Como Enviar Caracteres na Serial pelo Java em Linux e Windows?

Prezados,

Por favor, poderiam me indicar onde consigo fazer Download do “javax.comm”?
Poderiam também, me explicar como utilizar esta API com exemplos práticos?

Vejam, eu preciso enviar um texto (Exemplo: >ID01S1* ) pela porta Serial para que um Microcontrolador PIC possa receber este texto e tratá-lo. O texto terá 8 Bytes, pois serão 8 caracteres.

O Microcontrolador PIC já está recebendo os dados e tratando certinho, pois já testei com HyperTerminal.

Caso eu utilizar uma porta USB, irei usar um conversor USB para RS485.
Caso usar uma porta Serial (RS232), irei usar um conversor RS232 para RS485.

Este programa também deverá receber dados pela serial.

É possível criar um programa que faça o envio/recebimento de dados pela serial, e que este rode como um serviço no Linux, ou seja, sem a necessidade de uma tela (FrontEnd)? Porém, quando necessário, eu abra um FrontEnd para manutenção/observação do que está ocorrendo?? Inclusive usando um Banco de Dados (MySQL, por exemplo)?

O FrontEnd pode ser uma versão WEB para acessar remotamente.

Desde já, muito obrigado.

Herivelton

javax.comm é somente a especificação da Java Communication API, que pode ser baixada em http://www.oracle.com/technetwork/java/javasebusiness/downloads/java-archive-downloads-misc-419423.html#java_comm_api-30u1

Mas o que você precisa é de uma implementação dessa especificação, acredito que a mais famosa e estável é a RXTX, que pode ser baixada em http://rxtx.qbang.org/wiki/index.php/Main_Page

Olá,
Muito obrigado pela contribuição.

Eu Baixei a API RXTX (rxtx-2.1-7-bins-r2) e segui um exemplo de implementação de um Forum da DEVMEDIA (Link: Exemplo de Utilização API RXTX), mas ao compilar, está dando o seguinte erro:

run:
Stable Library

Native lib Version = RXTX-2.1-7
Java lib Version = RXTX-2.1-7
Erro de listener: java.lang.RuntimeException: Uncompilable source code
Java Result: 1
CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 2 segundos)

Você teria ideia do que pode estar errado?
Ou se possível, teria algum exemplo de implementação desta API e como utilizá-la para Leitura/Escrita da Serial?

Muito obrigado!

Herivelton

Estranho, se eu fosse você, seguiria os tutoriais do próprio site do RXTX: rxtx.qbang.org
Esse material da DevMedia tá estranho pois ele fala em criar variável de ambiente CLASSPATH, fala em copiar o JAR dentro do SDK e dentro do JRE, acho que o autor não sabia muito bem o que estava fazendo…

Consegui fazer funcionar agora…
Mas você tem razão… vou também dar uma olhada no tutorial do próprio RXTX… afinal, também não quero ficar amarrado a variáveis de ambiente.

Abs.

Muito obrigado!

1 curtida