Olá pessoal,
Talvez vocês possam me ajudar com essa dúvida que tem me consumido horas de pesquisa sem resultados :(!
Então, eu quero fazer uma aplicação com um fundo semelhante ao do MSN e do novo Office, tirar um pouco aquela coisa monotona, apenas branca etc…
eu achei um L&F muito bom, chamado Synthetica, e to usando ele na minha aplicação, ele tem exatamente o fundo que eu preciso… mas não to acertando aplicar, não sei se o synthetica suporta que ele seja aplicado também, abrindo o arquivo .jar do L&F eu vi que tem arquivos .png para background do rootpane, que seria o que eu preciso… mas procurei, e como procurei… e não achei nada a respeito :(! então resolvi passar por aqui…
segue a imagem de como eu gostaria que ficasse o fundo da aplicação:

Nessa imagem eu utilizei um JMenu cobrindo toda aplicação, o que resultaria exatamente no que eu quero (em termos do gráfico)… mas eu não posso adicionar nada em cima de um JMenu, nem mesmo com Layer (tentei aqui e não obtive resultado…)
assim é como a aplicação fica se eu não extendo o JMenu:

justamente o que eu não quero, um fundo apático, sem graça :!
bom, é isso, se eu não me expliquei direito avisa que eu posso tentar explicar melhor… o problema é que eu não sei nem se o que eu to querendo fazer existe nome ainda definido mas é facilmente notado em programas como o MSN que tem um fundo c/ uma imagem que quando da um “Strech” na aplicação ela não deforma, mas segue o modelo, usando o JMenu ampliado ele também segue o modelo… a questão é que não posso usar nada em cima de um JMenu, dai to procurando algum outro meio de fazer isso… qualquer informação, ajuda… é muito bem vinda.
Muito grato,
Abraços.