Como ESTUDAR Java?

7 respostas
D

Ola para todos :smiley:
faz um tempo que nao frequento aqui o PJ mas de vez em quando passo por aqui…
Bom, sobre o topico, eh o seguinte:

Desde que comecei a estudar java na faculdade, eu me interessei muito, e descobri que a minha area na informatica, eh trabalhar com java. Mas, como todo iniciante, eu nao sei fazer muita coisa ainda, estou aprendendo; comprei o livro do Deitel, dei uma boooa lida e ajudou muito, nao tive dificuldade na faculdade pelo menos, mas fora da facul eh outra historia…

o que fazer para estudar java? que tipos de exercicios fazer e onde pega-los, tecnicas para memorizar a linguagem ou algo do tipo…
Pergunto isso por que desde dei uam boa lida no livro do deitel, eu fiquei meio perdido, pois na minha cidade nao ha estagios/empregos para trabalhar com isso, e nao tenho como sair daqui para exercer essa funcao, entao, qual a melhor forma de praticar?
Pretendo ano que vem fazer algum curso de java tambem, para pegar uma base melhor e um certificado tambem, que ajuda neh, hehe :wink:

entao, quem puder me ajudar, ficaria grato :smiley:

(vish, fico meio grande o post :P)

7 Respostas

C

Olá!

Bom … em minha opinião … eu estudo java criando situações e montando exercícios ara mim mesmo … uma ótima fonte de exercícios que vc tem eh o google … lah ele disponibiliza uma série de exercícios de faculdades … muito bom

Mas a criatividade ajuda muito!

[]s

V

Só procure memorizar Java na hora de estudar para a certificação. Antes disso, é computador na frente e o livro ao lado.

Depois de ler livros e fazer alguns exercícios, uma idéia seria ajudar a desenvolver um software livre. Mas vai ser difícil encontrar um software livre já em desenvolvimento e com código fácil de entender.

Assim, uma idéia melhor é fazer um controle de clientes para a loja da sua tia, ou qualquer outro sistema simples mas que você supõe que seja usado de verdade. Você vai ver como as preocupações aumentam prá caramba.

Depois, parta para a certifição. Com ela vai ser bem mais fácil conseguir o primeiro estágio. E lá sim você vai aprender de verdade. Quando menos perceber, já vai estar falando Java. :wink:

W

Saudações!

O segredo é programar, programar, programar. Muita disciplina e é isso, você imagina algo que tá faltando em java, por exemplo, algo que exista em Delphi ou Pascal, até mesmo C/C++ e vai transportar pro mundo Java.
Vai ver que é bem diferente da programação estruturada e vai aprender muita coisa. Os livros, tutoriais e fóruns ajudam muito também, são essenciais.

Valeu!

Wellington Candeia

F

“vinci”:
Assim, uma idéia melhor é fazer um controle de clientes para a loja da sua tia, ou qualquer outro sistema simples mas que você supõe que seja usado de verdade. Você vai ver como as preocupações aumentam prá caramba.

Depois, parta para a certifição. Com ela vai ser bem mais fácil conseguir o primeiro estágio. E lá sim você vai aprender de verdade. Quando menos perceber, já vai estar falando Java. :wink:

Com certeza essa é a melhor opção no meu ver. Quando voce ta só fazendo testes não existe uma exigência de alguém, nem mesmo o uso intensivo do software que voce criou. Quando voce desenvolve um sistema, por mais simples que seja, mas que seja realmente usado é bem diferente. Voce não precisa ficar pensando no que implementar de novo, as necessidades vem dos próprios usuários…

R

Cara, todo comeco e dificil, vc vai ter que ralar com o livro do lado mesmo. E qto mais programar, mais familiarizado com a sintaxe vc vai ficar.

E qdo tiver um pouco mais de experiencia, sugiro vc oferecer softwares para seu proprio aperfeicoamento…

Mas e isso ai, estude muito e os resultados aparecao.

Flw

F

Eu programo bastatnte e faço muitos exercicios, e tambem tenatr ajudar os outros tb e muito para vc aprender pq vc vai ter que estudar para ajudar os outros :cool: :cool:

W

:twisted:
e fique a vontade em postar duvidas aqui no PJ, a galera tá aqui pra dar uma força legal; mas não tem geito, o negócio é “devorar” o livro do Deitel, depois q vc já acabou com ele todinho, compra outro e manda bala, mas dedica sempre um tempo de forma regular…aí vc vai ver.

Ws

Criado 9 de setembro de 2004
Ultima resposta 16 de set. de 2004
Respostas 7
Participantes 8