Como estudar os códigos fontes do java?

12 respostas
lelodois

Surgiu este interesse, uma curiosidade de saber como funciona por baixo os códigos que eu escrevo…

A minha intenção em abrir este tópico é também de fazer um grupo de estudo, para quem quer ou quem já estudou como é escrito o java.
Por favor, postem alguns possíveis caminhos ou orientações neste assunto.

Agradeço
abraços

12 Respostas

B

Vc quer dizer: Como estudar os ByteCodes?
É isso?

lelodois

baum7:
Vc quer dizer: Como estudar os ByteCodes?
É isso?

Sim, estudar a criação deles, as apis em tempo de execução, etc.

joselmocs

Se for estudar os CÓDIGOS FONTES, no netBeans você segura CTRL e clica em alguma classe Java.

lelodois

Uso eclipse, e já consigo atrelar as classes aos fontes.

ViniGodoy

Boa parte das APIs do Java são disponibilizadas junto ao JDK (o Netbeans e o Eclipse abrem), e é escrita em Java mesmo. Já são uma ótima fonte de estudo.
Você também pode estudar a especificação da VM e dos bytecodes. Ajuda bastante a entender o formato do binário do Java.

renanreismartins

lelodois:

poderia me explicar como fazer isso ?

abrassss

Foxlol

Vai no diretório de instalação do JDK e lá vai ter um arquivo comprimido chamado src.

Flw

lelodois

ViniGodoy:
Boa parte das APIs do Java são disponibilizadas junto ao JDK (o Netbeans e o Eclipse abrem), e é escrita em Java mesmo. Já são uma ótima fonte de estudo.
Você também pode estudar a especificação da VM e dos bytecodes. Ajuda bastante a entender o formato do binário do Java.

É este estudo que eu quero elaborar.

Tem alguma estratágia, uma sequência ou algo do tipo para estudar isso?

ViniGodoy

renanreismartins:
lelodois:

poderia me explicar como fazer isso ?

abrassss

Já até nas configurações em Installed JREs. Lá vai estar apontando para o JRE. Altere essa configuração e faça-a apontar para o JDK.
Pronto.

ViniGodoy

Comece um projeto pequeno de seu interesse (web ou desktop) e veja quais classes vc está usando. E estude essas classes. Acho que tentar ler a API em ordem alfabética não ajuda muito.

No estudo de uma classe, veja também as classes relacionadas. Só isso via te dar bastante trabalho.

Você pode suprimir o estudo de algumas classes, caso elas lhe pareçam óbvias demais (como a maior parte dos métodos da classe String, por exemplo).

lelodois

Vlw pela dica.
Mas os nossos projetos dificilmente abrangem 10% da api…

renanreismartins

ViniGodoy

vc é o ninja mesmo… obrigado. aproveitando a oportunidade, ja perguntei isso aqui mas ngm respondeu:

eu tenho uma lib, junto com esta lib, tenho o javadoc da mesma, como atrelo o javadoc para que eu consiga le-lo dentro do eclipse, assim como acontece com as classes nativas ?

/*EDIT

pessoas, consegui resolver esse problema:

clique com o direito na sua lib, va em properites, la vai ter uma opçao na arvore: JavaDoc location

dai eh soh apontar para o site ou entao para a pasta.

finalmente… rs
EDIT*/

abrassssssssssss

Criado 17 de março de 2010
Ultima resposta 17 de mar. de 2010
Respostas 12
Participantes 6