Como estudar?

8 respostas
M

Ola…

estou a um tempo aprendendo Java… digamos que ja aprendi a trabalhar com Java Stand-Alone, montando frames, InternalFrames, JDBC, JTable, trabalhar com as Classes do pacote Swing e etc…
Hoje atualmente eu estou desenvolvendo e aprendendo JSP e Servlet.

Agora eu quero estudar para Certificação de Programador, eu sei que não precisa apenas “saber” programar, tem que “decorar bastante coisas”.

Antes de eu começar a fazer os simulados da javaranch.com gostaria de saber o que eu preciso saber bem??

Por exemplo, de Swing, eu tenho que estudar TUDO??? decorar os métodos por exemplo dos JTextField? a classe JTextField da onde ela é derivada…

estudar String por exemplo e decorar todos seus métodos??

o que eu preciso estudar…
Eu tenho apenas o Java Como Programar 4. Existe algum livro na internet que ajuda a estudar ou com o How to Program 4 está bom?

Obrigado

8 Respostas

Rafael_Steil

Nesta pagina:

http://suned.sun.com/US/catalog/courses/CX-310-035.html

em “Objectives”, ha a relacao do que voce precisa estudar.

Rafael

Bani

Resumindo os objetivos, não cai nada de interface gráfica, de JDBC, etc. Cai a “essência” da linguagem, como funcionam seus operadores, orientação a objetos, threads e classes principais (String, Math, Collections, Wrappers).
Não é uma prova que tenha tanta coisa para decorar em quantidade (comparativamente a de Web Component), mas as poucas coisas que tem que saber, é necessário entender bem, com detalhes mesmo.

M

valeu Rafael e Bani

eu dei um olhada la na pagina…

o Conteúdo não é nada que eu “nunca” usei, tudo que tem la eu ja dei uma estudada, uso, ou ja fiz testes, nada que parece “tão complexo”

o que fica a duvida é por exemplo.
Vi la falando bastante sobre a Class Math… o basico dela eu sei, que todos seus métodos são statics e etc… agora, eu preciso decorar todo seu método?
isso vale pra classe String também?

tudo que tem nessa pagina ae eu preciso praticamente decorar tudo, ou sabendo apenas como funciona ja é o suficiente…Isso que me preocupa, eu sei usar por exemplo a Classe String (na verdade eu uso mais a StringBuffer), alguns métodos eu uso bastante como toString(), valueOf(), mas tem métodos que eu nunca usei, ae vou ter que estudar tudo (digo decorar)
para Collection também?
array?

resumindo… tudo que tem la tenho que saber “bem” (decorar)

obrigado e desculpa a encheção de saco

Bani

Não tem que saber absolutamente todos os métodos, tem que saber os principais. Por exemplo, das classes wrappers, os que caem mais são os relativos a conversão entre os tipos, de/para String, saber qual é static e qual não é, etc… de collections, cai mais quando usar cada uma das interfaces/classes, não tanto seus métodos. Não vai cair por exemplo o método IEEEremainder da classe Math, mas cai por exemplo “como obter o cosseno de 45 graus”, e aí tem que saber do método cos e do toRadians.
Mas a “pior parte” da prova não é tanto a de decorar os métodos dessas classes. As questões mais difíceis são as conceituais. Portanto, mesmo já trabalhando com Java, é recomendado você fazer uns simulados para ver qual parte precisa estudar mais.

Rafael_Steil

Olha, vc precisa saber, nao decorar. Entendendo o funcionamento, para que serve cada coisa, voce esta bem.

Os metodos valueOf(), parseXxx() etc etc sao os metodos “wrapper”, e voce precisa saber os tipos existentes de parametros possiveis, por exemplo. Mas nao eh nada complicado, pois Long, Integer, Float e Double tem os parseXxx e valueOf em comum, enquanto Char e Boolean nao tem esses metodos em sua maioria.

Os da classe Math tmb soh precisa estudar os que pede la, e saber o que retorna e o que recebe como paramtro, nada complicado.
Esses tipos de questao cai bem pouco.

Ja sobre Collections, vc vai precisar estudar bastante, pois cai uma quantidade razoavel de questoes, que vao desde para que serve determinada classe, ate em qual situacao voce deve usar uma outra.

Rafael

M

Obrigado Bani

ultima pergunta… conhece algo OnLine que possa me ajudar a estudar?
unico livro que eu tenho é o Java Como Programar 4, e teno o Core Servlet JSP, mas esse nem vou usar na certificação…

tem algo online que eu posso estudar?
e qual livro, sem ser online eu posso adquirir (se nao for tao caro), pra um melhor estudo?

obrigado pela ajuda
fico muito grato

marciolx

O tutorial do Marcus Green ( http://www.jchq.net ) é muito bom para começar.

M

Valeu Rafael, realmente é o que eu vou estudar mais… principalmente Collection e Thread

wrappers, classe Math, String, é algo que eu mexo meio que no dia a dia, então fica mais facil de dar uma re-estudada.

Marciolx, valeu pelo site, eu entrei nele e tem um bom material pra estudo… principalmente agora que to meio sem grana pra adiquirir um livro…

obrigado a todos pela ajuda

Criado 17 de abril de 2003
Ultima resposta 17 de abr. de 2003
Respostas 8
Participantes 4