Olá pessoal, muito obrigado pela resposta de todos vcs.
De acordo com a resposta do colega djemacao me atentei que um título mais apropriado pro tópico seria: Como estudar pra se tornar um desenvolvedor web java, e na verdade a minha intenção é essa.
E acredito que com um pouco mais de informação, seria melhor pra vcs me ajudarem, entao vamos lá: Eu já desenvolvi um sistema inteiro utilizando java, porém somente com JSE, com Swing,Jasper… Recentemente me tornei SCJP 6 e fiz uma especialização em desenvolvimento web, onde peguei uma boa noção das coisas, como jsp,servlet,jpa,ejb… Mas nunca desenvolvi nada pra valer pra web. Meu inglês é razoável pra ler as documentações.
Como esse é um campo muito vasto, se fica perdido em o que e como estudar. De acordo com as respostas de vcs tracei uma estratégia, gostaria que dessem opnioes para melhorá-la ou corrigi-la.
O livro proposto pelo JonathanSSantos parece ser bom, Livro , fiquei até tentado em começar por ele, entendendo um pouco mais pra que serve as coisas na prática e tendo uma experiência real, mas pelo que ouvi falar e na própria destinação do livro, tem que se ter um conhecimento prévio, e principalmente de JSF. E também me parece que o foco do livro é a integração dessas tecnologias e não as tecnologias. Como vou integrar se nem as conheço direito?
Então estudaria o Java Persistance com Hibernate , axo que esse ainda é o melhor livro, apesar de ser de 2007. Como esse é um assunto tão essencial e importante axo que vale a pena ler um livro. E a propósito, quando falam de “JPA puro” e “JPA do Hibernate” estão falando em usar as anotações nas classes ou não né? E com o Hibernate se usa, mas acredito que pro começo é melhor né?
Depois o Core JavaServer Faces , pois dizem que é melhor ler um livro primeiramente pra entender. E bem mais pra frente, depois de tudo leio a documentação, pois quero rapidez agora.
A respeito de Spring tem gente falando que o melhor é estudar pela documentação, o que acham? Eu particularmente axo que começar pela documentação as coisas ficam um pouco sem nexo e em ingles um entendimento inicial é mais complicado e menos produtivo. Mas eu vi esse Livro Spring 2.5, só o precinho que é salgado e tem 1296 paginas e salvo o engano saiu o Spring 3.0, não sei se compensa.
Depois talvez estudar o livro proposto pelo JonathanSSantos…
Depois o EJB 3 em ação, pra ter uma boa noção.
E ir tentar desenvolver uma aplicação na prática pra aprender fazendo e ir buscando os conhecimentos que precisarem… e haja grana pra comprar livros…
Agradeço muito a opnião de vcs…