Pessoal, bom dia. Eu preciso fazer um aplicativo o para guardar alguns documentos. Primeiro passo, após discutir com o cliente e levantar os requisitos, foi criar os Servlets e os Jsp’s. Quando você usa o C#, por exemplo ele tem uma opção de criar o WebForm e em cime dele colocar os componentes que irão utilizar(meu objetivo não comparar nada com nada, mas expor melhor minha dúvida). Com java é bem diferente, pois as camadas são bem distintas. Então eu pergunto: Para fazer uma interface maneira, bem irada mesmo, para rodar no lado cliente, como eu faria? Usando Dreamweaver e outros geradores de HTML para construir as interfaces? Há plugins em Java para isso? Esse vai ser meu primeiro sistema de verdade mesmo, rodando em java para web. Outra coisa, o cliente precisará scanear seus docs. Como eu faço isso, ou seja, scanear e enviar para meu Servlet ou outra coisa assim? Grato desde já. É um aplicativo pequeno, mas bem interessante. Eu prezo muito por um aplicativo Eficiente e Eficaz, mas também de excelente aparência.
Como elaborar uma interface
7 Respostas
IceFace é uma opção?
E JSF, é esse o caminho a seguir?
Provavelmente você terá de comprar um componente que faça isso.
Não é nem um pouquinho trivial; na verdade, se eu estivesse com tempo de sobra, iria ganhar uns trocados fazendo um componente ActiveX para fazer isso rodar sob o Internet Explorer.
Eu teria de fazer esse componente talvez em C++ ou C# (nem investiguei muito o que deveria usar, na verdade), para poder acessar a API Twain.
JSF + RichFaces + Facelets
Essa é a sequencia então?
JSF + RichFaces + Facelets
Não é uma sequência, são recursos que vc pode utiliza-los juntos na na sua aplicação.
-
JSF é um framework para fazer o papel de controller da sua aplicação, falando a grosso modo (e muito outros recursos)
-
RichFaces para a parte visual (view ou interface gráfica), contém muitos componentes prontos para serem utilizados na aplicação.
-
Facelets gerencia o template da aplicação (transição de páginas, etc)
Ok, entendi o assunto aí. Para quem trabalha sozinho como eu, preciso me preocupar com o Core da Aplicação, mas também com o Layout(leiaute, prefiro assim em português,eheheheh), pois eu não tenho como ter pessoas em diferentes estágios do desenvolvimento da aplicação. Vou partir por esse caminho, mas confesso que gostei bastante do Iceface, achei muito interessante.
Já utilizei o icefaces, realmente muito bom msm. Só fico na dúvida se ele tem mais componentes do que o richfaces. Mas dependendo da aplicação nem deve fazer muita falta…