Pessoal, estou com um problema e quero saber como voces costumam resolver isto.
Preciso mostrar pra um cliente (leigo) como uma tecnologia é boa, como o uso de tal framework é recomendado.
Seria interessante pra ele mostrar algo assim:
O Hibernate é um framework que facilita a modelagem e o relacionamento com o banco de dados. Pode confiar, porque ele foi usado pela empresa X, pelo projeto Y, etc.
Eu vim com informações sobre o Lucene (que é utilizado no wikipedia e no site da enciclopedia britanica) e ele gostou muito.
Como vocês contornam isso? Vocês conseguem esse tipo de informação?
Esse problema que está relatando eu nunca me deparei…normalmente o cliente quer saber como ficou definido as funcionalidades, e por conta normalmente uso UML, pois quem tem um pouco de noção de administração por exemplo entende muito bem a UML.
De qualquer forma, analisaria o problema em questão, depois verificaria as tecnologias necessárias e apresentaria algumas caracteristicas das tecnologias escolhidas ao cliente mostrando que elas são adequadas para a realidade dele!
Uma coisa que tem bastante apelo por exemplo, no caso do hibernate, é a tecnologia ser aberta e de fácil utilização, baixando o custo do projeto, quando pesa no bolso o cliente normalmente se interessa em ouvir.
O que o povo de mkt e publicidade faz ao vender o produto deles é, antes de mais nada, vender o conceito de que eles é que sabem o que é o melhor para o cliente, e que este não entende nada de marketing e publicidade.
Neste sentido, se seu cliente é leigo, acho que a prioridade é mostrar a ele a sua qualidade e seus casos de sucesso, e não da os da tecnologia A ou B.
Se vc. basear seu discurso de venda nas virtudes da tecnologia A, sua posição ficará comprometida caso tenha que fazer alguma mudança de rumo no meio do caminho, principalmente no quesito confiança perante o cliente.
Se o cliente for do tipo “semi-leigo”, é comum haver alguma demanda por detalhes técnicos. Neste caso, mostre as várias alternativas disponíveis para cada aspecto da solução, e valorize seu papel como o especialista que irá escolher a melhor alternativa para o caso em questão.
Vejamos:
1 - Essas dúvidas mais simples , na minha humilde opnião, poderiam ser procuradas primeiramente no google ou yahoo respostas;
2 - Essa pergunta me parece lição de trabalho e nao costuma ser muito bem vistas por aki;
3 - Não chame seu cliente de leigo seu grosso ! Ele pode saber mais que voce em outros assuntos !
4 - Você saberia com seus conhecimentos me dizer o que é google?
PS : Se voce tem uma maçã e eu tenhu uma maça e nós trocarmos elas entre si, cada um de nós continuara tendo uma maça cada um. Porém se voce tiver uma ideia e eu tiver outra ideia e nos trocarmos essa ideia cada um de nós tera 2 ideias.(Albert Einsten).