Como fazer exe e um bin

15 respostas
karlota

bom dia a todos

gostaria de saber como posso criar um .exe quando maquina do cliente não tenha jre e sdk ?.exe para windows e .bin para linux.

tem algum software que ajuda ok??

um abraço :smiley:

karla

15 Respostas

jgbt

so p/ esclarecer, ate onde eu sei, p/ rodar uma aplicação java, vc sempre vai precisar ter instalado na maquina ao menos a JRE.

então crie um arquivo jar, que é portavel p/ qq SO.

[]'s

Luca

Olá

Para aplicações server-side:
BEA WebLogic JRockit 8.1 is a Java Virtual Machine (JVM), developed uniquely for server-side applications and optimized for Intel architectures.

Para outras aplicações:
google java exe

Fora vantagens específicas do jRockit para aplic. server side, eu não vejo quase nenhuma vantagem nisto a menos que você tenha um ódio todo particular pelos instaladores free tipo izpack ou mesmo os comerciais. Fazer um exe não significa apenas um passo a mais no deployment, significa ter que confiar cegamente na empresa que fez o tal gadget e que fica como um intermediário a mais entre o usuário e o desenvolvedor.

[]s
Luca

Pilantra

Ein povo, eu queria saber porque sempre tem alguém que responde alguma coisa relacionada a criação de exe manda criar um jar!!! Eu perguntei isso num outro forum e o cara me falo umas 3 vezes que era pra mim fazer um jar ou então um bat, parecia que eu estava falando grego!!!

Poderia ter um tópico fixo aqui sobre esse assunto, pelo menos pra criação de exe porque pra bin de Linux parece que só o JBuilder, e instala aquele troço pesado no PC é dose!!!

Desculpem falar isso mas é que eu andei notando isso, fiz uma pesquisa aqui no fórum e li a mesma coisa, “Faz um jar”!!! Em termos estéticos eu prefiriria jar concerteza, se for pra rodar na minha máquina ou na máquina de um cliente que eu mesmo instalei o JRE!! Masss, tem muito usuário leigo que não sabe nem o que é prompt do MS-DOS, e muito menos JRE, até você explica pra pessoa abri o prompt e digitar java -version pra saber se tem java instalado você já stresso com a pessoa, ae você falar pra entrar no diretório via DOS pra executar o comando java -jar programa.jar você já perdeu os cabelos da cabeça!!! Eu falo isso porque noite passada passei nervoso com isso, se fosse um exe, era só ela dar 2 clicks e pronto, próprio pra quem está acostumado com Windows!!!

Bom é isso, eu achei um tal de InstallAnywhere 6.1 Enterprise do Zero-G, gostaria de saber se ele faz isso mesmo, porque tem versões pra Linux, Mac, Windows, etc!!! Alguém já usou ele!?

Obrigado e desculpe invadir seu tópico Karla :wink: :lol:

Pilantra 8)

Luca

Olá

Pilantra, a gente insiste no jar porque aí pode aproveitar todas as vantagens do Java Web Start. Executar um arquivo .ba ou .sh é tão dificil quanto executar um arquivo .exe. E para instalar vc pode usar um instalador. Eu uso o izpack que é free.

[]s
Luca

Pilantra

Olá Luca

Cara eu também prefiro o jar e se for aconselhar também mandaria por Jar mas você como todo mundo aqui sabe que tem gente que não sabe nem desliga o PC ainda, eu já fui professor de informática e sei como tem gente leiga no assunto, eu já tive que repitir o processo de desligamento umas 4 aulas, imagina se eu falar pra abrir o prompt e executar o jar :lol:

Mas blz eu achei um bem legal pra trasnformar em exe, e tem um programa pra Linux também só não sei se ele cria bin, mas ele é bem simples e fácil de entender, chegando em casa eu testo e aproveito e mando pra Karla que pediu hehe, se alguém quiser eu mando também!!!

Obrigado
T+

Pilantra 8)

karlota

tudo bem obrigadinho!!

rmlang

Gente,

vcs comentaram sobre o InstallAnywhere e sobre o izpack…

Eu estou precisando fazer um instalador que rode em windows e linux e que possa instalar além da aplicação (JAR), o Java, o Tomcat e talvez o Postgresql.

Essa instalação precisa ser simples.

O que vcs recomendam?

Luca

rmlang:
instalador que rode em windows e linux e que possa instalar além da aplicação (JAR), o Java, o Tomcat e talvez o Postgresql.

Essa instalação precisa ser simples.

O que vcs recomendam?

1. Que retire o simples da lista dos seus desejos.

2. Que use o izpack para sua aplicação depois que o JRE já esteja instalado.

3. Que instale o tomcat simplesmente com um script que abra o tar.gz

4. Que instale o Postgresql com um script

5. Que teste bastante, principalmente no Linux devido a questão das permissões.

[]s
Luca

felipesp

Eu acho que o java webstart é o melhor para distribuir aplicações para leigos. Comigo foi o que melhor funcionou para as pessoas que não fazem idéia do que é uma jre.

Eu indiquei que precisava instalar um executável (o jre) e depois clicar num link em uma página e esperar carregar :wink:

W

Pilantra, achei interessante esse programinha que vc falou que transforma arquivos java em exe.
Vc se importa em me passar o link, ou o próprio por e-mail?
[email removido]

A

num sei se é bem o q vc precisa, mas dá uma olhada nesse:

http://jsmooth.sourceforge.net/

JSmooth is a Java Executable Wrapper that makes a standard Windows executable binary (.exe) from a jar file. It makes java deployment much smoother and user-friendly, as it is able to find a Java VM by itself. When no VM is available, it provides feed-back to the users, and can launch the default web browser to an URL that explains how to download a Java VM.

[]'s

Artur Sampaio

O

Alguns dos maiores diferenciais da tecnologia Java são a sua portabilidade (portabilidade binária, do Bytecode, pois pode-se ter portabilidade de código com outras linguagens, como C++) e a sua robustez (segurança + estabilidade + confiabilidade). Porém, SIMPLICIDADE definitivamente não é uma característica do Java, nem das aplicações mais comuns do Java. Por isso, aconselho o amigo “Pilantra” a acostumar-se com os -jars e todos os outros “complicômetros” da tecnologia. O Java não é forte em aplicações simplórias em micro-empresas, mas é líder em segmentos de missão crítica, telecomunicações e outros, ou seja, em ambientes onde editar um .bat ou um .sh é o menor dos problemas. Deixe os .exe para as aplicações vulgares e viva a tecnologia Java na sua plenitude.

M

Será que alguem poderia me passar um tutorial ou pudesse descrever como este programinha funciona?
Abs

Ricardo_Siqueira

Tem o EXE4J tbm que eu usei uma vez e gostei.
Funciona do mesmo jeito que esse que citaram aí em cima.

coca1na

Eu uso um programa chamado Excelsior Jet
ele eh muito bom…

Criado 3 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 7 de jun. de 2006
Respostas 15
Participantes 12