Como fazer filtro em Java utilizando NetBeans e os frameworks JSF e Hibernate?

Olá! Bom… o caso é o seguinte: Na tela inicial do projeto eu solicito que o usuário entre com uma data inicial e final que deseja visualizar as informações. Somente deve ser exibido o que se encontra no intervalo solicitado.
Em comandos SQL consigo fazer este filtro. O problema é fazer isso com a linguagem HQL do Hibernate na minha aplicação Java no NetBeans.
Alguém poderia me dar uma luz? D:
Agradeço muito qualquer link que ensine a fazer isso!

É fácil, faz-se da mesma forma que faria se programasse utilizando eclipse, visto que a IDE não interfere em nada.

Em JPQL o BETWEEN também existe.[code]public List buscarEntreDatas(Date d1, Date d2){

String jpql = "SELECT e FROM Entidade e WHERE e.data BETWEEN :data1 AND :data2";
TypedQuery<Entidade> query = entityManager.createQuery(jpql, Entidade.class);
query.setParameter("data1", d1);
query.setParameter("data2", d2);

return query.getResultList();

}[/code]

[quote=Rodrigo Sasaki]Em JPQL o BETWEEN também existe.[code]public List buscarEntreDatas(Date d1, Date d2){

String jpql = "SELECT e FROM Entidade e WHERE e.data BETWEEN :data1 AND :data2";
TypedQuery<Entidade> query = entityManager.createQuery(jpql, Entidade.class);
query.setParameter("data1", d1);
query.setParameter("data2", d2);

return query.getResultList();

}[/code][/quote]
E como eu havia dito, não depende da IDE. Desapega dessa idéia, entenda que a IDE não é parte da aplicação que você desenvolve.

Na verdade eu especifiquei que estava utilizando o NetBeans como ambiente apenas para deixar mais específico as ferramentas que estou utilizando. Minha dificuldade em si está no framework Hibernate. Consigo manipular Hibernate, mas todas as minhas fontes de estudo de Hibernate não ensinam a fazer filtro. Vcs teriam algum link ou pdf que ensine passo a passo a fazer um filtro com Hibernade? Ou até mesmo que ensine Hibernate do zero, mas que ensine a fazer o filtro… Seria de grande ajuda! =)

Eu também acho curioso, e arriscando levar uns tapas aqui isso me parece ser mais comum entre usuários do NetBeans, só espero que eles não pensem realmente que o NetBeans tem algo a ver com o problema :slight_smile:

Só aqui já tem vários:
https://www.google.com.br/search?q=tutorial+hibernate

Realmente o título ficou ruim. Deveria ser apenas: "Como fazer filtro em Java utilizando o framework Hibernate?"
Dei ênfase em informações desnecessárias xD
Dês da época da graduação eu simpatizei mais com o NetBeans do que com o Eclipse. Os dois resolvem os problemas e desenvolvem de maneira semelhante, mas o NetBeans eu acho bem mais simples e rápido de utilizar ^^

JPA Consultas e Dicas. Lembrando que Core do Hibernate é uma implementação da JPA.