Como ensinar Java

10 respostas
M

Bom dia;

Eu já conheço Java, vou ajudar meus amigos a aprender, mas não sei qual sequencia seguir;

Estava pensando em mostrar as características básicas (variaveis, herança, wrappers, polimorfismo…), conceito de classes e OO;

Ai no meio dar uns exemplos e uns exercicios;

Qual a “cronograma” que vocês acham melhor seguir para um bom aprendizado?

Obrigado;

10 Respostas

Rodrigo_Sasaki

Eu sempre tive essa dúvida também, não como ensinar Java, mas como ensinar programação.

Cair de cabeça no OO pode ser complicado, eu imagino, realmente não sei quais metodologias são adotadas :slight_smile:

R

Eu acharia melhor voce comecar ensinando o que é Java, como ele funciona na maquina do usuario, conceitos de terminais burros, como instala-lo e configura-lo. Nas minhas analises, quem inicia em java tem a maior dificuldade mesmo na hora de integrar a linguagem com o SO, muitos programam sem saber o que é memória, o que é instanciação de objetos. Bom, inicia com instalacao, depois parte pra logica de programacao, usando java, e depois OO.

Ziru

Eu lhe recomendo seguir a sequencia do livro “Java com enfase em orientação a objetos”.

rafadelnero

Cada um tem sua forma de ensinar, pegue um livro como base, dê exemplos claros dos conceitos, dê exercícios e seja inovador…
Claro que primeiro o domínio do conteúdo deve ser profundo…Crie seus próprios exemplos, se for possível…

M

São meus amigos da faculdade;

Já tivemos o básico em Java, mas eles não prestaram atenção e se foderam no final do semestre pra passar, agora quero ajudar eles passando o que eu sei, tentar consolidar melhor o conceito;

Eles já tem o conceito de programação (C/C++), então já é um pouco mais fácil;

Só queria saber qual o melhor “cronograma” para se seguir;

Assim posso ajudar eles a entenderem pelo menos o básico e depois se virarem sozinhos xD

Ruttmann

Olha, se eles tem o básico de OO já, eu começaria relembrando os conceitos basicos(polimorfismo, herança, etc)…

E encheria os caras de exercícios.

O melhor modo pra eles aprenderem é enchendo de exercícios, as dúvidas vão surgindo e você vai explicando conforme elas surgem, eles colocam em prática e aprendem como deve ser.

Procure por bastante apostilas e livros para iniciantes, que costumam ter muitos exercícios simples pra quem está iniciando nesses conceitos.

:wink:

J

Eu gosto das ideias dessa página aqui: http://worrydream.com/LearnableProgramming/

O autor dessa página é Bret Victor, ele é um ex-funcionário da Apple e diz que o modo como ensinamos programação está todo errado.
Para ele, programação é uma forma de pensar, não uma habilidade e que as pessoas entendem o que elas podem ver, ao invés de ficar em modelos abstratos.

Se você der uma olhada nessa página vai ver o que ele quer dizer com isso e eu concordo muito. Se as ferramentas de ensino e os professores seguissem mais as técnicas mostradas por ele, acho que aprenderíamos muito mais rápido.

M

Agradeço a dica de todos;

Vou preparar o material inicial;

@Jonathan_p

Vou dar uma olhada nesse site, aqui na empresa está bloqueado =/

Vou tentar preparar do melhor modo para eles aprenderem o básico e conseguirem seguir em frente de boa;

E também, vou começar a estudar melhor a parte Web;

Obrigado a todos;

ViniGodoy

Por favor, ao postar tópicos, evite destacar no título o óbvio como [Dúvida] [Ajuda], [Socorro] ou [Urgente].

Dê uma lida no nosso How to para ver as regras de postagem:

M

[quote=ViniGodoy]Por favor, ao postar tópicos, evite destacar no título o óbvio como [Dúvida] [Ajuda], [Socorro] ou [Urgente].

Dê uma lida no nosso How to para ver as regras de postagem:

Desculpe-me;

Eu não tinha visto essas novas regras;

Tomarei mais cuidado na próxima;

Obrigado;

Criado 18 de dezembro de 2012
Ultima resposta 18 de dez. de 2012
Respostas 10
Participantes 8