Como fazer de uma imagem um botã?[RESOLVIDO]

Aê Pessoas,

1º - Seguinte, eu tava precisando de fazer dois botões "BACK" e “NEXT”, mas eu queria que eles tivessem uma aparencia diferente, tipo, tenho dois arquivos .png perfeitos para o caso, como faço pra colocar essas imagens para que quando sejam clicados, disparem um evento pré-definido ?

2º - Aproveitando o tópico, como mudo a fonte, tamanho e cor dos JButton’s, JTextField’s JLabel’s e similares ?

Vlw Aê galera ! ! !

1° se voce quer que essas imagens trabalhem como butões, basta declarar normalmente o seu botão, e passar pra ele o icone que deseja.

JButton button = new JButton();
ImageIcon image = new ImageIcon(“next.jpg”); //caminho da imagem
button.setIcon(image); // configura a imagem ao botao.
button1.setPreferredSize(new Dimension(image.getIconWidth(),image.getIconHeight())); // para ficar do tamanho da imagem

e quanto aos eventos pode fazer normalmente afinal eles sao botões.

para mudar o tamanho dos componentes que citou basta fazer
nomedocomponente.setSize(largura, altura) // valores int
nomedocomponente.setMaximumSize(new Dimension(largura , altura)); // valor em dimensões é nessario.
nomedocomponente.setPreferredSize(new Dimension(largura , altura)); // valor em dimensões é nessario.
nomedocomponente.setMinimumSize(new Dimension(largura , altura)); // valor em dimensões é nessario.

ai vai da sua necessidade escolher qual usar, o PreferredSize resolve a maioria dos problemas. :slight_smile:

Opa… nem testei ainda, + Brigadão… qdo eu chegar em casa, eu testo !!!

Mas pra mudar a fonte do botão, dos textField e JLabels da vida ?

Tem uma classe que se chama Font.
O construtor:

Então:

Font suaFonte = new Font( "Arial" , "Font.PLAIN", 20 );

seuJLabel.setFont( suaFonte );

Opa… vlw D+ galera… deu certinho aki… Foi exatamento o que eu Queria !