Como enviar um video do servidor para ser exibido no cliente?
2 respostas
H
Houston
Gostaria de saber como enviar um video para ser exibido pelo navegador?
Quais as melhores alternativas, seria adiciona-lo ao response? Existe alguma forma passar o caminho no servidor para ele possa ser acessado e não sobrecarregar a rede?
Obs: me corrijam se perguntei alguma besteira, pois estou começando a estudar jsp agora, pelo USE a cabeça. A intenção é ter o arquivo de video no servidor, o servlet ou jsp acessarem o caminho do arquivo (buscando num banco de dados) e passarem como resposta; do lado cliente ele reproduzir, pausar, voltar ,etc.
Vc pretende usar algum protocolo de streamming (tipo RTSP ou RTMP) ou fazer download progressivo?
No Download Progressivo vc vai “baixando” e tocando de acordo com um buffer. no Streamming vc tem um protocolo que define um fluxo continuo de bytes que vc converte em video. A vantagem deste fluxo é que vc pode perder quadros com uma rede ruim mas continuará vendo o video, o buffer pode ser pequeno (3 segundos por exemplo) e o play/pause é feito pelo servidor.
Se vc quer fazer streamming existem alternativas baratas/gratuitas como Red5 e Wowza, além do Flash Media Server. Terias que ver como vc quer consumir isso, qual sera o player, etc. Tenho experiência com isso quando o player é flash - usando Open Source Media Framework apenas.
Vc pode trabalhar com HTTP streamming: é uma playlist que informa pequenos videos de cerca de 10 segundos. É um download progressivo em picadinho. O Wowza suporta, vc pode partir disso.
H
Houston
Pensei que pudesse anexar o arquivo como um atributo de sessão etc. obs será usado numa rede local.
Essa idéia de player progressivo é interessante, mas não sei como começar. pode me dar umas dicas?
Obrigado.