Atualmente qual tipo de aplicativo da um melhor retorno financeiro na plataforma Android?
Onde consultar estatísticas de vendas de aplicativos da android market?
[xiita mode]
Venda teu android e vá trabalhar.
[/xiita mode]
Jogos. Eu diria jogos. A não ser que você tenha um estudo bem embasado que comprove que quem tem um android, seja smartphone ou tablet, utiliza o mesmo mais para trabalhar que para outros fins.
No momento parece que jogos são os mais rentáveis aplicativos.
Pelo o que assisti numa palestra no Google Dev Day de 2011 foi que o modelo que da mais dinheiro no Google Play (na epoca Android Market) são so freemium, onde o aplicativo é gratuito e coisas adicionais são compradas a parte.
E nessa categoria o que se destaca são os jogos com bens-consumiveis.
Outra coisa que realmente paga suas contas é o seguinte: botar coisas em algum market (como o do Google ou da Apple) normalmente não dá dinheiro. Mesmo se um jogo fizer muito sucesso, 50 centavos por cada usuário quer dizer que você tem de fazer realmente muito sucesso para pagar suas contas.
O que costuma pagar suas contas são aqueles aplicativos que são patrocinados por empresas, que servem para alguma coisa específica dessa empresa - por exemplo, um jogo que faz parte de uma ação publicitária dessa empresa, ou então um aplicativo que permite acessar o conteúdo pago dessa empresa (acho que o Marky sabe do que estou falando
), ou serve para apoio a vendas dessa empresa.
Como comparação, pense em escritores e livros. Mesmo escritores de sucesso, para pagarem suas contas, normalmente não vivem de vender livros mas sim são jornalistas, roteiristas ou têm alguma outra profissão. Para cada Paulo Coelho ou J. K. Rowling, existem muitos escritores que vivem de escrever mas “sob encomenda”.