Como executar .jar no windows vista?

11 respostas
R

Olá pessoal…
Estou com um duvida… será que alguém pode me ajudar?
é o seguinte terminei um projeto em java J2SE, utilizeio netbeans 6.8, gerei o .jar
a duvida é o seguinte, como executar no windows? no linux eu criei um .sh com o comando
java meuprojeto.jar e permiti aque .sh fosse o “exec” como faço para isso rodar no windows
vista?

Obs na linha de comando do windows vista coloquei java meuprojeto.jar e apresenta erro
por que? se no linux fedora 11 rodou normal…

Desde já agradeço

11 Respostas

diego.urban

o comando não seria java -jar meuprojeto.jar ?

E

No Windows Vista, o equivalente de um shell script é um arquivo batch, que é um arquivo-texto contendo seus comandos e que deve ter a extensão .CMD ou .BAT.

O java.exe não está no seu PATH (o conceito de PATH do Windows é exatamente igual ao do Linux). Portanto, no seu arquivo batch, você precisa acertar o PATH antes de executar o java.exe.

Digamos que o java.exe esteja no diretório c:\Program Files\java\jre6\bin. Então você tem de escrever um arquivo executa.cmd com o seguinte conteúdo:

"c:\Program Files\java\jre6\bin\java" -jar   meuprojeto.jar

ou então:

setlocal
PATH=%PATH%;c:\Program Files\java\jre6\bin
CD c:\diretorio\do\seu\projeto
java -jar meuprojeto.jar
endlocal
R

Olá pessoal
já tentei dessa forma como vocês descreveram anteriormente, porém está apresentando erro descrito abaixo

(1) se executar a linha: c:\program files\java\jre6\bin\java - jar meujar.jar exibe
Unrecognized option:- Could not create the java machine

(2) se executar a lina meujar.jar retornar cold not find man class: meujar.main. Program will exit

(3) se executar alinha dentro da pasta do meu projeto start java -jar meujar.jar resultado:
no dos ele abre e fecha outra janela

Nessas formas não excecuta e exibe erro seja na linha de comando ou mesmo no joptionpaine da JVM Launcher

Por favor alguém pode me ajudar? onde está errado…

Eu criei um arquivo.cmd contendo os dados a seguir

setlocal
CD c:\projeto\
java -jar meuprojeto.jar
endlocal

e salvei como executar.cmd

e ao executar esse arquivo ele abre uma janela de linha de comando e fecha

Por favor alguem pode me ajudar…

Desde já, obrigado…

E

a) Por acaso o Java.exe está nesse diretório que lhe indiquei? Pode ser que não esteja nesse diretório. Sabe como é que é…
b) Cuidado - como você deve ter percebido, o nome do diretório contém espaços em branco. Portanto, digitar

c:\Program Files\java\jre6\bin\java -jar meuprojeto.jar

não vai funcionar (ele vai reclamar que não existe um programa chamado “C:\Program”.)

É preciso digitar

“c:\Program Files\java\jre6\bin\java” -jar meuprojeto.jar

c) Dá a impressão que o MANIFEST.MF está meio esquisito. Por acaso o nome de sua classe principal (a que tem o “public static void main”) é “meujar.main”? Meio estranho (nunca vi uma classe com o nome em minúscula chamada “main” porque isso se confunde com o nome do método “main”, o que não é proibido mas é muito confuso.)

R

Olá caro colegas…
testei da forma como mencionou, porém o resultante é o mesmo, no netbenas roda normal… so q não roda sem o netbeans…
eu criei um arquivo.cmd contendo os itens abaixo:

setlocal
CD c:\sisdent_\
javaw -jar jsisdent.jar
endlocal

aos executar o arquivo que chama executar.cmd ele abre e exibe um erro…
1- abere a linha de comando e exibe as variaveis de ambientes que são lidas e atualizadas qdo o executar.cmd é rodado
2- exibe a linha CD c:\sisdent_
3- exibe javaw -jar jsisdent.jar e exibe uma mensagem: "Could not find the main class: jsisdent.Main. Program will exit

Obs acrecentei w no java pois sem o “w” em java = javaw ele nao para e nem exibe esses dados a cima…

O que pode estár errado que não executa?

E

Essa classe está nesse JAR? Uma forma fácil de ver isso é abrir o JAR com alguma coisa que leia ZIPs (como o WinZip, o 7-Zip, o WinRAR etc) e ver se existe um arquivo chamado /jsisdent/Main.class )

R

Olá pessoal…
Novamente venho aqui com o mesmo problema…
o caso é que abrir o .jar do meu projeto e nele consta todos os arquivos incluindo a classe Main.class
e Main.java e as demais classes e componentes… e mesmo assim continua apresentando o mesmo erro…
“could find the main class: jsisdent.Main. Program will exit”…

obs eu criei um arquivo.cmd contendo:
setlocal
CD c:\sisdent_\
javaw -jar jsisdent.jar
endlocal

para o classpath isso está correto?

na pasta do jar (dist) gerado pelo netbeans 6.8 tem uma pasta de lib onde contem o .jar do mysql e o .jar
do componente jasper reporter

Por favor pessoal… eu preciso rodar esse projeto no windows vista… o projeto não está pronto mais esse
módulo sim… por tanto só gerei o jar com 1 de 8 módulo e preciso roda-lo no vista…

Já gerei esse .jar inumeras vezes e o netbenas 6.8 não exibe erro, simplesmente está ok para ele… só que na hora
que tento rodar o .jar sem o netbeans6.8 nao abre… so abre o joptionpane (java virtual machine Launcher)…

Olhei tb o arquivo build.xml que é gerado padrão pelo netbeans6.8 e não consta a tag packeger…
e só consta as tags, descriptions e importe file=“nbproject/build-impl.xml” os demais estão comentados…

e ai o que pode estar errado?? se um jar apos de ser gerado ja pode ser “executado” em qualquer s.o…

Espero Respostas…
agradeço pela ajuda…

eliangela

Olá amigo!

quando vc cria um .JAR e instala o JRE6 no windows, vc pode executá-lo simplesmente dando um clique duplo nesse arquivo.

Com relação ao erro que está dando, abra seu projeto no Netbeans, clique com o botão direito do mouse e vá em propriedades. Na janela de propriedades, clique do lado esquerdo em Executar. À direita, no campo “classe principal” vc tem que colocar a classe principal, referenciando até os pacotes, ex.: br.com.seusite.Main.

Salve seu projeto e clique na opção “limpar e construir” para gerar um novo JAR.
Tenta dar um clique duplo nele depois para ver se abre.

Espero ter ajudado

R

Olá eliangela…
obrigado pela ajuda…
porém eu já fiz isso, no meu projto… na propriedades já inclui a main como class principal… e também o ambiente de trabalho do projeto como você mencionou anteriormente
e também já gerei o jar dessa forma e da mesma forma o erro perciste não inicia ao executar com 2 clicks… no meuprojeto.jar
mesmo baixando um \tar\native - j sobre open-jdk o f11 retorna objeto ok dentro do jar…
O mais estranho que esse erro so ocorre no windows…

O que pode estar errado?

eliangela

Eu já tive um erro parecido e eu fiz o seguinte:
vai naquele mesmo menu que eu pedi pra vc ir.
O campo “Diretório de Trabalho” tem que estar vazio.

Salve o projeto e mande limpar e construir.

Testa ae.

R

Olá eliangela
fiz como vc disse, porém não deu certo… não roda
so não roda no windows… porque no linux fedora 11 roda normal…
porém solucionei de outra forma…
pequei o conteudo cadas classes existentes e exporter para um atquivo .txt
abri um novo projeto e fui colando…
um projeto de mais de 1500 linhas de coidigo, vários formularios…
ai compilei… executei e testei … ok
ai depois eu construi o jar… que por default não dexo gerar automático…
mesmp pq eu trabalho em equipe com vários sub-projetos ai integrei novamente
o projeto e contriui e rodou … sem bugs…
o caso é que tem uma diferença de diretorios de uma biblioteca no linux e no windows
e testei no linux rodou normalmente sem erros…
como o projeto está numa faze simples somente cadastros (textos) então ainda é pequeno
mais geralmente estou tendo conflito com imagens… e era esse componente pronto que
estava apresentando erro de tempo de execução no windows vista e que não permitia
sua execução …

Ae vou deixar mais uma pergunta…
como incluir uma imagem em um jpaniel de forma q esta imagem está em um diretorio diferente
e que o caminho vem de um atributo do db e o seu nome vem de outro atributo tb do db?
obs preciso de uma forma para abrir uma janela onde o usuario poassa vir localizar a imagem…
no caso um jdialogbox… como fazer isso?

Obrigado pessoal pela ajuda…

Criado 26 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 6 de mar. de 2010
Respostas 11
Participantes 4