Como escolher sua linguagem?

Bom dia pessoal,

Digamos que eu sou novo na área de TI e acredito que a maioria daqui tem mais experiência que eu, então nada melhor do que eu recorrer aqui. Tenho vontade de ser programador desde criança, já estou atuando na área e estou no último semestre da faculdade.

A grande pergunta é, como vocês se encontraram? Como acharam a linguagem de vocês? Eu estou realmente confuso quanto a isso, uma vez que estou tendo interesse na grande maioria das linguagens.

Não tem confusão, depende do seu objetivo, se for emprego se oriente pelo que o mercado pede. De uma forma geral minhas indicações sao: Java, C#, PHP, SQL, javascript, Kotlin, Swift. Vai depender da demanda da sua região, foque em um tipo de vaga.

Complementando o que falei acima, no meu caso quando as demandas ao meu redor eram mais para usar Delphi, eu estudava Delphi para entrar no mercado, quando surgiram melhores oportunidades em .NET, passei a focar em C#.

Que criança estranha você foi.
Eu queria ser cientista inventor.

De mais a mais, não fui eu que achei a linguagem, ela me achou.
Iniciei a graduação sabendo, apenas, que ia trabalhar com computadores e que isso poderia dar dinheiro (ilusão).
Cursei uma faculdade em que se trabalhava C++, PHP e Java.
Continuei com java após concluir a graduação e foi isso.

Eu sempre quis desenvolver jogos, então estudei lógica e depois comprei um curso de C++, no término desse curso eu quis me aprofundar ainda mais em C++, só que na instituição onde comprei não tinha mais cursos de C++ e bem quando eu terminei, eles lançaram uma promoção para um curso de Java, ai eu decidi experimentar e curti.

Para quem ta começando, eu indico o JavaScript

Vi C, Java e PHP na faculdade, como moro no DF 90% das vagas são para Java, por isso decidi focar nessa maravilhosa linguagem. Hoje trabalho com Java.