Como encontrar a posição de um caractere em uma String?

Por exemplo, tenho uma String assim:

String exemplo = "abc87654321" int posicao = exemplo.getPosicao("a") system.out.println(posicao)
Quero que imprima “11”, que é a posição de “a” na String exemplo.

Quero saber se já existe um método da Classe String que faça isso ou algo semelhante.
Se não, como eu poderia criar um método que faça isso?

Obrigado!

Caro colega infelizmente ainda não sei lhe ajudar implementando uma solução em java, mas vou postar uma possível saída utilizando linguagem c. Sei bem que estamos num fórum de java, mas a intenção é lhe mostrar a lógica que pode ser usada para solucionar o problema.

[code]int i=0;
//variável letra recebe a letra a ser localizada
//variavel palavra é a string onde será feita a pesquisa
while((srtlen(letra,palavar[i]!=0) && (palavra[i]!=’\0’)){
i++;
}
if(palavra[i]==’\0’)
return -1;
else
return i;//depois voce trata na função ou método que chamou esse trecho dos possíveis retorno do i (-1 ou alguma valor a partir de zero)

[/code]
Espero que possa lhe ajudar em algo.

indexOf da classe String :slight_smile:

Se não fosse um tema de casa essa seria a melhor resposta :lol:

Engraçado que a API ninguém lê…
Se tivesse tido o mínimo trabalho de pesquisar e ir até a API, teria aprendido que esse método possui sobrecargas, por exemplo.

nao entendi…
tema de casa?

[quote=drsmachado]Engraçado que a API ninguém lê…
Se tivesse tido o mínimo trabalho de pesquisar e ir até a API, teria aprendido que esse método possui sobrecargas, por exemplo.[/quote]

Desculpe-me, mas sou novo em Java…

Perguntei porque a Classe String tem dezenas de métodos um mais confuso que o outro (para a minha formação básica) e aqui há muitas pessoas que rapidamente poderiam me ajudar, já que, como você deixa implícito, é um assunto fácil (“se tivesse tido o mínimo trabalho de pesquisar e ir até a API”).

E qual é o problema em perguntar? O fórum foi criado para isso mesmo não é?

Mesmo assim Obrigado!
E Obrigado a todos que comentaram!

Me ajudaram bastante, mesmo sendo um “assunto de criança”…