Como ensinar Java

Bom dia;

Eu já conheço Java, vou ajudar meus amigos a aprender, mas não sei qual sequencia seguir;

Estava pensando em mostrar as características básicas (variaveis, herança, wrappers, polimorfismo…), conceito de classes e OO;

Ai no meio dar uns exemplos e uns exercicios;

Qual a “cronograma” que vocês acham melhor seguir para um bom aprendizado?

Obrigado;

Eu sempre tive essa dúvida também, não como ensinar Java, mas como ensinar programação.

Cair de cabeça no OO pode ser complicado, eu imagino, realmente não sei quais metodologias são adotadas :slight_smile:

Eu acharia melhor voce comecar ensinando o que é Java, como ele funciona na maquina do usuario, conceitos de terminais burros, como instala-lo e configura-lo. Nas minhas analises, quem inicia em java tem a maior dificuldade mesmo na hora de integrar a linguagem com o SO, muitos programam sem saber o que é memória, o que é instanciação de objetos. Bom, inicia com instalacao, depois parte pra logica de programacao, usando java, e depois OO.

Eu lhe recomendo seguir a sequencia do livro “Java com enfase em orientação a objetos”.

Cada um tem sua forma de ensinar, pegue um livro como base, dê exemplos claros dos conceitos, dê exercícios e seja inovador…
Claro que primeiro o domínio do conteúdo deve ser profundo…Crie seus próprios exemplos, se for possível…

São meus amigos da faculdade;

Já tivemos o básico em Java, mas eles não prestaram atenção e se foderam no final do semestre pra passar, agora quero ajudar eles passando o que eu sei, tentar consolidar melhor o conceito;

Eles já tem o conceito de programação (C/C++), então já é um pouco mais fácil;

Só queria saber qual o melhor “cronograma” para se seguir;

Assim posso ajudar eles a entenderem pelo menos o básico e depois se virarem sozinhos xD

Olha, se eles tem o básico de OO já, eu começaria relembrando os conceitos basicos(polimorfismo, herança, etc)…

E encheria os caras de exercícios.

O melhor modo pra eles aprenderem é enchendo de exercícios, as dúvidas vão surgindo e você vai explicando conforme elas surgem, eles colocam em prática e aprendem como deve ser.

Procure por bastante apostilas e livros para iniciantes, que costumam ter muitos exercícios simples pra quem está iniciando nesses conceitos.

:wink:

Eu gosto das ideias dessa página aqui: http://worrydream.com/LearnableProgramming/

O autor dessa página é Bret Victor, ele é um ex-funcionário da Apple e diz que o modo como ensinamos programação está todo errado.
Para ele, programação é uma forma de pensar, não uma habilidade e que as pessoas entendem o que elas podem ver, ao invés de ficar em modelos abstratos.

Se você der uma olhada nessa página vai ver o que ele quer dizer com isso e eu concordo muito. Se as ferramentas de ensino e os professores seguissem mais as técnicas mostradas por ele, acho que aprenderíamos muito mais rápido.

Agradeço a dica de todos;

Vou preparar o material inicial;

@Jonathan_p

Vou dar uma olhada nesse site, aqui na empresa está bloqueado =/

Vou tentar preparar do melhor modo para eles aprenderem o básico e conseguirem seguir em frente de boa;

E também, vou começar a estudar melhor a parte Web;

Obrigado a todos;

Por favor, ao postar tópicos, evite destacar no título o óbvio como [Dúvida] [Ajuda], [Socorro] ou [Urgente].

Dê uma lida no nosso How to para ver as regras de postagem:

[quote=ViniGodoy]Por favor, ao postar tópicos, evite destacar no título o óbvio como [Dúvida] [Ajuda], [Socorro] ou [Urgente].

Dê uma lida no nosso How to para ver as regras de postagem:

Desculpe-me;

Eu não tinha visto essas novas regras;

Tomarei mais cuidado na próxima;

Obrigado;