Como estudar JEE?

Olá pessoal,
já tenho uma noção de JEE, tipo já conheço servlets e jsp, jpa, ejb e tenho uma idéia bem superficial de JSF,Spring… mas é só noção, pois nunca aprofundei ou utilizei, mas agora quero me aprofundar e estou meio perdido de como fazer isso. Gostaria de dicas em como estudar, se é melhor por livros, favor indicar, se é pela API e documentação da sun… ou o que?

Grato.

DA uma lida em livros…

Tem um livro tri bom do edson golcalves

Muito bom

JavaServer Faces-Facelets-Spring-Hibernate

Um estudo mais especifico seria interessante, Documentação, mas um estudo mais geral um livro sempre é bom. Uma forma de melhorar seus conhecimentos, e a que eu usei, foi desenvolver um sistema usando os freamworks que tinha interesse em aprofundar meus conhecimentos e com ajuda da documentação fui contruindo e explorando todas as funcionalidades delas.
Boa Sorte!

[quote=subgiu]Olá pessoal,
já tenho uma noção de JEE, tipo já conheço servlets e jsp, jpa, ejb e tenho uma idéia bem superficial de JSF,Spring… mas é só noção, pois nunca aprofundei ou utilizei, mas agora quero me aprofundar e estou meio perdido de como fazer isso. Gostaria de dicas em como estudar, se é melhor por livros, favor indicar, se é pela API e documentação da sun… ou o que?

Grato.
[/quote]

Veja essa site Site Java

[quote=subgiu]Olá pessoal,

[/quote]

Primeiro Spring não JEE. Alías é a contradição de JEE.
JEE é mais que EJB. JEE é JDBC, JMS, JavaMail, JAAS , JCS (Criptografia) , entendimento de transações especialmente ACID e claro entender o que é um Application Server.
Servlets e jsp não enchem nem a cova de um dente do JEE. JPA embora parte do ejb não é JEE (já que se pode usar em JSE).

A melhor forma de estudar é fazendo. mas se quer partir para os livros temos. Enterprise Java™ Security para JAAS e JCS. Java Transaction Processing: Design and Implementation para transações. JMS , JavaMail e JDBC dá ppara seguir os tutorias sa sun.

Google!!!
rsrsrs
vlw
abs

No geral, você não vai utilizar Java EE a fundo. Você vai trabalhar muito com aplicações Web em Java. Neste caso, é altamente recomendável saber Spring, EJB 3, JavaMail, Web Services, Hibernate, JSF e JPA.
Conhecer um Application Server é relativo, porque muitos desenvolvedores só sabem o feijão com arroz, mesmo porque são vários. Mas se já souber bem um JBoss e um Tomcat, o mercado abre as portas com facilidade.

PS: Também estude tecnologias mais antigas, como Struts 1, pois o que tem de sistema legado nesta tecnologia não está escrito.
PS2. O livro que o JonathanSSantos recomendou lhe dá uma aplicação pequena do que é um desenvolvimento completo. Também recomendo se é iniciante.

Olá pessoal, muito obrigado pela resposta de todos vcs.

De acordo com a resposta do colega djemacao me atentei que um título mais apropriado pro tópico seria: Como estudar pra se tornar um desenvolvedor web java, e na verdade a minha intenção é essa.
E acredito que com um pouco mais de informação, seria melhor pra vcs me ajudarem, entao vamos lá: Eu já desenvolvi um sistema inteiro utilizando java, porém somente com JSE, com Swing,Jasper… Recentemente me tornei SCJP 6 e fiz uma especialização em desenvolvimento web, onde peguei uma boa noção das coisas, como jsp,servlet,jpa,ejb… Mas nunca desenvolvi nada pra valer pra web. Meu inglês é razoável pra ler as documentações.

Como esse é um campo muito vasto, se fica perdido em o que e como estudar. De acordo com as respostas de vcs tracei uma estratégia, gostaria que dessem opnioes para melhorá-la ou corrigi-la.

O livro proposto pelo JonathanSSantos parece ser bom, Livro , fiquei até tentado em começar por ele, entendendo um pouco mais pra que serve as coisas na prática e tendo uma experiência real, mas pelo que ouvi falar e na própria destinação do livro, tem que se ter um conhecimento prévio, e principalmente de JSF. E também me parece que o foco do livro é a integração dessas tecnologias e não as tecnologias. Como vou integrar se nem as conheço direito?

Então estudaria o Java Persistance com Hibernate , axo que esse ainda é o melhor livro, apesar de ser de 2007. Como esse é um assunto tão essencial e importante axo que vale a pena ler um livro. E a propósito, quando falam de “JPA puro” e “JPA do Hibernate” estão falando em usar as anotações nas classes ou não né? E com o Hibernate se usa, mas acredito que pro começo é melhor né?

Depois o Core JavaServer Faces , pois dizem que é melhor ler um livro primeiramente pra entender. E bem mais pra frente, depois de tudo leio a documentação, pois quero rapidez agora.

A respeito de Spring tem gente falando que o melhor é estudar pela documentação, o que acham? Eu particularmente axo que começar pela documentação as coisas ficam um pouco sem nexo e em ingles um entendimento inicial é mais complicado e menos produtivo. Mas eu vi esse Livro Spring 2.5, só o precinho que é salgado e tem 1296 paginas e salvo o engano saiu o Spring 3.0, não sei se compensa.

Depois talvez estudar o livro proposto pelo JonathanSSantos…

Depois o EJB 3 em ação, pra ter uma boa noção.

E ir tentar desenvolver uma aplicação na prática pra aprender fazendo e ir buscando os conhecimentos que precisarem… e haja grana pra comprar livros…

Agradeço muito a opnião de vcs…

[quote=Alex Basto][quote=subgiu]Olá pessoal,

Grato.
[/quote]

Veja essa site Site Java[/quote]

nada contra, mas eita layout feio… pensei que tinha tomado LSD quando entrei no link.

Fala pro Duran ser mais clean.

Olá pessoal, e ai… ninguém? nenhuma opnião?

Grato.

bem se tem disciplina nao há nada melhor que livros + documentacao, por exemplo hibernate a propria documentacao o cara sai de la com um conhecimento bem da tecnologia. e tem em portugues para facilitar.

Como vc tem uma base ja do JEE, eu recomendaria vc partir para essas tres tecnologias: Hibernate, JPA e JSF. depois desenvolvia uma aplicacao usando o maximo de recurso da tecnologia, e dai partia para outras tecnologias. É o velho ditado dividir para conquistar.

abraco, e bons estudos.