Como esta o mercado Java?

34 respostas
I

Ola pessoal

Trabalhava com Java ate dois anos atras e entao fui trabalhar em uma outra area (sem ter nada a ver com TI).
Confesso que nesse periodo eu nao me atualizei mais com a tecnologia e gostaria de saber de voces se tiveram grandes mudancas no Java desses anos pra ca.

Na epoca que eu sai de TI (a ultima versao era o Java 6) a Oracle estava pra comprar a Sun.
Vi alguns posts no forum (ainda vou dar uma lida) falando do Java 7 e sobre uma nova versao Java 8.

E como anda o mercado de trabalho ? Nao sei se eh impressao minha mas pelo visto as vagas de Java na APinfo diminuiram bastante.

Tem alguma outra linguagem que “apareceu” por ai que esta competindo com Java ? Ou ainda o mercado esta abandonando o Java em novos projetos para usar outras tecnologias ? Na epoca eu trabalhava com Java para Web com Struts e usando o DB Oracle.

Desculpe tantos questionamentos, mas se puderem responder agradeco

34 Respostas

mausexdd

Acredito que Java ainda é a linguagem predominante… e ficara no mercado por muito tempo (assim espero pq to focando nela … 8) ) por ja estar consolidada e atender a demanda de mercado , mesmo que a mão de obra qualificada ainda seja uma carencia , a Tecnologia esta muito bem , porem as empresas estão exigindo conhecimentos em muitos frameworks como Hibernate,Spring,JSF etc…

Outras tecnologias que também estão muito fortes e pagando bem são ROR , C# e acredito tbm que tem mercado para quem manja de PHP…

Andre_Rosa

Forte, principalmente em web. E agora, com a popularização do Android, vai crescer mais ainda.

robertol

A Oracle comprou a Sun. Não conheço ninguém que use o Java 7 (e sinceramente não vi nada significativo).

O mercado continua aquecido, mas, como o colega falou, exigindo o conhecimento de muitos frameworks. Acredito que as novas linguagens não estão competindo com Java diretamente, mas ganhando espaço em nichos específicos e não explorados…

mausexdd

Exatamente o que eu quis dizer, não levando em conta o C# , as outras linguagens como RubyOnRails , Grovy, Django , também estão pagando muito bem , mais exigem um nivel de conhecimento muito alto , porque neste tipo de projeto desenvolvido nas “Star-Ups” geralmente voce é o cara que projeta,Desenvolve,testa,implementa e da Suporte ao cliente , só que os salarios tbm são bem atrativos em media de 5 - 7k , Agora quando se fala de outros patamares , projetos gigantes JAVA x C# estão brigando legal , só que java ainda domina a maior fatia do mercado …

D

Na verdade não mudou nada…

D

A GTCON POSSUI A SOLUÇÃO PARA O MERCADO DE PROFISSIONAIS JAVA:
CONFIRA NOSSAS OPORTUNIDADES:

[color=red]DESENVOLVEDORES JAVA GRAILS e GROOVY - PARA VILA OLÍMPIA[/color]
IMPRESCINDÍVEL:
Banco de Dados Oracle
TomCat
Apache
Java (Acima de 1.6)
Grails
Groovy
Sistema Operacional Linux

DESEJÁVEL:
Apache
Solaris
Drools

Diferencial:Openx
Mule
Noções de Desenvolvimento .NET
Inglês / Espanhol

Encaminhar curriculo para [email removido]
Com pretensão salarial PJ

Possuimos diversas vagas… consulte!

mausexdd

gtcon …
Desenvolvedor JR .

Quais os pré requisitos.?

D

Olá…

Banco de Dados Oracle
TomCat
Apache
Java (Acima de 1.6)
Grails
Groovy
Sistema Operacional Linux

Por gentileza, encaminhe seu curriculo para [email removido]
e analisaremos seu perfil.

Grata

Hebert_Coelho

Ta bom viu. Me amarro pq nunca falta vaga para quem é bom! [=

Estude e se garanta no mercado não falta vaga! =D

I

Obrigado pelas respostas pessoal,

Me parece que o Java 7 eh bem recente, lancado ha uns tres meses, nao eh isso ?

Fiquei um pouco surpreso de nao ter tantas novidades, se bem que para mim que estou pensando em voltar a ativa em TI isso significa que nao terei nada de novo pra estudar e aprender. Mas eh claro que ainda assim vou precisar dar uma desenferrujada :slight_smile:

E falando sobre frameworks, o Struts ainda eh o mais forte em MVC, ou as empresas estao indo mais para o lado do JSF ? E quanto ao Hibernate ?

E sobre banco de dados, o da Oracle ainda eh o predominante no mercado ? (tenho quase certeza que sim mas em todo caso eh bom perguntar …)

Marcio_Nogueira

Não falta oportunidades de trabalho. :wink:

robertol

Olha, não tenho estatísticas, mas acredito que o JSF seja a tecnologia MVC dominante no momento…

M

A única coisa que mudou é as novas versões do JavaEE, SE e os frameworks vêm tentando simplificar o desenvolvimento em Java, que é uma coisa positiva.

O Java 7 teve mais mudanças estruturais do que na linguagem em si, mas vale a pena. Ainda mais que ficou muito tempo parado no 6…

maior_abandonado

aparentemente tudo teve atualizações nos ultimos meses… eclipse, novas versões de jdk e jee, jboss, não tão recente assim teve o tomcat 7, jsf 2…aparentemente depois que a oracle comprou a sun a coisa agilizou… o jdk 8 foi prometido para se bem me lembro final de 2012.

ao menos a uns 6 meses atrás o mercado estava aquecidíssmo para java, eu atualizei meu cv nessa época e recebo vagas no e-mail até hoje sem nem estar procurando, isso sendo que tenho um cv “normal”, na média de um pleno,sem algo que seja extremamente raro e muito valorizado (não tenho inglês “fluente”, não sou senior… enfim), na época eu fazia bem no minimo duas entrevistas por semana… ao menos aqui em sp parece estar bem aquecido o mercado sim…

quanto a frameworks o hibernate continua sendo muito pedido, em MVC continua sendo JSF e Struts que o mercado pede (um ou outro ou muitas vezes ambos), fiquei um pouco surpreso por causa do spring, várias empresas que fui citaram spring como algum requisito desejável ou diferencial na época, EJB as vezes também era citado.

bom…acho que é isso.

jason_bourne

Em termos de quantidade de vagas, esta mt bom, mas em termos de remuneração, deixa a desejar. Se fosse indicar um caminho para um iniciante que queria ganhar dinheiro: vá para SAP ou ERP Oracle.

M

Mas o caminho é esse mesmo, primeiro é a oferrta de vaga aquecer, depois a remuneração. Em algumas cidades, inclusive na minha, a média salarial vem aumentado, so que bem devagar.

jason_bourne

Mas o caminho é esse mesmo, primeiro é a oferrta de vaga aquecer, depois a remuneração. Em algumas cidades, inclusive na minha, a média salarial vem aumentado, so que bem devagar.

Não contaria com isso (sem querer ser pessimista). O problema do Java é q qualquer um pode sair dominando, já o SAP ou ERP Oracle existe o valor dos treinamentos, q são cariissimos.

M

eduacsp:
marcosalex:

Não contaria com isso (sem querer ser pessimista). O problema do Java é q qualquer um pode sair dominando, já o SAP ou ERP Oracle existe o valor dos treinamentos, q são cariissimos.

Não concordo de linguagem ser mais fácil vá desvalorizar. Os maiores salários nunca foram de quem melhor domina a ferramenta, mas quem consegue entender de fluxo e do negócio pra desenvolver a melhor solução.

SAP e outros ERPs você também pode trabalhar sem ter feito treinamento, eles só ajudam. Mas são valorizados porque a pessoa estuda justamente o negócio e solução dos problemas do cliente e não precisam se preocupar tanto com detalhes técnicos da programação.

maior_abandonado

marcosalex:
eduacsp:
marcosalex:

Não concordo de linguagem ser mais fácil vá desvalorizar. Os maiores salários nunca foram de quem melhor domina a ferramenta, mas quem consegue entender de fluxo e do negócio pra desenvolver a melhor solução.

SAP e outros ERPs você também pode trabalhar sem ter feito treinamento, eles só ajudam. Mas são valorizados porque a pessoa estuda justamente o negócio e solução dos problemas do cliente e não precisam se preocupar tanto com detalhes técnicos da programação.

Eu considero esse argumento “O problema do Java é q qualquer um pode sair dominando” bastante questionável… isso por que se for ver na prática, o problema não é a linguagem, mas sim as pessoas, basta você olhar na faculdade onde as pessoas começam suas carreiras, onde decidem qual caminho em TI vão seguir… a quantidade de gente que começa achando “legal” a ideia de programar mas quando começa a estudar tem dificuldade, não se esforça para aprender/não pega aptidão para a coisa/não se identifica… enfim a quantidade de pessoas que desistem de programação é enorme… e isso me parece acontecer também porém menos em algumas outras linguagens, php por exemplo tem muita gente ai que basicamente só copia e cola scripts e templates que achou graças ao google, fora algumas linguagens que muita gente é “programador de ferramenta arrasta e solta”…

Na prática que gosta de programar, tem saco para os problemas da área além de umas e outras coisas, tem interesse e um pouco de lógica consegue aprender java sem gastar, mas essas coisas ja tiram o “qualquer um” da frase o que muda totalmente o sentido…

jason_bourne

Quando quis dizer “qualquer um”, quis dizer q qualquer um compra um livro de Java e sai programando. Já essas tecnologias que precisam de um investimento alto, não é “qualquer um” que pode pagar por isso

doravan

Não concordo. As faculdades de ADS formam em média 40~80 profissionais por ano cada uma, dentre os quais 3 ou 4 se destacam, enquanto a maioria se arrasta até a formatura e se frustra porque achava que ia ganhar uma bolada como programador.

COLOQUEM NA CABEÇA, PROGRAMAR NÃO É PRA QUALQUER UM!

Já dizia meu antigo gerente:

1. Programar é um dom humano
  2. Entender a lógica do negócio e aplicar em um algoritmo de programação é sobre-humano
  3. Debugar é poder divino
  4. A diferença entre um bom analista de sistemas e um bom analista de suporte, é que o analista de suporte acha que é deus, e o analista de sistemas tem certeza de que o é.

Esse fato de ler um livro de Java e já sair programando, cara, isso é dom… autodidatas quase não têm seu potencial reconhecido por conta do “papel” que prova curso superior. Hoje eu faço teste prático pra contratação, não to nem me lixando por formatura. Os “formados” sem dom que passaram por aqui deixaram um legado de vícios.
Nossa empresa dá preferência a profissionais experientes e que não se atém a uma linguagem só, pois o mercado muda muito; logo vamos ter uma linguagem nova a cada 5 anos, e quem não se abstrai, tá fora do mercado.

I

Valeu pessoal, ficou bem esclarecida a questao

E por falar em remuneracao, alguem saberia dizer quanto esta em media o valor hora ou valor mes para desenvolvedor Java Junior/Pleno/Senior em Sao Paulo (capital) ?

Eu sei que tinha um site que divulgava uma tabela com valores assim mas nao me lembro o endereco.

I

Eu achei esse aqui.

Na verdade nao eh o mesmo site que eu estava acostumado a acompanhar, mas qual a opiniao de voces em relacao a este ? Esta condizente com o mercado ?

O problema eh que nao tem a data de atualizacao desses dados, mas se realmente eles refletirem a realidade entao acredito que a remuneracao caiu um pouco (pelo menos em relacao a 2 anos atras)

Marcio_Nogueira

Aquecido e com alta demenda por profissionais. :wink:

M

IceWine:
Valeu pessoal, ficou bem esclarecida a questao

E por falar em remuneracao, alguem saberia dizer quanto esta em media o valor hora ou valor mes para desenvolvedor Java Junior/Pleno/Senior em Sao Paulo (capital) ?

Eu sei que tinha um site que divulgava uma tabela com valores assim mas nao me lembro o endereco.

Tem bastante tópicos sobre valores, mas a primeira coisa que você tem de saber é que varia muito por região.

maior_abandonado

é exatamente isso que eu disse que discordava e o que eu argumentei ali em cima foi em relação a isso…

bestlinux

O mercado esta bom sim, desde que você esteja preparado para ele.

Uma dica: Spring esta realmente sendo um “diferencial”.

I

IceWine:
Eu achei esse aqui.

Na verdade nao eh o mesmo site que eu estava acostumado a acompanhar, mas qual a opiniao de voces em relacao a este ? Esta condizente com o mercado ?

O problema eh que nao tem a data de atualizacao desses dados, mas se realmente eles refletirem a realidade entao acredito que a remuneracao caiu um pouco (pelo menos em relacao a 2 anos atras)

E sobre essa tabela em http://info.abril.com.br/professional/salarios ?

Eh isso mesmo para quem atua com Java ?

jason_bourne

IceWine:
IceWine:
Eu achei esse aqui.

É isso mesmo… 6000 pra Java Sr, o negócio ta fraco neh :frowning: .

I

eduacsp:
IceWine:

É isso mesmo… 6000 pra Java Sr, o negócio ta fraco neh :frowning: .

Pois eh, eu achei que o valor deu uma “encolhida” de uns tempos pra ca.

Sparcx86

vou falar dos dois mercados que eu conheço bem,
São Paulo tá bombando, precisa de profissionais mesmo é hora de cobrar caro a sua hora.
Brasilia esquece até ano que vem… :lol:

jason_bourne

Sparcx86:
São Paulo tá bombando, precisa de profissionais mesmo é hora de cobrar caro a sua hora.

Não acho q esta bombando. Vai cobrar para Sr uns 7 ou 8 mil CLT pra vc ver o não q vai levar.

Sparcx86

eduacsp:
Sparcx86:

Não acho q esta bombando. Vai cobrar para Sr uns 7 ou 8 mil CLT pra vc ver o não q vai levar.

é ai tambem seria forçar a barra né champ. :lol:
bombando eu digo pq tem muitas vagas. aqui onde estou agora é que nao tem, agente manda curriculo nego leva um ou dois meses sequer pra responder.

alias

Amigos, aproveitando o gancho do tópico, gostaria de uma opiniao dos colegas pois estou levemente “chateado” com o mercado Java.

Ocorre que eu adoro programar e adoro Java, e vemos a nossa amada tecnologia evoluir em termos de melhorias, novas versões, frameworks, etc. Enfim, novas features que são incluidas na tecnologia Java como um todo para melhorar a nossa vida. Vou supor que os colegas sejam como eu e gostem de mexer com os frameworks mais legais, as ultimas versoes do novo sei-la-o-que do Java, etc.

Ocorre que aqui em SP vejo de fato muitas,muitas vagas, mas pra trabalhar com sistemas legados que usam tecnologias como Struts 1, JDBC puro, Java 1.4…me parece que as empresas nacionais nao tem um perfil tecnologico e de evolução das suas plataformas. O que nos leva a atuar em projetos muitas vezes horrorosos, pra mexer em codigos feitos (as vezes mal-feitos) anos atras e sem nenhuma das tecnologias que sao vangloriadas hoje em dia.

Não é a toa que os RHs falam que nao há profissionais…quase tudo o que elas pedem a galera que está começando nem aprende mais.

O que os srs acham desse cenario?

Criado 31 de outubro de 2011
Ultima resposta 3 de nov. de 2011
Respostas 34
Participantes 15