Como está a atual situação dos cursos técnicos de nível de 2° grau da área da informática?

A área de Pedagogia não tem curso técnico de nível de 2° grau, existe curso Técnico de Contabilidade de nível de 2° grau, mas a área de Ciências Contábeis exige curso superior para exercer a profissão, talvez este é o motivo da quantidade dos cursos técnicos de contabilidade de nível de 2° grau terem diminuído.

A quantidade dos cursos técnicos de nível de 2° grau da área da informática diminuíram?

Como está a atual situação dos cursos técnicos de nível de 2° grau da área da informática?

Talvez eu expliquei mal o que eu tentei dizer:

Eu disse nesse tópico que a área de Pedagogia não tem curso técnico de nível de 2° grau e que existe curso Técnico de Contabilidade de nível de 2° grau, mas a área de Ciências Contábeis exige curso superior para exercer a profissão, talvez este é o motivo da quantidade dos cursos técnicos de contabilidade de nível de 2° grau terem diminuído.

Eu quero saber isto:

A área de Pedagogia não tem curso técnico de nível de 2° grau, a área de informática tem cursos técnicos de nível de 2° grau, mas os cursos técnicos de nível de 2° grau da área de informática são bem procurados?

A quantidade dos cursos técnicos de nível de 2° grau da área da informática diminuíram?

A área de Ciências Contábeis exige curso superior para exercer a profissão, talvez este é um dos motivos da quantidade dos cursos técnicos de contabilidade de nível de 2° grau terem diminuído porque nem todos querem fazer um curso técnico de nível de 2° grau que não tem valor para conseguir emprego.

Os cursos técnicos de nível de 2° grau da área da informática existem, mas eles tem valor para conseguir emprego?

Vou dar minha opinião: que eu saiba, os de 2°grau, vale a pena fazer, pois na área da computação, eu não vejo , exceto em concursos públicos, como requisitos você ter diploma em Computação ou Analise de Sistemas, mas sim a pessoa saber java, html, mysql, jquery, react native, etc. Sendo que a maioria dos cursos desse tipo estão perto em áreas de parques ou regiões tecnológicas, quer dizer, normalmente é sob demanda -a maioria dos cursos superiores ou tecnicos também- agora se são bons, ou o indice de empregabilidade, não posso dizer no geral, mas pelo que imagino, quanto mais de prestigio for a instituição de ensino , ou quanto mais Mestres e Doutores tem, maior , teoricamente, em ter contato e/ou nerworking com pessoas ou instituições que trabalhem com isso. Uma desvantagem é que, como o pessoal docente na área, em sua maioria, não é licenciado, isso afeta como o ensino ocorre. Não que um bacharel vai dar uma boa aula, ou ser um mau professor, pelo contrario, e mesmo vale pros licenciados. Mas como o bacharelado pra que o egresso saiba pesquisar, e a licenciatura pros que vão ensinar, aquele primeiro corre o risco acaba indo pra sala de aula na pior das hipóteses despreparado, sem didática, e com uma metologia que não é coerente. Não que não saiba do assunto, mas como tenho visto aqui no curso , fica bem notória a diferença entre “saber do assunto” e “saber ensinar”. Lembrando, não generalizando da competência do pessoal, mas educação é melhor que a pessoa passe por um curso da área.

Você, como sempre, é muito generalista. Não dá para afirmar com certeza, afinal, qualidade é relativo e depende de cidade, instituição e conteúdo pragmático de cada curso.

Estude só os cursos técnicos que você realmente tem possibilidade de fazer, ache o melhor e faça.

@Jonathan_Medeiros,

Eu estou com dúvida sobre o assunto do título “Configurando a variável de ambiente PATH” segundo a décima edição do livro Java Como Programar dos Deitel.

Se eu postar agora um tópico sobre isso, esse tópico será bloqueado para não receber mais respostas ou eu serei moderado ou banido?

posso falar com alguma propriedade devido a minha experiência com cursos técnicos e graduação, nessa vida eu já trabalhei de muitas coisas, há 5 anos atrás resolvi fazer um curso técnico de programação na ETEC, afim de ter uma profissão e ganhos melhores.
Durante o curso técnico fiz várias entrevistas, mas mesmo estudando e sendo muito aplicado e até fazendo trabalhinhos para clientes do meu bairro, não conseguir ser contratado por nenhuma empresa.
Perceba que somente a capacidade técnica em programação pode ser de muito pouco valor para grande parte das empresas, eu tinha isso em mente e por isso fui fazer a graduação, logo no primeiro mês já conseguir estágio devido a experiência prévia que tinha, mas só consegui o estágio por está fazendo uma graduação em TI.
Na minha visão, os recrutadores e a maioria das empresas da muito pouco valor para cursos técnicos, eles consideram que no geral você é um profissional bastante raso para o contexto geral da empresa.

1 curtida

Crie um tópico a respeito de sua dúvida e aguarde a comunidade te ajudar!

Sobre ser banido ou qualquer outra coisa próxima disso, basta seguir as regras do fórum que você não vai precisar se preocupar com esse tipo de coisa!
Qualquer dúvida a respeito entre em contato com os moderadores do GUJ.

1 curtida