Como é que se faz para

…aprender Java direito?

Estou tendo um problema atrás do outro. Preciso fazer um sistema e não consigo pq sou incapaz de entender mensagens de erro obscuras como esta:

javax.servlet.ServletException: dbcontrol.dbmethods.getResultset(Ljava/lang/String;)V
	org.apache.jasper.runtime.PageContextImpl.doHandlePageException(PageContextImpl.java:867)
	org.apache.jasper.runtime.PageContextImpl.handlePageException(PageContextImpl.java:800)

poxa, o povo fala tão bem de Java mas, caramba, já fazem três semanas e não consigo nem acessar o banco de dados, coisa que com outras linguagens, como o .NET, levasse só um dia para aprender. Nem isso.

Preciso fazer uma droga de site em Java e nada, absolutamente nada, dá certo com o que eu preciso fazer!!

Olhem só a estrutura do site:

• camada para controlar o acesso ao banco de dados com pooling de conexões;
  • camada para executar consultas, etc;
  • camada de regra de negócios;
  • camada de apresentação.

Tentei usar servlets, beans e nada se encaixa. Usei servlets nas regras de negócios, mas nada feito, pq não pode ter uma única linha de formatação de HTML. Como é que faço então se o JSP deve pegar os dados da camada de regras, mas não dá pra fazer isso?

Tentei usar classes e simplemente não sei o que acontece. A classe de regra de negócios retorna um ResultSet fechado.

Pow, aonde está a vantagem do Java se tá f… de fazer um mísero site?
Antes fizesse em PHP sem 3-tier que dava mais certo.

…creio q vc deve dar mais uma estudada em relação ao core da linguagem… digo, J2SE… antes de ir se aventurar no desenvolvimento web… se esta encontrando tantas dificuldades… ai vão umas dicas de livros q tenho q aconselho:

:idea: Java Como Programar 1ª… 2ª… 3ª… 4ª edição…
:idea: JavaServer Pages: O Guia do Desenvolvedor
:idea: Aprenda J2EE em 21 Dias

:lambededo:

Achei legal a resposta do matheus e queria acrescentar um pouco da experiência que estou tendo. Comecei a estudar java por conta própria no começo deste ano e o que (pouco)aprendi até agora está me deixando muito animado. No livro que estou lendo - Java2 Ensino Didatico Desenvolvendo e Implementando Soluções - de 15 capítulos, 6 falam sobre as noções gerais, ou seja é execução em linha de comando do DOS mesmo! E entrar em GUI’s, pra mim só fará realmente sentido quando eu tiver pego legal esses conceitos. O próprio autor menciona o seguinte: “primeiro engatinhamos, depois aprendemos a dar os primeiros passos e vamos tropeçar!” O que estou achando muito legal desse aprendizado em java são duas coisas:

• estou entendendo coisas que em outras linguagens não entendia;
  • existe um espírito de colaboração bem maior na comunidade - os caras sempre se mostram dispostos a ajudar, nunca tiram barato por você não saber uma coisa…
    Em nossos dias de RAD, apresentar resultado em mínimo tempo é essencial, mas vai por mim: java é um poço muito, muito fundo, e é melhor você tentar puxar um balde de água de cada vez…