Ola boa noite, eu estou começando a aprender java e estou utilizando o netbeans. Estou tentando fazer com que um jcombobox busque dinamicamente os itens para mostrar mais não sei como fazer a conecçao esta funcionando. Se alguém poder me ajudar agradeço
Como assim?? Você tem um jcombobox daí você quer que ele conecte ao banco de dados? Você poderia especificar melhor esse seu problema, o que especificamente você vai ter nesse seu jcombobox, cada item de seu combo irá conectar ao banco de dados?
Claro vou se mais preciso desculpe nao ter colocado tudo o que acontece é o seguinte estou fazendo um cadastro de clientes e nesse cadastro preciso da cidade e estado no qual o cliente mora sendo assim fim um cadastro de estado e um cadastro de cidade com os campos codigo,cidade e id_estado para que quando for gravar na tabela cidade seje gravado o cogido da cidade o nome dela e no jcombobox a pessoa vai selecionar o estado referene a essa cidade e ai quando ela mandar gravar sera gravado na tabela o codigo o nome da cidade e o codigo do estado, porem nao entendi como faço para fazer com que esse combobox funcione, eu to comessando agora a ver java na faculdade mais nao vao nos encinar a usar uma feramenta ide.
e no Netbeans ja deu uma fuçada la tal ma propriedade do jcombobox tem uma linha chamada model onde voce insere os itens estaticos mais tem a opçao de From conection mais parei por ai nao sei se é ai que coloca os comandos de busca e muito provavelmente deve ser diferente a forma de pegar o codigo do estado que foi selecionado no combobox.
Opa Boa dia!
Estou fazendo um parecido mas muito mais simples, usando arquivos texto para gravas os nomes.
Vê se é isso que você pretende fazer
não é a melhor maneira de fazer, você pode fazer usando um array, mas já implementei faz tempo rsrsr…
meu combobox chama-se _jcbEnderecoEstado
public void _carregaestados()
{
_jcbEnderecoEstado.addItem("AC");
_jcbEnderecoEstado.addItem("AL");
_jcbEnderecoEstado.addItem("AP");
_jcbEnderecoEstado.addItem("AM");
_jcbEnderecoEstado.addItem("BA");
_jcbEnderecoEstado.addItem("CE");
_jcbEnderecoEstado.addItem("DF");
_jcbEnderecoEstado.addItem("ES");
_jcbEnderecoEstado.addItem("GO");
_jcbEnderecoEstado.addItem("MA");
_jcbEnderecoEstado.addItem("MT");
_jcbEnderecoEstado.addItem("MS");
_jcbEnderecoEstado.addItem("MG");
_jcbEnderecoEstado.addItem("PA");
_jcbEnderecoEstado.addItem("PB");
_jcbEnderecoEstado.addItem("PR");
_jcbEnderecoEstado.addItem("PE");
_jcbEnderecoEstado.addItem("PI");
_jcbEnderecoEstado.addItem("RJ");
_jcbEnderecoEstado.addItem("RN");
_jcbEnderecoEstado.addItem("RS");
_jcbEnderecoEstado.addItem("RO");
_jcbEnderecoEstado.addItem("RR");
_jcbEnderecoEstado.addItem("SC");
_jcbEnderecoEstado.addItem("SE");
_jcbEnderecoEstado.addItem("SP");
_jcbEnderecoEstado.addItem("TO");
}
Ai para "gravar"no meu arquivo
_cadastrar.set_sEstado(_jcbEnderecoEstado.getSelectedItem().toString());
o que vai importar aqui no caso
_jcbEnderecoEstado.getSelectedItem().toString()
Espero ter ajudado
abraços
Ta tudo bem, essa e uma forma de fazer mais facil, mais eu preciso fazer da forma que lhe disse anteriormente, consultando um banco de dados e montando ele, mais nao sei como faz isso no netbeans.
ola parceiro aqui onde eu trbalho nos fazemos dessa maneira
//sua consulta trazendo o campo que vc quer
Resultset rs = stmt.executeQuery ("Select cd_Status from Status");
while (rs.next()){
combo.addItem(rs.getString ("sd_status"));
}
valeu espero que seja isso.
Opa obrigado pela ajuda, mais no Netbeans tem algum em especifico na propriedade do combo ?
Bom…No netbeans quando vc add um JComboBox, tera uma opcao nas propriedades…model eh soh inserir oq quiser, espero ter ajudado
Bom dia
Tente Fazer da seguinte maneira, isto no Netbeans 6.5.
Clique com o direto do mouse sobre o combo vai em vincular e depois elements, depois importar dados para o formulário.
Escolha agora a conexão com o banco de dados e tabela.
Espero ter Ajudado…
Te mais.