Como fazer a SCJD?

38 respostas
albertoivo

olá pessoal,

gostaria de saber como fazer a SCJD, pensei que fossem dois vouchers, mas pelo que eu vi, para dar um assignment e pegar os requisitos do sistema a ser implementado, paga-se 250 dolares, e depois, atraves de um voucher, submete o projeto a SUN e em alguns dias, fazemos a prova escrita.

é assim mesmo?

38 Respostas

leo83555

Isso é nos EUA.

Eu pedi o projeto semana passada.
Só ligar pra Sun e logo eles mandam um e-mail com dados pra preencher (como ID Prometric, código do voucher, etc).

Depois disso é só esperar…
No meu caso, o link pra baixar o projeto ainda não chegou, segundo eles demora uns 10 dias úteis.

Ah, pelo que eu vi, você pode marcar a prova escrita assim que submeter o projeto pra correção.
E eles não vão corrigir o projeto enquanto você não fizer a prova escrita.

rbcunha

leo83555:
Isso é nos EUA.

Eu pedi o projeto semana passada.
Só ligar pra Sun e logo eles mandam um e-mail com dados pra preencher (como ID Prometric, código do voucher, etc).

Com um único voucher vc submete o projeto e faz uma prova? É isto? Ou é necessário dois vouchers, um para submeter o projeto outro para fazer a prova?

Quanto tempo tenho para fazer o projeto e submete-lo?

Grato

leo83555

Precisa de 2 vouchers sim…

Pra marcar a prova vai precisar de outro.

Não tem tempo determinado, tem alguma regra sobre a versão do Java que você utilizar ter sido lançada há menos de 18 meses, algo assim…

Na prática, você tem mais ou menos 1 ano pra fazer o projeto…

albertoivo

O tempo que vc tem pra fazer a prova, eh a validade do seu voucher, se vc pedir o projeto assim que comprar o voucher, entao vc tem um ano, que pelo o que andei vendo, é tempo mais do que necessário para fazer… geralmente a galera faz em 3 - 5 meses.

O que eu quero saber eh como pedir o projeto, já que no site da sun eu vi que precisa pagar uma taxa de 250 dolares, nao vi em canto nenhum pra colocar o numero do voucher. só na hora de submeter o projeto para fazer a prova prática que coloca a voucher.

alguém pode me esclarecer isso, por favor… como pedir o projeto e tal?

obrigado.

leo83555

Eu já respondi…

Liga pra Sun e diga que vc quer o projeto.
Eles vão mandar um e-mail pra vc preencher.

albertoivo

ok…

eh o mesmo número que usamos pra comprar o voucher?

0800 55 78 63 ???

warley

Este projeto pode ser feito com tecnologia web, isto é, com jsp, servlet, ejb e etc ?

Ou tem que ser somente em j2se ?

Obrigado

albertoivo

O projeto deve ser em Swing, usar threads, RMI ou Socket, os dados devem ser armazenados em arquivos (nao banco de dados)

victorwss

Como é que é?

A. Você usa o voucher para pedir que te mandem os requisitos do projeto a implementar.
B. Você pede o projeto, eles te mandam, você implementa e só vai usar o voucher para fazer a prova escrita.
C. Você usa um voucher para pedir que te mandem os requisitos e outro para fazer a prova escrita.

E então, qual é correto. A, B ou C?

Se for a B, eu estou fudido.

albertoivo

victorwss:
A. Você usa o voucher para pedir que te mandem os requisitos do projeto a implementar.
B. Você pede o projeto, eles te mandam, você implementa e só vai usar o voucher para fazer a prova escrita.
C. Você usa um voucher para pedir que te mandem os requisitos e outro para fazer a prova escrita.

Então… era isso que eu queria saber… mas pelo que vi, seria a letra C

Pq estaria fudido se usasse o voucher apenas para fazer a prova escrita? seria bem melhor, um voucher a menos pra comprar. :lol:

victorwss

Porque eu ainda teria que pedir o projeto, implementá-lo, submetê-lo e fazer a prova escrita sendo que e o meu voucher está a dois meses de vencer.

leo83555

Segundo o atendente da Sun, opção C

Um voucher pro projeto e um voucher para a prova escrita.

E o telefone é o mesmo que a gente liga pra comprar o voucher.

A

Pessoal, é a letra C sim.

E não tem prazo pra fazer o projeto (contanto que a versão do java para o qual você desenvolveu não tenha sido tornada obsoleta a mais de 18 meses).

O projeto não é livre não. Eles dizem quais os requisitos…

1 - não usa banco de dados. Você tem que manipular o acesso concorrente aos dados em um arquivo binário (normalmente um RandomAccessFile).
2 - o projeto é dividido em basicamento duas partes: servidor e cliente. Servidor é o que provê o acesso aos dados. Cliente é a interface com o usuário.
3 - A aplicação tem que poder funcionar stand alone (ou seja, o servidor é acessado sem usar a rede, localmente, sem nem mesmo usar loopback). ou modo client/server, que ai a conexão é pela rede. Pode ser usado RMI ou Sockets para a conversa do cliente com o servidor.
4 - O servidor é multithreaded, ou seja, tem que suportar vários clientes conectando e administrar os dados para que não sejam corrompidos.
5 - O cliente é Swing (não pode ser AWT nem outra coisa). E é obrigatório o uso de pelo menos uma JTable.

Na especificação eles vão te mandar mais ou menos esses requisitos, o formato do arquivo texto, a descrição de como a interface é utilizada…

Eu recomendo quem for fazer ler o livro do Andrew Monkhouse SCJD Exam with J2SE 5 e acessar o www.javaranch.com para tirar dúvidas.

S

Eu sempre soube que não tem prazo, mas olha o que veio no e-mail:

Once you have logged in, follow the steps below:

Select the ?test history? button

Select the ?assignments? button

Follow the links to download your assignment.

You have one year to complete the SCJD assignment.

E aí?

fabim

No meu esta escrito “There is no time limit to complete the SCJD assignment.”

Sou voucher é promocional?

S

É do “pague 1 e leve 2”.

fabim

Entao nas entrelinhas é “pague 1 e leve 2, mas o 2º vem meio limitado”

S

Fazer o que… :roll:
Vou tentar arranjar disposição pra começar.

victorwss

Schuenemann:
Fazer o que… :roll:
Vou tentar arranjar disposição pra começar.

A sun está começando a apertar o prazo na certificação. O prazo do voucher era um ano, agora são 6 meses. O prazo da SCJD era indeterminado, agora é 1 ano.

Acho que tem muita gente que acaba enrolando e eles estão ficando cansados disso. :frowning:

S

Confesso que só comprei o voucher por causa da promoção. E que me inscrevi na SCJD pensando “não quero perder o voucher… um dia eu faço o projeto”.
Mas todos os outros eu só comprei quando já estava 100% apto a fazer a prova.

victorwss

Schuenemann:
Confesso que só comprei o voucher por causa da promoção. E que me inscrevi na SCJD pensando “não quero perder o voucher… um dia eu faço o projeto”.
Mas todos os outros eu só comprei quando já estava 100% apto a fazer a prova.

Pois é, a maior parte pensa assim e nunca termina.
Mas, convenhamos que um ano é tempo o bastante para isso.

asobrab

Ola pessoal.

Também comprei o voucher naquela promoção no final de 2007: “pague 1 e leve 2”.
Só que… não usei os vouchers e… eles vencem no inicio de Fevereiro/2009.

Um voucher usarei na próxima semana. Estou pensando no que fazer com o outro voucher. Lendo essa thread, vi que, o ideal seria se inscrever na SCJD, e começar a fazer o projeto. Depois, compro outro voucher e faço a prova complementar.
Minha dúvida é: Uma vez que o voucher vence em 30 dias, não terei problemas quando for submeter o projeto? Ou seja, gostaria de saber se, ao submeter o projeto, não importaria se o voucher que solicitou o mesmo, encontra-se dentro do prazo de validade…??

asobrab

victorwss:

Porque eu ainda teria que pedir o projeto, implementá-lo, submetê-lo e fazer a prova escrita sendo que e o meu voucher está a dois meses de vencer.

Ola.
Estou mais ou menos com o mesmo problema seu.
A propósito, você já submeteu seu projeto? Vi nesta thread que vc solicitou em março/2008.

victorwss

Bem, você usa um voucher para se inscrever na SCJD e baixar o assignment. Ponto.

Tendo o assignment você o desenvolve seja lá quanto tempo demore para isso e quando estiver pronto o envia. Nenhum voucher é usado aqui.

Após enviá-lo, você marca o essay com um outro voucher. Tendo eles, o assignment pronto e as suas respostas do essay, o projeto será avaliado.

Eu baixei o assignment em março do ano passado e comecei a desenvolver o projeto, mas parei. Uma das minhas promessas de ano novo foi tirá-lo do fundo do baú e terminá-lo. :slight_smile:

[EDIT] Para ficar bem claro e não restar mais nenhuma dúvida: O voucher é “queimado” ao baixar o assignment. A partir daí, a data de validade dele não importa. A maioria dos projetos tem prazo indeterminado para serem concluídos (já vi um relato no javaranch de alguém demorar 6 anos para concluir), porém recentemente a sun tem dado o prazo de 1 ano para concluir o projeto (aparentemente para assignments baixados com vouchers promocionais).

peerless

Bah, o chato é ter que ligar lá para agilizem… tinha que ser via prometric tb! Victor comprou algum livro para estudar? No JavaRanch o pessoal comenta muito o ‘SCJD exam with JSE5’. É, vou encarar essa certificação, segunda peço o assig.

[]s

victorwss

peerless:
Bah, o chato é ter que ligar lá para agilizem… tinha que ser via prometric tb! Victor comprou algum livro para estudar? No JavaRanch o pessoal comenta muito o ‘SCJD exam with JSE5’. É, vou encarar essa certificação, segunda peço o assig.

[]s

Olha, no livro da certificação SCJ[color=red]P[/color] Versão 1.[color=red]4[/color] da Kathy Sierra e Bert Bates, tem 8 capítulos falando sobre a SCJD. É isso o que eu tenho.

Tem o livro do Andrew Monkhouse (acho que é exatamente este que você está falando) que é super recomendado, mas nunca consegui tê-lo. Apenas baixei os exemplos do site dele.

peerless

victorwss:
peerless:

[]s

Olha, no livro da certificação SCJ[color=red]P[/color] Versão 1.[color=red]4[/color] da Kathy Sierra e Bert Bates, tem 8 capítulos falando sobre a SCJD. É isso o que eu tenho.

Tem o livro do Andrew Monkhouse (acho que é exatamente este que você está falando) que é super recomendado, mas nunca consegui tê-lo. Apenas baixei os exemplos do site dele.

Este mesmo. Vou ver qual é.

Javabuntu

victorwss:
peerless:

[]s

Não conseguiu o livro do Andrew Monkhouse nem com “aquele jeitinho brasileiro”?
eu consegui… e o livro é muito bom pra SCJD.

peerless

Javabuntu:
victorwss:
peerless:

[]s

Não conseguiu o livro do Andrew Monkhouse nem com “aquele jeitinho brasileiro”?
eu consegui… e o livro é muito bom pra SCJD.

Com o “jeitinho brasileiro” eu consigo até ficar rico, mas sou pobre. Então já imagina qual foi minha escolha, né?

:slight_smile:

lnunix

Solicitei hoje o projeto. vamos ver quantos dias demora. :roll:

M

E já chegou?
Só curiosidade :slight_smile:

Obrigado.

lnunix

Já chegou sim, na sexta.

M

O pessoal ta indo na cara e coragem fazer essa prova? Ou ta usando livros de apoio?

Vi alguns posts atraz que tem gente usando os capitulos do livro da SCJP… só isso é o suficiente?

Obrigado.

Javabuntu

maul:
O pessoal ta indo na cara e coragem fazer essa prova? Ou ta usando livros de apoio?

Vi alguns posts atraz que tem gente usando os capitulos do livro da SCJP… só isso é o suficiente?

Obrigado.

eu estou usando o livro do Andrew pra tirar minhas dúvidas…

rodrigo.bossini

Vocês acham que vale a pena começar a fazer o SCJD e já usar o mesmo projeto pra entregar como TCC?

victorwss

Definitivamente não.
Para começar o propósito é bem diferente. Ele serve para dizer que você sabe escrever código java decente. E o sistema implementado não é um sistema real, logo falha no objetivo do TCC de produzir algo útil.

Por fim, há uma questão legal nisso. Naquelas licenças que ninguém lê, está escrito que você é proibido de divulgar qualquer conteúdo sobre o seu trabalho da SCJD, sob pena de ter a sua certificação anulada, ser proibido de tirar outras certificações e provavelmente será processado pela Sun. E como o TCC tem conteúdo público, e você não pode publicar o conteúdo da SCJD, então não dá. O conteúdo do seu projeto da SCJD é confidencial.

A sun te proíbe de fazer isso por um motivo bem forte: Eles só têm dois modelos de projeto SCJD (“Bodgitt and Scarper” e “URLybird”). Há algumas diferenças de versões devido a algumas pequenas modificações que fazem de vez em quando, mas no geral pouquíssima coisa muda em cada modelo com o tempo. Se você publica um projeto resolvido de um modelo, já coloca em xeque a credibilidade de metade das pessoas que estão prestando a SCJD no mundo inteiro.

Então, desencana e procura outra coisa para fazer no TCC. Seja feliz com a sua SCJD, mas sem vinculá-la a universidade.

Javabuntu

Ta aí Victor, algo que me deixa meio dividido nessa credibilidade.
Uma situação hipotética, alguém desenvolve o projeto, após aprovado passa pra um amigo dele, este faz alterações para mascarar o projeto antigo, como a SUN vai descobrir já que não veio a público? ficou entre duas pessoas, será que eles pegam o projeto e comparam com todos os feitos anteriormente?

eu particularmente acho ruim, mas isso deve acontecer, pode apostar.

victorwss

Javabuntu:
Ta aí Victor, algo que me deixa meio dividido nessa credibilidade.
Uma situação hipotética, alguém desenvolve o projeto, após aprovado passa pra um amigo dele, este faz alterações para mascarar o projeto antigo, como a SUN vai descobrir já que não veio a público? ficou entre duas pessoas, será que eles pegam o projeto e comparam com todos os feitos anteriormente?

eu particularmente acho ruim, mas isso deve acontecer, pode apostar.

Também acredito que aconteça. Isso se chama trapaça e é mais ou menos equivalente a colar na prova SCJP. Tem gente que cola na SCJP, com certeza, inclusive já vi um tópico aqui no GUJ onde o cara deu a entender que colou na prova, mas já faz tempo e não lembro direito.

Com certeza deve haver gente colando na SCJD por aí. Isso daí já é questão da honestidade.

Criado 19 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 2 de fev. de 2009
Respostas 38
Participantes 14