Como fazer os mecanismos de buscas encontrar as informações armazenadas no Banco de Dados?

Boa noite pessoal,
Estou com uma dúvida intrigante.

posso usar o próprio GUJ como exemplo e um portal como globo.com

Exemplo 1
tenho uma página bolo.jsp e dentro do próprio html da página JSP defino a receita de bolo de forma estática.

Exemplo 2
a receita do bolo está dentro do meu banco de dados e quando alguém realizar uma requisição para essa receita de bolo, o meu sistema popula essa pagina bolo.jsp com a receita de bolo no seu corpo da página.

No exemplo 1 é tranquilo, como o texto já está definido dentro da página o google por exemplo encontra numa boa…

Quanto ao exemplo 2, a receita está dentro do meu banco de dados, como que essa informação pode ser encontrada pelos buscadores ? como por exemplo os post do próprio GUJ ou uma noticia do globo.com
porque acredito que os posts do GUJ como as noticias do globo.com são sempre armazenados dentro do banco de dados e quando requisitados são populados dentro das páginas e não a cada post criado ou noticia públicada é criado um novo arquivo html,jsp,asp etc… e sim somente um template que é populado de acordo com a requisição realizada.

então como fazer os buscadores encontrarem as minhas noticias que estão dentro do meu banco de dados? tenho que usar alguma biblioteca específica ? alguem sabe como fazer ou o conceito pelo menos ?

abraço

Todos que eu pergunto não sabem e falam… “verdade, nunca parei para pensar nisso”…

meu professor encontrou o seguinte plugin segue a URL:
http://www.caspio.com/extend/platform-extensions/seo-data-publishing.aspx

se alguém souber de outra forma e/ou um plugin FREE posta ai pra galera…