Como "exergar" uma classe?

6 respostas
titanius

Olá amigos, sou iniciante, engatinhando em Java, e estou tentando usar a classe JBoleto, bom, nem sei se chama de classe isso, mas vamos lá… :smiley:

Ao compilar o exemplo pelo NetBeans dá o seguinte erro:

Compiling 1 source file to C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\NetBeansProjects\ExemploHSBC\build\classes
C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\NetBeansProjects\ExemploHSBC\src\exemplohsbc\Main.java:9: package org.jboleto does not exist
import org.jboleto.JBoleto;
C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\NetBeansProjects\ExemploHSBC\src\exemplohsbc\Main.java:10: package org.jboleto does not exist
import org.jboleto.JBoletoBean;
C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\NetBeansProjects\ExemploHSBC\src\exemplohsbc\Main.java:22: cannot find symbol
symbol  : class JBoletoBean
        JBoletoBean jBoletoBean = new JBoletoBean();
C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\NetBeansProjects\ExemploHSBC\src\exemplohsbc\Main.java:22: cannot find symbol
symbol  : class JBoletoBean
        JBoletoBean jBoletoBean = new JBoletoBean();
C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\NetBeansProjects\ExemploHSBC\src\exemplohsbc\Main.java:66: cannot find symbol
symbol  : class JBoleto
        JBoleto jBoleto = new JBoleto();
C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\NetBeansProjects\ExemploHSBC\src\exemplohsbc\Main.java:66: cannot find symbol
symbol  : class JBoleto
        JBoleto jBoleto = new JBoleto();
C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\NetBeansProjects\ExemploHSBC\src\exemplohsbc\Main.java:68: cannot find symbol
symbol  : variable JBoleto
        jBoleto.addBoleto(jBoletoBean,JBoleto.HSBC);
Note: C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\NetBeansProjects\ExemploHSBC\src\exemplohsbc\Main.java uses unchecked or unsafe operations.
Note: Recompile with -Xlint:unchecked for details.

Sei que ele não tá achando a Classe do JBoleto, mas como eu faço pra ele enxergar ela?

Ah… eu tenho o JBoleto.jar, e os fontes dele… :roll:

Desde já agradeço.

[]s

6 Respostas

LPJava

ele está dizendo que o package - do Jboleto nao existe… para importar classes de qualquer local vc deve configurar seu classpath.
Veja a configuracao do seu java…

G

ola titanius,

Já adicionou o jar no classpath da sua aplicação? Caso contrário não irá compilar mesmo!

[]´s

titanius

gilsonpolito:
ola titanius,

Já adicionou o jar no classpath da sua aplicação? Caso contrário não irá compilar mesmo!

[]´s

Como faço isso? :oops:

LPJava:

Eu segui o exemplo e nada… a unica diferença, é que meu SDK está em C:\Sun\SDK e não em Arquivos de Programas\Java… mas mudei tudo pra ficar no local… o javac funciona legal… e um exemplo de HelloWorld foi numa boa… :smiley:

[]s

G

Tente procurar uma opção nas propriedades do seu projeto onde você possa adicionar um jar…no netbeans eu não lembro de cabeça…no eclipse é add external jar.

Depois eu dou uma olhada no netbeans e posto aqui!

[]´s

titanius

Valeu amigo… consegui… é assim:

botão direito no projeto -> properties -> Library

Aí tem la umas abas, Compile, Run, Compile Tests e Run Tests

como não sei qual era, coloquei em todas, :wink:

funcionou!!

Obrigado.

[]s

G

É isso ai titanius, só me desculpe de não dar a solução completa…é que aqui na empresa que trabalho uso C# com visual studio…(vou ser expulso do guj … hehe) :smiley: .
[]´s e boa sorte!!

Criado 14 de janeiro de 2008
Ultima resposta 14 de jan. de 2008
Respostas 6
Participantes 3