Como fazer o cast dos parâmetros vindos do flex

Estou pegando meus parâmetros vindos do Flex usando o getParameterNames, mas todos os parâmetros estão como String o que ocorre um erro de cast já que alguns parâmetros do relatório definido no IReport estão em Integer ou DateTime.
Alguns parâmetros envio para o Servlet como inteiro, outros como data, como eu faço o cast já que os parâmetros são dinâmicos, isto é, o nome e valor do parâmetros muda conforme cada relatório ?

Obrigado. Segue o código do Servlet:

try { Connection con = HibernateUtil.getConexao(); HashMap parametros = new HashMap(); Enumeration paramNames = request.getParameterNames(); while(paramNames.hasMoreElements()) { String p = (String) paramNames.nextElement(); parametros.put(p,request.getParameter(p)); } bytes = JasperRunManager.runReportToPdf(reportFile.getPath(), parametros, con); } catch (Exception e) { e.printStackTrace(); }

nao seria melhor tratar no propio relatorio ? pois os parametros sempre serao Strings.

Mas eu terei parâmetros no relatório que não resolverá colocar como String. E também não acho fazer uma pequena programação no próprio relatório seja elegante . . .

Ninguém tem uma solução ?