Como entrar no mundo do Java?

Olá a todos. Tenho a seguinte situação. Sou programador júnior em Cobol, mas tenho grande interesse em programar Java. Até comecei um facu de ciência da computação, mas era tanta enrolação que desisti. Tenho o livro “Java, como programar”, e comecei a estudar. Para entrar no mercado de trabalho, seria melhor um bacharelado ou tecnólogo, ou uma certificação da SUN? Pois experiência em java não tenho nenhuma.

Obrigado pela atenção,

Att. Henrique H Fockink

É bom ter um diploma de tecnólogo ou bacharelado sim, ou pelo menos começar a faculdade.

Entrar só com certificação é problemático, já que você não vai conseguir nem ser estagiário.

Pelo que você falou (ciência de computação ser “enrolado”) e pelo que você sabe (você é coboleiro, não? ) você deveria tentar outra formação (como administração com ênfase em informática, como é o caso de muitos cursos da FIAP ( http://www.fiap.com.br/portal/index.jsp ).

O maior problema da ciência para computação, pelo menos na Unisinos, é que, eu sou obrigado a passar em disciplinas de geometria analítica, fundamentos antropológicos, e outras coisas que só tem relação com computador, quando tem os trabalhos digitados.

No cobol não tenho certificação nenhuma. Apenas estudei quando a empresa em que trabalho queria formar “novos talentos”, fui escolhido, e estou cá a programar.

Bom, vou continuar com a faculdade, e ver o que eu tiro… sendo que não conhecia essa de administração com ênfase em informática.

Falando em cobol (nada a ver com a minha dúvida), surgiu uma história de que um tal de IsCobol vai deixar programar em cobol, e gerar o código java. Não acredito muito nisso, mas acho que seria legal compartilhar :smiley:

Como li em outros tópicos, o que mais conta seria a experiência mesmo, correto?

Henrique, pelo que observamos há um certo consenso que na informática é necessário “saber fazer”.

Normalmente, apenas faculdade ou certificado não são garantias de nada, a não ser que a empresa está buscando alguém certificado para participar de licitação, por exemplo.

Antigamente, faculdade era sinônimo de emprego certo e bem remunerado. Hoje em dia, em muitas áreas, é imprescindível para começar.

Começar direto como Júnior, pelo que vejo, não é muito normal; o mais convencional, infelizmente, é sujeitar-se à ganhar pouco e ser estagiário, para adquirir a tão falada experiência.

Depois que entrar no mercado, aí temos que fazer nossa parte e nos qualificarmos em todos os campos…

Abraços

[quote=Henrique Fockink]Olá a todos. Tenho a seguinte situação. Sou programador júnior em Cobol, mas tenho grande interesse em programar Java. Até comecei um facu de ciência da computação, mas era tanta enrolação que desisti. Tenho o livro “Java, como programar”, e comecei a estudar. Para entrar no mercado de trabalho, seria melhor um bacharelado ou tecnólogo, ou uma certificação da SUN? Pois experiência em java não tenho nenhuma.

Obrigado pela atenção,

Att. Henrique H Fockink[/quote]

segue alguns passos para entender Java:

1 - O ambiente (entender o que é a JVM, a Plataforma e a Linguagem);
2 - O Paradigma (A linguagem Java acima de tudo é orientada a objetos … portanto pra quem vem do cobol ou de qq linguagem de outro paradigma, entender orientação a objetos a nível profissional é de extrema importância). Leia os livros Java, Análise Orientada a objetos e Padrões de Projetos da série HeadFirst (nessa ordem)
3 - Feito os 2 primeiros passos, aqui você já tem BASICAMENTE 3 possíveis ramificações: Web, Mobile ou Desktop… pode partir para a web e procurar entender o que é um servlet, o que é JSP, desktop para entender o que é Swing, SWT ou Mobile e entender o que é CLDC, MIDP e por ai vai

só um conselho… se quer fazer bem feito, deixe pra conhecer os frameworks “modinha” apenas depois destes 3 primeiros passos… empresas boas querem pessoas com conceitos, porque sabem perfeitamente bem que, pra quem domina os fundamentos, aprender um framework é mais rápido do que contratar alguém que conhece os componentes do RichFaces mas não sabe sequer descrever o que é um servlet :wink:

Ola Henrique…

Tb ja passei por isso e sei como é…
A faculdade só uma base de como funciona a coisa…

Um bom passo e fazer o download da apostila FJ-11 da caelum…mto boa!
Depois descolei um estágio com Java e ASP

Depois dessa apostila eu comecei ler livros da Kathy Sierra e comecei estudar para a Certificação…

Para estagiário - como eu - eles não pedem mtos conhecimentos:

• OO
  • Sintaxe
  • Interfaces

Tudo que tem na apostila FJ-11

Boa sorte!

Acredito que um bacharelado aliado a uma certificação seria um ótimo começo.
Um abraço. :wink:

com essa mentalidade vc não vai conseguir ser desenvolvedor nunca… programador talvez, mas desenvolvedor nunca.
Para desenvolver é preciso entender o dominio do sistema e raramente esse dominio é outro sistema.
É por isso que vc tem um monte de disciplinas que parecem inuteis. Todas elas servem para lhe dar o lastro que é necessário para entender o mundo mesmo quando não foi ensinada passo a passo.

Vc já pensou como funciona um sistema de desenho 2D e 3D como é que o computador sabe que o carro do jogo chocou contra a parede ? Tudo isso é geometria e um sistema de interface gráfica é básico nos computadores de hoje em dia. E apenas o é porque geometria é ensinada nas faculdades.

Claro que o profesor pode ser um azelha e não ensinar nada, mas ai é matar a mensagem pelo mensageiro. Não faça isso.

com essa mentalidade vc não vai conseguir ser desenvolvedor nunca… programador talvez, mas desenvolvedor nunca.
Para desenvolver é preciso entender o dominio do sistema e raramente esse dominio é outro sistema.
É por isso que vc tem um monte de disciplinas que parecem inuteis. Todas elas servem para lhe dar o lastro que é necessário para entender o mundo mesmo quando não foi ensinada passo a passo.

Vc já pensou como funciona um sistema de desenho 2D e 3D como é que o computador sabe que o carro do jogo chocou contra a parede ? Tudo isso é geometria e um sistema de interface gráfica é básico nos computadores de hoje em dia. E apenas o é porque geometria é ensinada nas faculdades.

Claro que o profesor pode ser um azelha e não ensinar nada, mas ai é matar a mensagem pelo mensageiro. Não faça isso.[/quote]

Que puxão de orelha…

Tô vendo que vou ter que achar a minha própria maneira, mas obrigado de qualquer forma pela ajuda :smiley:

Vou estudar em casa os conceitos básicos, e partir em busca de um baicharelado, e uma certificação.

Olha só Henrique. Tre uma graduação te ajuda a abrir os horizontes. Além de fazer contatos (network conta muito na hora de entrar no mercado), te mostra oportunidades e tendências que no mercado só se vê quando já estão consolidadas.

As disciplinas que parecem inuteis, acredite, serão as que mais vão fazer falta quando vc cai pro mercado. Quem nunca passou por isso, é como disseram, é porque não saiu de programador-sub-júnior-reserva-do-estagiário. Só sabe fazer o que manda a especificação e o q acha de exemplo no google.

Agora, se você quise aprender especificamente Java, dá uma olhada aqui no Guia de estudo java (http://jnaldo.com/index.php/guia-de-estudos-java) que estou preparando pra meus alunos. Espero que possa ajudar.

Abraços e se cuida

[quote=josenaldo]Olha só Henrique. Tre uma graduação te ajuda a abrir os horizontes. Além de fazer contatos (network conta muito na hora de entrar no mercado), te mostra oportunidades e tendências que no mercado só se vê quando já estão consolidadas.

As disciplinas que parecem inuteis, acredite, serão as que mais vão fazer falta quando vc cai pro mercado. Quem nunca passou por isso, é como disseram, é porque não saiu de programador-sub-júnior-reserva-do-estagiário. Só sabe fazer o que manda a especificação e o q acha de exemplo no google.

Agora, se você quise aprender especificamente Java, dá uma olhada aqui no Guia de estudo java (http://jnaldo.com/index.php/guia-de-estudos-java) que estou preparando pra meus alunos. Espero que possa ajudar.

Abraços e se cuida[/quote]

Opa, eu achei uma faculdade que creio, se encaixa melhor no que quero. Análise e desenvolvimento de sistemas. Mas seria um tecnólogo, e não bacharel. Teria apenas disciplinas mais específicas da área. Creio que, começando assim, depois teria ainda a chance de tirar um bacharelado, ou uma pós graduação. E realmente, contatos são muito importantes.

E realmente, sai da manutenção de hardware direto para programador júnior :smiley:

Grato pela ajuda

[quote=Henrique Fockink]O maior problema da ciência para computação, pelo menos na Unisinos, é que, eu sou obrigado a passar em disciplinas de geometria analítica, fundamentos antropológicos, e outras coisas que só tem relação com computador, quando tem os trabalhos digitados.
[/quote]

Bom, isso porque programar é uma das diversas ciências da computação, tem outras áreas que vc pode seguir; talvez para vc fosse melhor procurar uma faculdade mais técnica.

Isso depende de quem te contrata… se for alguém não muito técnico e cair na sua conversa, você consegue uma vaga de pleno sem ao menos ser júnior.

[quote=boaglio]

Isso depende de quem te contrata… se for alguém não muito técnico e cair na sua conversa, você consegue uma vaga de pleno sem ao menos ser júnior. [/quote]

O loko, isso existe msm ? Entao posso conseguir uma vaga junior sem ao menos ter sido estagiario ?

[quote=erickles][quote=boaglio]

Isso depende de quem te contrata… se for alguém não muito técnico e cair na sua conversa, você consegue uma vaga de pleno sem ao menos ser júnior. [/quote]

O loko, isso existe msm ? Entao posso conseguir uma vaga junior sem ao menos ter sido estagiario ? [/quote]

depende da lábia, dos conhecimentos apresentados… depende de tudo

eu por exemplo nunca fiz estágio … na época fiz engenharia tempo integral, me formei antes do tempo do estágio e já comecei trabalhando como Junior

[quote=erickles][quote=boaglio]

O loko, isso existe msm ? Entao posso conseguir uma vaga junior sem ao menos ter sido estagiario ? [/quote]

Nossa, tem que ser muito inocente pra achar que isso não existe hehehe

Tem gente que trabalhou 2 meses com Java, mas porque sabe usar um termo X ou Y consegue vaga como sênior

Isso é o resultado de quando se usa um gerente de projeto pra fazer entrevistas :stuck_out_tongue:

[quote=Leozin][quote=erickles][quote=boaglio]

Nossa, tem que ser muito inocente pra achar que isso não existe hehehe

Tem gente que trabalhou 2 meses com Java, mas porque sabe usar um termo X ou Y consegue vaga como sênior

Isso é o resultado de quando se usa um gerente de projeto pra fazer entrevistas :P[/quote]

aheuhaeuaeh o loko !

Pow, to perdendo tempo intaum…mecho com java a muito tempo, manjo mais ou menos struts, jsp e servlets, dah pro gasto entaum.

[quote=erickles]

aheuhaeuaeh o loko !

Pow, to perdendo tempo intaum…mecho com java a muito tempo, manjo mais ou menos struts, jsp e servlets, dah pro gasto entaum.[/quote]

EHAUIEHOAIHEIUA,

eu sei que tu não vai fazer isso rsrs

mas tem gente que tem a cara de pau de se dizer pleno mas sem nunca ter sequer aberto o eclipse/netbeans. Vai da consciência de cada um.

acho que a satisfação profissional é quando você colhe os frutos da batalha que tu travou com o tempo para conseguir tal façanha. Eu não me sentiria feliz ganhando 10K e não ter feito nada pra chegar a isso. É a mesma coisa que ficar se achando “o foda” por ganhar uma mesada de 10K do pai: Você não fez nada por isso, só nascer (…). No caso de TI, você só foi malandro. Mas a vida cobra isso um dia, e com bastante juros :stuck_out_tongue:

[quote=Leozin][quote=erickles]

aheuhaeuaeh o loko !

Pow, to perdendo tempo intaum…mecho com java a muito tempo, manjo mais ou menos struts, jsp e servlets, dah pro gasto entaum.[/quote]

EHAUIEHOAIHEIUA,

eu sei que tu não vai fazer isso rsrs

mas tem gente que tem a cara de pau de se dizer pleno mas sem nunca ter sequer aberto o eclipse/netbeans. Vai da consciência de cada um.

acho que a satisfação profissional é quando você colhe os frutos da batalha que tu travou com o tempo para conseguir tal façanha. Eu não me sentiria feliz ganhando 10K e não ter feito nada pra chegar a isso. É a mesma coisa que ficar se achando “o foda” por ganhar uma mesada de 10K do pai: Você não fez nada por isso, só nascer (…). No caso de TI, você só foi malandro. Mas a vida cobra isso um dia, e com bastante juros :P[/quote]

pra nao falar no velho ditado… "o que vem fácil… "

Eh pod cre…

Mas ainda pretendo aprende JSF e hibernate, ai sim me atreveria a uma vaga junior, como nao posso mais como estagiario (jah sou formado…).

Mas nunca me arriscaria a uma vaga pleno, qtro menos senior…

[quote=erickles]Eh pod cre…

Mas ainda pretendo aprende JSF e hibernate, ai sim me atreveria a uma vaga junior, como nao posso mais como estagiario (jah sou formado…).

Mas nunca me arriscaria a uma vaga pleno, qtro menos senior…[/quote]

Em muitas empresas voc~e já é pleno sim… Pra outras, você não e nem o reserva do estagiário…

Deende do nivel de cada empresa.