Como faço para chamar um metodo

4 respostas
faicoxim
import java.util.Scanner;

class testes
{
	void escolha()
	{
		System.out.println("Entre com sua escolha");
		System.out.println("1 - Soma");
		Scanner sce = new Scanner(System.in);
		int num = sce.nextInt();
		
	
	}
	void soma()
	{
		Scanner sc = new Scanner(System.in);
		System.out.println("Entre com um numero");
		int num = sc.nextInt();
		System.out.println("Entre com o segundo numero");
		int num1 = sc.nextInt();
		int num3;
		
		num3 = num + num1;
		
		System.out.println("O valor é: "+num3);
	}
	
}
class testesteste
{
	public static void main (String args[])
	{
		testes ts = new testes();
		ts.soma();
		
	}
}

Quero que o programa comece na escolha e chame o metodo soma, como faço isso?

Ta meio certo isso aí em cima?

4 Respostas

xandevieira

vc ja compilou? ja rodou ele pra ver o que acontece? da erro?

thiagolopes

Amigo no seu código o que você pode fazer é instanciar a classe Scanner fora dos métodos para ficar com apenas um objeto.

Para fazer o que você quer o que voce pode fazer é colocar um

If(num ==1){ soma(); }

Automaticamente caso o número digitado pelo usuário seja igual a 1 o método soma será chamado caso contrário o programa será fechado , ok!

Tiburcio_Mancha
olha, fiz alguma coisa bem rápida aqui pra vc, ve se roda ai, ta bem simples...
import java.util.Scanner;

class testes {
	int escolha() {
		System.out.println("Entre com sua escolha");
		System.out.println("1 - Soma");
		System.out.println("2 - Sair");
		Scanner sce = new Scanner(System.in);
		int num = sce.nextInt();
		
		return num;
	}

	void soma() {
		Scanner sc = new Scanner(System.in);
		System.out.println("Entre com um numero");
		int num = sc.nextInt();
		System.out.println("Entre com o segundo numero");
		int num1 = sc.nextInt();
		int num3;

		num3 = num + num1;

		System.out.println("O valor é: " + num3);
	}

}
class testesteste {
	public static void main(String args[]) {
		testes ts = new testes();
		int escolha = ts.escolha();
		
		while(escolha!=2){
			switch (escolha){
			case 1:ts.soma();		
			
			default:
				System.out.println("Opção Inválida, digite novamente!");
			}
			escolha = ts.escolha();
		}

	}
}

ve ai se ta rodando certo, ah, pelo visto vc ta começando a aprender, implenta ai todas as operações depois pra pegar as manhas!!!

Tiburcio_Mancha

ah, coloca um break nos case do switc, eskeci de colocar, fiz correndo ,rsrsrs

Criado 1 de dezembro de 2008
Ultima resposta 1 de dez. de 2008
Respostas 4
Participantes 4