pessoal …
vejam isso …

como eu faço um “menu” desses em java ?
pessoal …
vejam isso …

como eu faço um “menu” desses em java ?
ninguém???

Pelo jeito, esse menu tá com cara de Windows Vista… O que praticamente te obriga a ter Windows Vista e desenvolver em AWT puro sem Swing ou escolher como Look-And-Feel do Swing a classe de Look-And-Feel do sistema, com o trecho de código:
UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName());
Os botões, as abas, imagens e etc acho que dá para fazer usando só AWT/Swing. O SWT é uma biblioteca de interface gráfica boa, ainda que acabe deixando as coisas um pouco limitadas em termos de plataformas suportadas, isto não impede SWT de ser uma opção também.
Inté.
Outro detalhe, se quiser que o “menu” fique do mesmo jeito que da figura, pela minha receita só vai funcionar com Windows Vista, sendo que no Windows XP, Linux e etc o “menu” provavelmente vai ter uma aparência diferente. Apesar disso, dá também para implementar na mão alguma classe de Look-And-Feel…
Inté.
Não consigo ver a tal figura (está bloqueada aqui no proxy), mas se você quer tentar usar isto aqui:
https://flamingo.dev.java.net/
Divirta-se!
Bom…sobre a aparência do menu em si não é tão importante assim não … ( quer dizer, é sim … mas isso poss o “pular” por enquanto )
o que eu queria realmente saber era como fazer um JPanel, ou qualquer outro container atualizar ( como se fosse outra janela ).
por exemplo:
eu teria um menu do lado esquerdo, com os botões: cadastrar, editar, relatórios … blá blá blá … e quando clicasse nele ( qualquer um deles )
do lado direito seria carregado o form para cada operação… ( como se faz para abrir uma tela de cadastro outra tela de relatórios e assim vai ) …
deu pra entender ?
e thingol, cara … vc é o cara… muito foda o que o cara fez lá ( um menu muito parecido com o do Office 2007 ) … mas não sei com o link me ajudaria.
por acaso esse flamingo é como um swingx ? não intendi muito bem ! ^^ 
Então… pelo que vi parece o JTabbedPane
Voce pode er varias abas que são aqueles links do lado esquerdo dai quando clica em um muda o Panel do lado direito.
Eu não conheço muito bem essa classe mas se voce procurar tem bastante coisa.
Bom…sobre a aparência do menu em si não é tão importante assim não … ( quer dizer, é sim … mas isso poss o “pular” por enquanto )o que eu queria realmente saber era como fazer um JPanel, ou qualquer outro container atualizar ( como se fosse outra janela ).
por exemplo:
eu teria um menu do lado esquerdo, com os botões: cadastrar, editar, relatórios … blá blá blá … e quando clicasse nele ( qualquer um deles )
do lado direito seria carregado o form para cada operação… ( como se faz para abrir uma tela de cadastro outra tela de relatórios e assim vai ) …
deu pra entender ?
e thingol, cara … vc é o cara… muito foda o que o cara fez lá ( um menu muito parecido com o do Office 2007 ) … mas não sei com o link me ajudaria.
por acaso esse flamingo é como um swingx ? não intendi muito bem ! ^^
![]()
Opa, ao meu ver dá para tentar adaptar para algo usando “CardLayout” esse negócio que me parece um tipo de sistema de “abas verticais”. Usando-se “CardLayout”, dá para colocar diversos componentes diferentes num mesmo contêiner e ir trocando qual deles está sendo exibido atualmente.
Inté.
Então… pelo que vi parece o JTabbedPaneVoce pode er varias abas que são aqueles links do lado esquerdo dai quando clica em um muda o Panel do lado direito.
Eu não conheço muito bem essa classe mas se voce procurar tem bastante coisa.
eu já tentei … até “funciona” … mas só que, se vc ver na imagem, teria que ter abas bem largas … e não consegui fazer elas ficarem parecidas …