Acompanho como anônimo há bastante tempo esse fórum e achei que chegou a hora de começar a me tornar um “membro oficial” desde já.
Como a maioria, eu trabalho o dia todo e o tempo que me resta durante a semana é a noite, horário onde nem sempre temos disposição para estudar ou fazer algo que envolva o uso mental, eis que o mesmo está quase desgastado por conta do stress do dia. Trabalho com TI em uma instituição de ensino.
Minha pergunta é: sei que a grande maioria aqui passa ou já passou por isso. Gostaria de algumas dicas sobre como começar a estudar programação (mais precisamente Java) com o pouco tempo que resta devido a rotina diária. Venho estudando há alguns meses, só que não consigo nem se quer estudar uma semana ininterrupta, mas sei que alguém aqui já encontrou algum “macete” para driblar essa situação.
Desde já agradeço e desculpa pelo longo texto. Sou uma pessoa curiosa e por isso gosto de perguntar bastante.
Você dispõe de recursos para algum curso? Pois a responsabilidade (e o custo) de um curso ajuda bastante a motivar os estudos, principalmente se for presencial.
Não vejo nenhuma técnica de estudo que não envolva sentar na cadeira e programar, praticando e estudando ao mesmo tempo. É um teste de determinação mesmo. Qualquer fórmula de estudo será uma variação disso.
O que geralmente recomendo é programar com algum objetivo (ex: criar uma aplicação X, ou replicar - até onde for possível - as funcionalidades de uma aplicação Y), pois só programar por programar, copiando trechos de livros e outros materiais, logo se torna desestimulante, pois não há muito resultado concreto além da mera cópia. Ao menos pra mim, isso não é mais tão interessante.
Como você parece ter pouco tempo por dia, outra possibilidade é focar em um único tópico por dia, por 1h ou menos talvez, sem desviar o foco para assuntos tangenciais. Você pode fazer isso por exemplo com o material da Caelum, pegando um capítulo ou mesmo uma pequena seção (ex: generics) e estudando-a, criando pequenas variações dos exercícios. Só siga adiante quanto sentir que absorveu bem o conteúdo.
Eu estou iniciando os estudos em Java também, não quero de forma alguma fazer propaganda, mas o que tem me ajudado é o Alura. Eles possuem um módulo chamado “formação Java” que dá para estudar gradativamente e com pouco tempo por dia, e no final deve-se criar um projeto (mas não cheguei nessa parte ainda).
A desvantagem é que é pago anualmente, podendo ser parcelado, mas ainda assim penso que vale a pena.