Como faço para transformar um UIInput em não editável?

Fala galera!

Eu dei uma pesquisada e não encontrei como faz para transformar um UIInput em não editável (programaticamente falando)!

Tipo:

UIInput u = new UIInput();
u.setEditable(false); //não tem um método deste tipo, parece

Agradeço desde já! Flws!

Alguém?!

nunca fiz isso, mas acho que existe um método setReadonly na classe HtmlInputText, então você deve fazer um cast primeiro.

Hum, agora você chegou a um ponto no qual tenho dúvida e acho interessante:

Tipo, a classe HtmlInputText herda de UIInput, certo?

Só que a HtmlInputText é utilizada, por exemplo, quando você está realizando um binding de um InputText na interface com um elemento do mesmo tipo no bean, enquanto que o UIInput é utilizado para você acrescentar novos widgets na tela. Pelo menos foi isso que eu entendi.

Eu vi que tem o campo HtmlInputText.setDisabled(), que é o que eu deveria usar para resolver meu problema, mas o UIInput não tem tal método e eu precisava de carregar a interface já com o campo desabilitado. Se eu fizer um casting já é o suficiente? Ou eu realmente teria de esperar a tela carregar, realizar um binding, modificar para desabilitado e recarregar a página novamente?

(Valeu a resposta aí)

eu ja usei algo assim pra fazer um readonly. Funciona da mesma forma pra disabled

<h:inputText value="#{seuMBean.nome}" size="7" id="txNome" label="Nome" readonly="#{seuMBean.check}">

#{seuMBean.check} retorna um boolean

Então! Tipo, no final das contas, o que vai ser gerado será algo desse tipo. Mas o problema é que eu estou gerando a interface dinamicamente, a partir do bean. Logo, eu precisava de algo do tipo UIInput.setDisabled, mas só a classe que herda de UIINput (HtmlInputText) é que tem esse método. Mas se eu fizer um cast de UIInput para HtmlInputText, então eu não poderia acrescentar o UIInput dinamicamente para a interface, poderei?!

Opa! Ué! Na verdade, teoricamente eu posso sim né?! Eita! Eu vou tentar isso aqui! Obrigado! Se der certo, eu volto para dizer!

Dê uma olhada neste link:

http://www.coderanch.com/t/212286/JSF/java/Setting-Component-readonly-Dynamically

É, pois é! Na hora que você falou a parada do cast, aí meio que deu uma clareada! Eu acho que vou demorar um pouquinho para testar porque há outras coisas que tenho de arrumar aqui para testar. Mas quando eu testar e der certo, eu posto aqui e coloco como resolvido!
Obrigado pela força!

Até mais!