Srs, queria de algumas dicas para estudar, no caso, algumas tecnicas que ajudasse absorver melhor os conteudos
estudados. Eu sinto uma certa dificuldade de sentar e ler um tutorial na web, as vezes acho que talvez teria algumas tecnicas
que ajudasse a melhor o estilo de estudos e tals…
existem vários livros… sobre várias coisas
tente se focar no que você quer aprender e começar entendendo como tudo funciona… Acredito que falte muito disso na educação hoje. A minha opinião é que não se aprende as coisas por decorá-las, como boa parte dos professores (principalmente de ensino médio) ensinam. Não adianta escrever um amontoado de fórmulas num quadro e esperar que todos memorizem-nas sem base nenhuma, sem mesmo saber o porquê de sua existência ou de onde elas vieram… Talvez seja por isso que as áreas exatas sejam tão ‘odiadas’ por estudantes do ensino fundamental/médio
Mas sobre você estudar, acredito que não tenha um segredo especial. Pode ser com livros, tutoriais, artigos etc. desde que você se preocupe em entender como as coisas funcionam… Já vi muita gente na faculdade dizendo “Ah eu não quero saber de programar em notepad, pra quê se o NetBeans faz tudo por mim?” ou “Professor, nós queremos programar! Chega desses conceitos de UML, interfaces, abstração e ‘essas coisas’, a gente quer programar!” que passam 7 semestres inteiros do curso de CC sem saber o que é o javac. E não são poucos os casos, mas…
Sharkns
a galera que já estudou/estuda pra concurso sabe como é, no começo você vai perder boa parte do tempo aprendendo a aprender, na escola eu passava sempre no limite e no outro semestre já não lembrava de nada que tinha “aprendido”, o negócio é você primeiro saber qual forma de estudo você se encaixa melhor, quando você começa a estudar pra concurso todo mundo quer te vender um método e você acaba mais querendo saber como aprimorar a forma de estudar do que realmente estudando e isso é uma coisa que você só vai aprender fazendo, lembro de uma colega que era A ALUNA, só nota 10, mais ela fazia anotações durante a aula toda e depois dava uma revisada em casa, e só isso, sem se matar de estudar nem nada, se os tutoriais não estão funcionando, já tentou um livro impresso? que tal uma vídeo aula?
Uma pequena busca no google já te trás algum bom tempo de leitura rsrs
Verifique também se o conteúdo que você tá lendo é adequado. Tutoriais normalmente são muito resumidos, não aprofundam conceitos nem nada. É diferente de ler livros e documentações.
Fora isso, acho que é preciso praticar o que se aprende sempre que possível. Não adianta ler o livro e botar ele na prateleira pra pegar pó. Quando ver oportunidade de aplicar um conceito, busque o livro e releia as partes relevantes.
Discutir sobre o conteúdo abordado é bom também. Eu gosto de procurar discussões aqui no GUJ a respeito de muito do que leio.
A
allantrevisan
Vou te indicar um blog que gosto muito sobre lifehacking, como ser mais produtivo e aprender mais em menos tempo, o blog do Scott Young -> http://www.scotthyoung.com/blog/
Um outro recurso que eu tb uso bastante quando quero destrinchar um assunto ou pegar os pontos principais de um artigo por exemplo é o mapa mental -> http://en.wikipedia.org/wiki/Mind_map
Se o problema for se concentrar por longos períodos de tempo vc pode querer dar uma olhada na técnica Pomodoro -> http://br.pomodorotechnique.com/
Eu acabei de ler não faz muito tempo o livro do David Allen, um livro sobre produtividade, ele aborda o assunto de como organizar o que vc precisa fazer de modo a ter uma “mind like water”, ou seja como fazer o que vc precisa de modo que enquanto vc estiver fazendo essa coisa vc tenha certeza que está fazendo a coisa certa e poder dedicar toda a sua atenção. O nome do livro é “getting things done the art of stress-free productivity”, tem ele em português também mas o titulo é diferente.
Se eu lembrar de mais alguma coisa depois eu posto.
A
allantrevisan
Vou dar um exemplo de como eu faço para estudar, por exemplo um livro sobre alguma linguagem de programação: eu construo um mapa mental que funciona tanto como um resumo do livro como também uma ferramenta para entender melhor o conceito que eu estou estudando. Conforme eu vou passando pelas seções do texto eu adiciono um nó ao meu mapa mental com o titulo da seção e se a seção for relevante adiciono tópicos a esse nó com os conceitos aprendidos, ai varia do grau de detalhe que vc quer dar ao seu resumo. Dependendo se a seção tiver código é interessante pegar esse código, escreve-lo e executa-lo. As vezes eu também apenas leio e estudo de uma forma mais passiva, varia muito do assunto e do grau de profundidade que eu quero adquirir no material. é bom ter em mente também que fazer um mapa mental para todos os tópicos do livro e transcrever todo o código acaba tornando o processo de aprendizagem bem mais lento.
Outra coisa a se ter em mente tb é não se prenda a técnicas, tente ser flexível na maneira em que vc aprende. Tenha em mente que não existe milagre, acredito que estudando sobre o assunto de aprendizagem podemos melhorar muito nossa capacidade de aprender mas não se iluda com alguns cursos e materiais por ai que prometem te dar uma super memoria, entre outras coisas…
denisspitfire
cara, além de tudo isso. Dormir e se alimentar bem e de maneira equilibrada AJUDA MUITO na parte de atenção.
Existem pesquisas que uma pessoa que toma chá todos os dias, tem até 40% a mais de atenção do que ela mesma antes de ter essa rotina.
Agora nao me pergunte se é verdade… kkk mas que ajuda, ajuda e muito.
Frantic_Avenger
allantrevisan:
…
Eu acabei de ler não faz muito tempo o livro do David Allen, um livro sobre produtividade, ele aborda o assunto de como organizar o que vc precisa fazer de modo a ter uma “mind like water”, ou seja como fazer o que vc precisa de modo que enquanto vc estiver fazendo essa coisa vc tenha certeza que está fazendo a coisa certa e poder dedicar toda a sua atenção. O nome do livro é “getting things done the art of stress-free productivity”, tem ele em português também mas o titulo é diferente.
Se eu lembrar de mais alguma coisa depois eu posto.
O livro é o A Arte de Fazer Acontecer, se não me engano.
Anime
Pra mim a melhor forma é colocar a mão na massa, desenvolva um projeto…