Oi, pessoal tudo bem com vcs? Estou desenvolvendo um aplicativo Desktop para a minha loja. Consegui resolver muito dos problemas que eu estava tendo com o Swing.
Mas, recentemente, queria mudar a aparência dos meus forms. Então queria colocar o Nimbus. No tutorial no site do Java. Tem lá para importar a classe NimbusLookAndFeel, mas só que essa classe não existe. Pelo menos isso é que o NetBeans me diz. Se alguém já passou por algo parecido e resolveu o problema, por favor poste aqui.
ok… vc deve buscar no site desse nimbus a biblioteca necessária para usá-lo…
algo como niumbuslaf.jar
e importar no seu projeto no netbeans
Se vc usa o Javaa versão 1.6. não lembro oq vc já tem ele
Para setar o look and feel dá uma procurada nas classes UIManager e SwingUtilities
o Nimbus se encontra no pacote com.sun.java.swing.plaf.nimbus
E vc pode achar a classe do LookAndFeel aqui
com.sun.java.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel
Voce precisa ter o java 1.6 no minimo, pois ele ja vem com o ninbus.
Neste exemplo que passei, ele tenta usar o ninbus, se nao conseguir, ele tenta o padrao do sistema, se nao conseguir fica o metal mesmo…
Este codigo deve ser executado antes de instanciar qualquer janela.
String laf="";
try {
try {
//TENTA USAR O NIMBUS
UIManager.LookAndFeelInfo[] info = UIManager.getInstalledLookAndFeels();
if (laf.length() == 0) {
laf = "NimbusLookAndFeel";
}
for (UIManager.LookAndFeelInfo lookAndFeelInfo : info) {
if (lookAndFeelInfo.getClassName().contains(laf)) {
UIManager.setLookAndFeel(lookAndFeelInfo.getClassName());
break;
}
}
} catch (Exception ex) {
UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName());
}
} catch (ClassNotFoundException ex) {
} catch (InstantiationException ex) {
} catch (IllegalAccessException ex) {
} catch (UnsupportedLookAndFeelException ex) {
}
Amigo segundo Deitel o Nimbus pode ser setado como uma interface padrão.
[quote]A partir da atualização 10 do Java SE 6, o Java é distribuído com uma interface nova, elegante e compatível com várias plataformas conhecida como Nimbus. Para programas com interfaces gráficas com o usuário, configuramos nossos sistemas para utilizar o Nimbus como a interface padrão. Para configurar o Numbus como o padrão para todos os aplicativos Java, você precisa criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib tanto da sua pasta de instalação do JDK como da sua pasta de instalação do JRE. Insira a seguinte linha de código: swing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plafnumbus.NimbusLookAndFeel
Se você usar uma IDE o arquivo também deve ser colocado no JRE autômato dentro da pasta JDK
[/quote]
Pronto espero ter ajudado