Eu acharia melhor voce comecar ensinando o que é Java, como ele funciona na maquina do usuario, conceitos de terminais burros, como instala-lo e configura-lo. Nas minhas analises, quem inicia em java tem a maior dificuldade mesmo na hora de integrar a linguagem com o SO, muitos programam sem saber o que é memória, o que é instanciação de objetos. Bom, inicia com instalacao, depois parte pra logica de programacao, usando java, e depois OO.
Cada um tem sua forma de ensinar, pegue um livro como base, dê exemplos claros dos conceitos, dê exercícios e seja inovador…
Claro que primeiro o domínio do conteúdo deve ser profundo…Crie seus próprios exemplos, se for possível…
Já tivemos o básico em Java, mas eles não prestaram atenção e se foderam no final do semestre pra passar, agora quero ajudar eles passando o que eu sei, tentar consolidar melhor o conceito;
Eles já tem o conceito de programação (C/C++), então já é um pouco mais fácil;
Só queria saber qual o melhor “cronograma” para se seguir;
Assim posso ajudar eles a entenderem pelo menos o básico e depois se virarem sozinhos xD
Olha, se eles tem o básico de OO já, eu começaria relembrando os conceitos basicos(polimorfismo, herança, etc)…
E encheria os caras de exercícios.
O melhor modo pra eles aprenderem é enchendo de exercícios, as dúvidas vão surgindo e você vai explicando conforme elas surgem, eles colocam em prática e aprendem como deve ser.
Procure por bastante apostilas e livros para iniciantes, que costumam ter muitos exercícios simples pra quem está iniciando nesses conceitos.
O autor dessa página é Bret Victor, ele é um ex-funcionário da Apple e diz que o modo como ensinamos programação está todo errado.
Para ele, programação é uma forma de pensar, não uma habilidade e que as pessoas entendem o que elas podem ver, ao invés de ficar em modelos abstratos.
Se você der uma olhada nessa página vai ver o que ele quer dizer com isso e eu concordo muito. Se as ferramentas de ensino e os professores seguissem mais as técnicas mostradas por ele, acho que aprenderíamos muito mais rápido.