Pessoal é o seguinte. criei um tópico de como criar um arquivo exe utilizando IDE eclipse, mas não obtive muito sucesso no tópico, gostaria de poder contar com a colaboração de vcs aqui do fórum que me explicassem isso direito, não tenho noção quase nenhuma ainda em java, mas estou estudando pra me aprofundar mais nessa linguagem e com certeza colaborar com vcs mais adiante. Mas vamos ao assunto criei uma aplicação básica que contém 2 classes, sendo uma delas com o aplicativo main como que eu crio um exe pra rodar ? pelo que já li tenho que criar um jar, como que funciona isso? poderia me dar uma resposta bem abrangente sobre esse assunto?
Como é que se cria o jar e um exe?
11 Respostas
Olá amigo, a resposta para sua pergunta é simples.
Basta clicar com o botão direito em seu projeto no eclipse, e ir em export. Aqui você deve procurar Runnable JAR File, clique em Next. Em Launch configuration selecione o class o qual deseja que seja o principal. Em Export destination ponha o destino onde deseja criar o JAR. Então clique em Finish.
[]'s
Ok. Ele criou um arquivo .jar sim e agora como eu faço pra criar um exe? eu tenho o nsis e o jsmooth oque eu faço agora?
Qual foi a intenção find?
Cara, não sei se tem como gerar um exe. O exe é propriedade da Micro$oft e uma das vantagens do Java é justamente a portabilidade de o mesmo arquivo abrir em qualquer OS tendo uma JVM.
[]'s
tem como gerar o exe sem problemas nenhum com o jsmooth!!
e realmente uma das maiores vantagens do java eh justamente a portabilidade, entao o strokes tem toda razao!!
mas com o jsmooth eh possivel criar 2 tipos de exe
- pode somente ser um exe que executa um jar (recomendado). assim o usuario pode executar clicando ou no exe ou no jar;
- ou pode ser um exe com o jar empacotado (embedded jar) que o jar fica dentro do exe
e leandro-maanaim a ferramenta jah eh autoexplicativa!!!
e tem um tutorial muito facil no proprio site!!
agora o nsis eh uma ferramenta um pouco mais complexa e completa. com ela da pra fazer um instalador.
ela tem um assistente que facilita a criacao do instalador mas mesmo assim requer um pouco de programacao
Ok… mais o jsmooth na verdade tem como fazer um instalador com ele tipo se eu criar um exe com e se eu quizer colocar em outra maquina que nao tem o eclipse ele roda assim mesmo? me manda um link do manual do jsmooth por favor.
Obrigado
http://jsmooth.sourceforge.net/docs/jsmooth-doc.html
o jsmooth soh cria o executavel, o nsis q cria o instalador!!
e com o exe vc vai poder executar em qualquer maquina windows q tenha a JVM
tem uma opcao no jsmooth q se a JVM nao foi encontrada, ele faz o download automatico do instalador
Ta imbaçado mais vou tentar marlon.
Jar é apenas apertando f11.
o .exe eu uso um programa chamado “exe4j” muito bom, porém é pago;