Como entrar no mundo do Java?

Olá a todos. Tenho a seguinte situação. Sou programador júnior em Cobol, mas tenho grande interesse em programar Java. Até comecei um facu de ciência da computação, mas era tanta enrolação que desisti. Tenho o livro “Java, como programar”, e comecei a estudar. Para entrar no mercado de trabalho, seria melhor um bacharelado ou tecnólogo, ou uma certificação da SUN? Pois experiência em java não tenho nenhuma.

Obrigado pela atenção,

Att. Henrique H Fockink

É bom ter um diploma de tecnólogo ou bacharelado sim, ou pelo menos começar a faculdade.

Entrar só com certificação é problemático, já que você não vai conseguir nem ser estagiário.

Pelo que você falou (ciência de computação ser “enrolado”) e pelo que você sabe (você é coboleiro, não? ) você deveria tentar outra formação (como administração com ênfase em informática, como é o caso de muitos cursos da FIAP ( http://www.fiap.com.br/portal/index.jsp ).

O maior problema da ciência para computação, pelo menos na Unisinos, é que, eu sou obrigado a passar em disciplinas de geometria analítica, fundamentos antropológicos, e outras coisas que só tem relação com computador, quando tem os trabalhos digitados.

No cobol não tenho certificação nenhuma. Apenas estudei quando a empresa em que trabalho queria formar “novos talentos”, fui escolhido, e estou cá a programar.

Bom, vou continuar com a faculdade, e ver o que eu tiro… sendo que não conhecia essa de administração com ênfase em informática.

Falando em cobol (nada a ver com a minha dúvida), surgiu uma história de que um tal de IsCobol vai deixar programar em cobol, e gerar o código java. Não acredito muito nisso, mas acho que seria legal compartilhar :smiley:

Como li em outros tópicos, o que mais conta seria a experiência mesmo, correto?

Henrique, pelo que observamos há um certo consenso que na informática é necessário “saber fazer”.