Bem, vamos supor, eu criei lá um banco de dados tudo certinho com tabela etc, dae acabei de criar o programa, e eu vou instalar o meu programa em outro pc, mais como faço pra pegar o banco de dados criado e transferir para outro pc??? eu uso o MySQL.
Obrigado pela atenção!
Faça um backup do seu banco.
baixa o MySQL toolkit e entra na ferramenta do Administrator. Lá dentro ele tem uma funcionalidade que gera um backup do teu bd inteiro pra ti. Pra restaurar o backup, você fará a mesma coisa, só que na funcionalidade de restaurar bd.
Entra no site do MySQL e baixa la o tools, é bem babinha ^^
O dump conforme sugeriram os colegas acima é bem pratico também ou ainda voce pode fazer isso manualmente ou através da sua aplicação ? Se for manualmente voce pode fazer o seguinte:
1.) na maquina que voce tem o mysql pare o serviço normalmente chamado de MySQL e simplesmente copie toda a pasta do mysql (c:\arquivos de programas\mysql ???)
2.) na máquina que irá receber o banco de dados faça a instalação zerada do mysql normalmente
3.) reinicie o computador
4.) pare o servico mysql
5.) e substitua a pasta mysql que voce acabou de instalar pelo mysql que voce copiou e pode subir o serviço que deve dar tudo certo
Então como pode ver o mais importante é que durante estes processos o mysql não pode estar em execução ( para ter certeza que não esta verifique no gerenciador de tarefas se tem algum mysql ativo: mysql.exe mysqld.exe etc…
Obs: Para executar o services do windows voce pode digitar services.msc no executar do windows ou então no painel de controle voce terá a opção serviços, lembrando ainda que estes passos são para o windows e para o Linux o processo é quase o mesmo
Se for através de programação dai voce terá um trabalho até mais ou menos e deverá utilizar o getmetadata para ler os campos e conteudo e copiar para um estrutura de textos e depois recriar as tabelas com os dados deste conteúdo.
espero ter ajudado !
beleza, baixei o MySQL tools, bem consegui fazer o backup, bem no caso, pra dae transferir o banco de dados, eu teria que pegar o backup gerado, ir no outro pc, instalar o MySQL Administrator e dá um restore no backup???to certo??? ou tem um jeito mais simples???
Meu caro até o momento este é o jeito mais simples…
Mas podes tentar sempre a linha de comandos e utilizar o utilitário mysqldump
Se estiveres a vontade com o DOS podes criar um batch file e botar tudo lá, pode ser bem prático…
[quote=dizanorton]Meu caro até o momento este é o jeito mais simples…
Mas podes tentar sempre a linha de comandos e utilizar o utilitário mysqldump
Se estiveres a vontade com o DOS podes criar um batch file e botar tudo lá, pode ser bem prático…[/quote]
Então todo esse jeito que eu disse está correto???
Não é bem dar um restore…
Terás de criar um novo banco no novo pc e atribuir-lhe o mesmo nome do anterior
depois podes executar o ficheiro de backup para importar o esquema de tabelas e os dados…
experimente com o mysqlAdministrator ou phpmyadmin http://www.phpmyadmin.net/home_page/downloads.php
Não é bem dar um restore…
Terás de criar um novo banco no novo pc e atribuir-lhe o mesmo nome do anterior
depois podes executar o ficheiro de backup para importar o esquema de tabelas e os dados…
experimente com o mysqlAdministrator ou phpmyadmin http://www.phpmyadmin.net/home_page/downloads.php[/quote]
deixa eu ver se eu entendi, é praticamente criar um novo banco de dados no outro pc???
claro!!!
um novo banco vazio, e carregá-lo com toda informação do banco antigo… e.g tabelas, users, views, triggers, dados, indices, etc