Como eu poderia fazer ? Dicas... (JSF)

Boa tarde,

estou fazendo um projetinho uma espécie de banco de dados da cidade pra estudar e agora quero fazer algo que não sei como.
Tenho uma tabela no banco de dados (DB mesmo) de bairros e outra de casas.
Tem uma hora que eu posso escolher qualquer bairro e depois que eu escolher vai aparecer uma tela que mostra todas as casas (em um dataTable) que estão dentro do bairro que eu escolhi. Eu quero fazer uma única tela que mostre as casas do bairro que eu escolhi, o problema está aí, não sei como dizer para o meu Backingbean setar uma determinada variável pra procurar aquilo que eu escolhi.
Tudo bem que eu poderia fazer método por método mas e quando eu colocar mais coisas no banco de dados ?
Então é isso, gostaria de saber se tem como fazer isso que eu preciso e se alguém pode me dar uma dica de como fazer um exemplo ou algo assim…
Obrigado desde já.

Você não vai enviar um atributo por atributo simples, separadamente, para o backingbean. Seria mais coerente você setar um objeto agrupando estes atributos (o que você provavelmente ja vai ter na modelagem do domínio) e ligar este objeto a seu backing bean.

Obrigado, mas acho que não é isso que quero fazer.

Bom, pra ser mais prático.
Como eu faço pra pegar o valor de um componente quando eu clicar nele ?

Exemplo: eu tenho um link que na verdade é o valor tirado de um banco de dados.
Quando eu clicar nesse link ele vai me redirecionar pra uma página genérica que sempre exibe valores dependendo do link que eu cliquei. Então se eu souber o valor que tem dentro do componente (link) eu posso fazer uma pesquisa no banco de dados pra poder exibir isso na tela genérica.

E é isso que me resolveria o problema.

Alguma sugestão ?

qdo vc gerar o link para a sua “pagina generica que sempre exibe valores…” vc pode passar como parâmetro um id que identifique o restante dos dados que vão ser exibidos. Aí (na “pagina generica”) vc pega o parametro da requisição http e faz um select simples no banco.

… e renderize sua dataTable aplicando os dados recebidos.

Para setar o atributo (id) da linha do objeto na tabela no backingbean que vc quiser, vc pode usar o f:setPropertyActionListener. Procure sobre esta tag.

Obrigado pelas respostas, vou pesquisar sobre o f:setPropertyActionListener , não tenho muita experiência com JSF e eu comecei a programar faz pouco tempo.