Como faço a declaração de IR?

oi gente, tdb?

gente estou com um problema, eu nunca precisei declarar IR nem quando era CLT pq eu recebia 1300, agora estou como PJ ganhando bem + e o contador me falou q eu precisava declarar como pessoa fisica tb, porem ele me mandou o PDF com os dados para fazer a declaração e eu não sei onde do sistema eu declaro os valores, se alguem puder me dar uma luz, eu ficaria imensamente agradecida.

obrigada.

segue o print.

já que vc tá ganhando bem mais, pq não paga 50 reais pra ele fazer a declaração pra você? =D

pq ele cobrou 200 pra cada uma, como é simples carioca, tem o meu e de minha socia(q é dona de casa)

q caro… aqui em Floripa acha fácil por 50 reais.

tb achei.

por essa razão é q estou querendo fazer eu mesma.

é bom que eu aprendo tb

Se vai encarar sozinha a declaração, você pode começar lendo o manual: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2013/declaracao/preenchimento.htm#Regime%20de%20tributação

No sistema de preenchimento do IR, os nomes dos campos que devem ser preenchidos vem com o mesmo nome que apresenta no seu anexo.

Isso é assunto de tecnologia?

Por favor, não poste tópicos com marcações como [DÚVIDA] ou [AJUDA], já que elas são óbvias.

Seu problema aparentemente não está na tecnologia, e sim, em um auxilio contábil. Sugiro que fale com alguém que já declarou o imposto e possa fazer com você, ou pague o contador.

Tópico trancado, até porque, não seria prudente lançar seus rendimentos aqui no fórum.