…

quando digo nivelamento é em horário de aula… revisões eternas pra quem não presta atenção.

Acredito sim. Se as pessoas tem forças físicas diferentes, hormônios diferentes, características diferentes, por que não podem ter capacidades mentais diferentes?
Aliás, superdotação não é algo inventado, é comprovado cientificamente. Há núcleos de estudo e pedagógicos só para estudar superdotados.
Algumas pessoas sofrem por serem muito mais inteligentes do que a média.

E já se sabe que um gênio pode ser um expoente em apenas um tipo de área.

O que acho é que ninguém nasce sabendo. E que uma pessoa estudada pode superar alguém que nasça com a aptidão, mas não estude.
Entretanto… se você une o cara que tem a capacidade ao estudo, ninguém segura…[/quote]

interessante sua linha de raciocinio, conheci muitas pessoas na infância, fundo de sala, baderneiros, que eram extremamente inteligentes e expertos, mas odiavam estudar. acho que o Brasil, não sabe lidar com pessoas superdotadas, alias, não sabem nem identificar.[/quote]

Na verdade, acho que em lugar nenhum do mundo exista um sistema educacional que valorize tanto assim a individualidade do aluno. Que o diga Sir. Ken Robinson. O problema no Brasil com a educação não é metodologia, é o pouco caso do governo e da sociedade como um todo.

De qualquer maneira, eu acho completamente válido e saudável questionar o sistema educacional, tanto em termos de qualidade como a sua forma. Agora, a impressão que eu tenho, é que quando aparacem esses tópicos aqui no GUJ o pessoal quer por que quer fazer valer a Lei do menor esforço. Eu tenho a opinião de que:

1 - desenvolver software não é fácil (como diria Craig Lairman, programar é divertido, desenvolver software com qualidade é difícil)
2 - se é difícil aprender na faculdade, sem faculdade eu acho muito mais difícil. É claro que você pode pensar: bom, mas eu posso aprender Java, JS, HTML e CSS e fazer bom sites pelo resto da vida sem precisar ir pra faculdade. Até acho válido, você pode manter-se atualizado com relação a ferramentas, mas quando estiver lá pelos 40 vai ficar difícil de competir com a molecada de 20 que também vai conhecer as ferramentas mais atuais mas faz o mesmo serviço por 10% do salário …

Acredito sim. Se as pessoas tem forças físicas diferentes, hormônios diferentes, características diferentes, por que não podem ter capacidades mentais diferentes?
Aliás, superdotação não é algo inventado, é comprovado cientificamente. Há núcleos de estudo e pedagógicos só para estudar superdotados.
Algumas pessoas sofrem por serem muito mais inteligentes do que a média.

E já se sabe que um gênio pode ser um expoente em apenas um tipo de área.

O que acho é que ninguém nasce sabendo. E que uma pessoa estudada pode superar alguém que nasça com a aptidão, mas não estude.
Entretanto… se você une o cara que tem a capacidade ao estudo, ninguém segura…[/quote]

interessante sua linha de raciocinio, conheci muitas pessoas na infância, fundo de sala, baderneiros, que eram extremamente inteligentes e expertos, mas odiavam estudar. acho que o Brasil, não sabe lidar com pessoas superdotadas, alias, não sabem nem identificar.[/quote]

Na verdade, acho que em lugar nenhum do mundo exista um sistema educacional que valorize tanto assim a individualidade do aluno. Que o diga Sir. Ken Robinson. O problema no Brasil com a educação não é metodologia, é o pouco caso do governo e da sociedade como um todo.

De qualquer maneira, eu acho completamente válido e saudável questionar o sistema educacional, tanto em termos de qualidade como a sua forma. Agora, a impressão que eu tenho, é que quando aparacem esses tópicos aqui no GUJ o pessoal quer por que quer fazer valer a Lei do menor esforço. Eu tenho a opinião de que:

1 - desenvolver software não é fácil (como diria Craig Lairman, programar é divertido, desenvolver software com qualidade é difícil)
2 - se é difícil aprender na faculdade, sem faculdade eu acho muito mais difícil. É claro que você pode pensar: bom, mas eu posso aprender Java, JS, HTML e CSS e fazer bom sites pelo resto da vida sem precisar ir pra faculdade. Até acho válido, você pode manter-se atualizado com relação a ferramentas, mas quando estiver lá pelos 40 vai ficar difícil de competir com a molecada de 20 que também vai conhecer as ferramentas mais atuais mas faz o mesmo serviço por 10% do salário …
[/quote]

então o problema é que existe aquela imagem de que pra ser gênio precisa ser tapado de oculos, sem vida social. e ficar nos livros o dia todo, e ser melhor na “Escola” que os demais.

existe também o Gênio Hiperativo, que conseguiria fazer qualquer coisa com facilidade (até mesmo inéditas pra ele), mas não faz por que acha tosco demais, e sem desafio nenhum.