Bom dia a todos, sou novo aqui no GUJ.
Eu terminei a um tempo atrás a faculdade de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, tenho algumas noções de programação. Porém eu queria evoluir, aprender partes mais avançadas de programação.
Porém tudo o que eu encontro na internet em video aulas é o básico de programação.
quando encontro algo um pouco mais avançado, a pessoa que está ensinando no vídeo explica o que os comandos fazem, mas não ensina exatamente o porque de utiliza-los e nem quando utilizá-los.
Gostaria de saber se algúem pode me dar uma ajuda, me aconselhar onde consigo encontrar maiores explicações. Qual o melhor caminho a seguir para evoluir meu conhecimento em Java.
agradeço a todos.
Leia os livros indicados:
http://pontov.com.br/site/java/47-javageral/89-roadmap-java
Todos eles já podem ser encontrados em português. E programe muito.
Bom, você pode dar uma olhada nos cursos avançados do Alura. Eles são muito bons.
parece que vc precisa evoluir primeiro no seu método de pesquisa.
Muito estudo, pesquisa e prática, com a prática você será capaz de resolver problemas da forma que funciona, se tiver estudo, provavelmente você terá conhecimento pra aplicar a solução mais adequada para o problema mas é importante lembrar que o ideal é juntar os dois.
É importante lembrar que somente o estudo sem a prática, as chances são maiores de ter dificuldades de resolver problemas que não eram esperados, às vezes por detalhes, na prática você será obrigado a implementar a solução funcional.
Com somente a prática, você até pode conseguir implementar as soluções, porém muito provavelmente não será a mais adequada por falta de conhecimento, podendo ocasionar vários problemas, manutenção difícil, baixa performance, perda na escalabilidade do software, entre outros.
Principalmente na área de TI, é interessante (necessário) que sempre busquemos mais conhecimento, até mesmo porque as tenologias evoluem muito rápido e novos paradigmas são criados, nos mantermos atualizados pode ser crucial.