[quote=rmendes08][quote=diogogama][quote=rmendes08][quote=diogogama][quote=rmendes08][quote=Rodrigo Sasaki]Eu to acompanhando esse tópico, e tô vendo a bagunça que virou. Já está completamente fora do foco original, tirando pelos posts de alguns.
Gente, não mintam pra vocês mesmos. Em qualquer lugar que existam pessoas, podem exsitir pessoas de bom caráter, e pessoas de mal caráter. Seja na igreja, seja no quartel, no escritório, onde for. Isso é coisa do ser humano.
Eu sou cristão evangélico, acredito em Deus, e creio que realmente muitas pessoas são salvas através da palavra. Porém conheço ateus, judeus, espíritas, alguns são amigos meus nos quais confio muito e eu respeito a todos. Meu próprio pai não é evangélico, e eu passo horas conversando com ele sobre todo o tipo de coisa. As pessoas não devem ser julgadas por nada disso.
Mas não podemos confundir preconceito com ingenuidade. Não quero difamar ninguém, e nem ofender, mas eu não deixaria meu dinheiro com alguém que não conheço, seja ele frequentador da minha igreja ou não, simplesmente porque confiança se ganha com o tempo, eu não sou ingênuo e sei como o mundo funciona.
Só acho que a conversa deveria voltar para o tópico inicial do drsmachado. Sugestões práticas de coisas que podemos fazer para melhorar o mundo em que vivemos, por mais utópico que seja, de um brainstorming assim podem nascer coisas particáveis[/quote]
Pois é rodrigo, a bagunça toda começou quando postaram que uma sociedade para ser saudável precisa de bases religiosas … sinceramente, não sei como uma pessoa não-religiosa pode aceitar isso numa boa.
Em termos práticos, é como eu disse em posts anteriores … Quer realmente resolver um problema ? Olhe para ele com um viés científico. A sociedade deve ser objeto de um estudo científico tanto quanto uma doença, um algoritmo ou qualquer outra coisa que o valha. Achismo não vai levar ninguém a lugar algum. A discussão é tão complicada por que as pessoas nem concordam sobre o que é exatamente o problema da sociedade. Por exemplo, o que é um problema pra você ?
- desigualdade social ?
- violência ?
- não ter um iPhone ?
- PT ?
- sem-terra ?
enfim, particularmente eu penso que desigualdade social é um problema em si, além de ser a origem de vários outros. Alguns acham que não, tem gente que acha que pobre é preguiçoso e ponto final e que o governo tem mais é que baixar o cacete … enfim … [/quote]
Desculpe, mas discordo… o maior problema do nosso país é a corrupção e a impunidade…
“Todo dia eu recebo uma tapa na cara da corrupção, mas nada se compara a dor que sinto sobre tanta impunidade”. (Átila Belens)
Esse sim é o causador de todos os males…[/quote]
certo … você consegue ser incisivo assim na sua empresa ? você tem condições de chegar no presidente e dizer “o maior problema de nossa empresa é X”, assinar embaixo e arriscar o pescoço por causa dessa convicção ?
enfim, eu penso que sociedades e países são sistemas muito mais complexos do que empresas. O que eu não consigo entender é porque podemos lançar mão de metodologias, estatísticas e outras ferramentas na administração das empresas e aplicar raciocínios rasos e simplistas (que é diferente de simples) com relação a problemas sociais. [/quote]
Acho que confundiu as coisas… identificar o problema é fácil, difícil é resolve-lo… Quero dizer que você pode chegar na sua empresa e dizer que a baixa produtividade é porque você tem times descomprometidos, mas dizer como vai resolver isso é outro problema (scrum, xp, modelagem, reuniões, etc) essa é a questão…
Assino embaixo que o maior problema de nosso país é a corrupção e por consequência a impunidade que são os causadores de todos os outros males, agora como faremos pra resolver é outra história, e sinceramente eu não tenho uma opinião nem por onde começar, que dirá uma solução eficaz… rs…[/quote]
Não confundi nada não …
1o ponto: O que pode ser problema para mim pode não ser para você. Há quem se incomode com a miséria, há quem ache normal. Sem estabelecer o que você acha que é problema e o que não é não dá pra resolver, nem começar uma discussão.
2o: Você pode chamar “definir problema” de “definir escopo”, ou ainda “delimitar objeto de estudo/observação”, independentemente do nome que você atribua é uma atividade que requer tempo e energia. Não fosse assim não haveria atividades de análise de negócios, ou não se investiria tanta pesquisa na área de diagnóstico médico. Afinal, segundo o seu raciocínio diagnosticar é fácil, difícil seria apenas dar cabo ao tratamento. Na própria área de gestão, boa parte do tempo é investida na investigação dos problemas e suas causas. Eu poderia ainda perguntar aos colegas do fórum “quem já gastou horas com logs e profiling, e consertou em minutos ?” … tem ainda aquela frase famosa (não sei o autor) “A problem well stated is a problem half solved”.
No fim das contas, você mesmo me forneceu um bom exemplo: “você pode chegar na sua empresa e dizer que a baixa produtividade é porque você tem times descomprometidos”.
Esse é o tipo de achismo que mais se ouve falar em palestrar sobre Agile ou Gerenciamento de Projetos de maneira geral. É bem verdade que um “achismo” pode funcionar, mas de maneira geral, é um risco. O que eu vejo em termos de administração é justamente o contrário, é cada vez mais tomar o cuidado medir corretamente as variáveis que tornam o desempenho da empresa boa ou ruim e debruçar-se em análises e mais análises antes de tomar uma decisão. Claro, sempre levando em conta as janelas de tempo necessárias. Resumindo, o que a (boa) Administração vem fazendo é justamente aplicando o bom e velho método científico na sua rotina.
Enfim, reforço o meu ponto sociedades são sistemas complexos, ou seja, é difícil estabelecer relações de causa-consequencia em uma sociedade. Existem tentativas muito válidas, talvez procurar nelas seja um bom começo. Se elas não fornecem uma solução, pelo menos fornecem algum embasamento. Já é bem melhor que achismo e senso comum.[/quote]
Eu discordo e acho que misturou as coisas de novo…
O diagnóstico faz parte da solução do problema, basta você perguntar a qualquer médico, então de simples não tem nada…
Novamente digo, apontar o problema é fácil, descobrir a solução que é difícil…
As analises existem não para identificar o problema, existem para identificar o que o cliente acha que é um problema…
Pois muitos erros acontecem devido ao cliente não sabe se expressar, ou ao programador não entender…
E te digo mais volto a afirmar veementemente se resolvermos o problema da corrupção e da impunidade 95% dos problemas do Brasil estariam resolvidos… Para saber disso não preciso que levem em conta váriaveis, analises nem nada… basta pensar um pouquinho…
Abraços…