Como Faço?

Galera
no meu banco de dados eu tenho uma tebela Vôo…
Ele eh composto de acentos, data, equipamento, payload(carga), intinerario…
o intinerario ja eh outra tabela, pq um intinerario possui varias outras coisas, como horario de decolar, de pousar etc…
o problema eh…
um voo pode ter N intinerarios… como eu faco? eu to inserindo manualmente no banco meus dados… pra outros tipo de teste…
A Tabela Voo tem uma associcao com a tabela Intinerario…

Minha Tabela Voo

create table voo
(
	idVoo int(10) unsigned NOT NULL auto_increment,
	numeroVoo int(10),
	equipamento varchar(200),
	assentosOferecidos int(10),
	payload int(10),
	DI int(10),
	dataVoo varchar(20),
	idIntinerario INTEGER,

PRIMARY KEY (idVoo)
);
insert 
into  
voo 
(numeroVoo,equipamento,assentosOferecidos,payload,DI,idIntinerario,dataVoo) values('11111','xxxxx','99','5555','999','1','27/09/2008');

Minha Tabela Intinerario…

[code]
create table intinerario
(
idIntinerario int(10) unsigned NOT NULL auto_increment,
numeroIntinerario int(10),
horarioDecolagem varchar(10),
horarioPouso varchar(10),
distancia varchar(10),

PRIMARY KEY (idIntinerario)
);
insert
into
intinerario
(numeroIntinerario,horarioDecolagem,horarioPouso,distancia) values(‘333’,‘12:00’,‘14:00’,‘1234’);[/code]

Como faco pra adcionar mais de um intinerario na minha tabela voo?

acredito que vc vai precisar mexer nesta tabela Itinerario e colocar a id do voo como chave estrangeira, dai elas ficam ligadas e um voo pode ter varios itinerarios…

como ficaria?

algo mais ou menos assim:

create table intinerario   
(   
    idIntinerario int(10) unsigned NOT NULL auto_increment,   
    numeroIntinerario int(10),   
    horarioDecolagem varchar(10),   
    horarioPouso varchar(10),   
    distancia varchar(10), idVoo int(10),  

PRIMARY KEY (idIntinerario) ,FOREIGN KEY(idVoo)  references voo(idVoo)
); 

não estou certo cobre a sintaze, porque naum tenho como testar agora, mas no proprio manual do sql e aqui nos foruns tem umas dicas deste tipo, da uma procuradinha pra ter certeza . Mas do jeito que esta vc vai referenciar 1 Vôo para N itinerarios, ou seja, vc pode ter o docigo do voo em diversos itinerarios, assim, vc controla quantos itinerarios determinado voo tem. lembrando que vc pode usar tambem o metodo references voo(idVoo) ON DELETE CASCADE para que quando vc deletar determinado voo, todos os itinerarios dele tambem sejam excluidos, mas de uma boa procurada que vc sempre acha por aqui algo legal :slight_smile: