Como é ser profissional?

Atualmente sou estagiario de desenvolvimento de sistemas, gostaria de saber como é a vida pós estágio, como são as responsabilidades? Porque hoje em dia as vezes eu não consigo fazer alguma coisa ou outra, e por ser estagiário tenho um prazo maior para cumprir tal tarefa. O que acontece quando você já é Analista programador Jr.? Se você tem uma duvida, o que acontece? Costumam recorrer a alguem? Perde o emprego? Gostaria de saber como funcionam essas coisas. Meu chefe já falou várias vezes que tenho capacidade já de deixar de ser estagiário e ser efetivado, mas não vejo essa capacidade, talvez por esse fato de não saber o que me espera. Gostaria de esclarecer isso, antes que eu dê um passo a frente e depois veja que realmente não estava preparado.

Bom acredito que a vida de desenvolvedor é se preparar para o desconhecido, tipo hoje eu vejo que por mais que eu me esforçe nunca consigo ter a tranquilidade de dizer que estou preparado 100%, talvez isso se deve ao fato de o profissional de TI ter que se reciclar com uma frequência muito maior que outros profissionais de outras áreas. Tipo quanto ao fato de o que fazer quando não se sabe de algo, bom isso varia em função do ambiente que a pessoa se encontra, tipo se for um ambiente colaborativo, acredito que não seria problema trocar idéia com algum colega, além do mais com o google hoje em dia, basta ter paciência e dedicação para aprender o que precisa saber.
Bom o que eu quero dizer é que a gente só sabe se ta pronto ou não depois de fazer o que foi solicitado, acho que fica dificil ser de outra forma, por que a experiência é que vale, e nesse caso temos que ter o conhecimento aliado a essa experiência, então quanto mais projetos e problemas que você resolver utilizando o cnhecimento que você conseguir, mais preparado você estará.

Na verdade, a mudança de estagiário para analista Jr não é uma mudança grande como vc deve estar pensando. É evidente que, qualquer mudança de posição requer maiores cobranças e responsabilidades. Porém, nada de outro mundo.

Com relação à dúvidas que aparecem no cotidiano do profissional, por experiência, digo que é uma coisa absolutamente normal. A melhor coisa a fazer quando elas surgirem é correr atrás de uma solução ou esclarecimento para ela (seja com um profissional mais experiente ou mesmo uma busca na web).
Acho difícil um profissional ser “mandado pra rua” somente por causa de uma dúvida. Acredito que para que isso aconteça deva ter mais problemas envolvidos… De qualquer forma o profissional que reconhece suas limitação e busca sempre superá-las, em geral, é um bom profissional.

Minha dica é: aceite o seu novo cargo e sempre lembre que nunca estará sozinho na comunidade de desenvolvimento de software (o GUJ é um dos exemplos disso).
Sempre que tiver dúvidas pergunte (é o melhor a fazer).

Tenho certeza que com o decorrer do tempo verá isso normal na vida de qualquer profissional.

Oi,

-> tendo uma visão realista.:

Para um estagiario não se deve cobrar absolutamente nada, pelo simples fato de estar aprendendo.
Então quer dizer que não existe uma responsábilidade ??? existe sim, mas apenas na aprendizagem.

Caso a empresa resolva contrata-lo (Ou seja, um cargo superior a estagio), começa a existir uma certa cobrança. Pois já passou seu tempo de estudo e a mesma já te qualifica como um profissional capaz de exercer uma determinada função.

-> tendo outra visão realista.:

Ninguem sabe tudo, dúvidas irão surgir a todo momento e a todo projeto! procure estudar documentações, api’s etc… Hoje, você não consegue nada na vida sem estudo! ok?

Tchauzin!

Obrigado pelas respostas, foram bem esclarecedoras. Então acho que estou preparado, pois conhecimento eu acho que já tenho bastante, o que me travava era o fato de ter duvidas de vez em quando, mas como isso é normal e aceitável, fico mais tranquilo.

Abração aí pessoal.

Respostas:

1. Se você tem uma duvida, o que acontece?
    Você reage e procura uma resposta.
    Esta é a diferença entre quem quer ser um bom profissional e o restante, em qualquer àrea, lugar ou momento. Fazer perguntas é a mais barata e eficaz ferramenta utilizada na procura de uma resposta (seja ela qual for), porque nela não estão envolvidos dinheiro e nem má vontade. Quem responde, aprende 2 vezes e tem a sensação agravel de ajudar o próximo; quem perguntou aprende 1 vez e tem a certeza de que não se está sozinho. Quem assiste sabe que ontem foi sua vez e que amanhã poderá ser a dele novamente. Portanto neste setor não deve haver margem para punições e menos ainda arrogancia.

2. Costumam recorrer a alguem?
    Sim, e saiba que quem trabalha com computadores talvez sejam os que menos saiba sobre sistemas. Portanto sua resposta poderá surgir de lugares bastante inesperados por você.

3. Perde o emprego?
    Nunca ouvi falar de alguem que tenha sido despensado de seu trabalho por querer aprender ou errado tentando fazer a coisa certa. Se acontecer, saiba que dever ser bom apenas para uma pessoa; pra você mesmo, pois é a chance de uma grande oportunidade surgir para você.

Minha dica.

É difícil saber o que irá acontecer amanhã, saber quais as respostas e o que faremos diante de grandes dificuldades. Acredito que a saida é nos preparar para quando a dificuldade chegar estudando, aprendendo outro idioma (principalmente o nosso), avaliar a qualidade da informação, se relacionar com pessoas que gostam de aprender e principalmente a ajudar, aprender a se expressar (quem faz perguntas ruins tende a receber respostas ruins) etc…

P.S Só quem tem dúvida é que aprende e renova o conhecimento; quem acredita que sabe tudo fatalmente irá parar e entrar em estagnação.

flws