Como fazer planos para um futuro fora do país?

Olá pessoal!

Desde meu ensino médio eu tenho duas certezas: Quero sair do Brasil e quero trabalhar com t.i.
Estou cursando o segundo termo de ADS, numa Fatec. Gosto bastante do curso, apesar de achar um pouco fraco. No primeiro termo, consegui uma vaga de estágio numa das maiores empresas da região no ramo de T.I. Entrei para a Infraestrutura Cloud, aprendi muita coisa e fui efetivado. Hoje, eu ainda trabalho aqui e estou querendo fazer os preparativos para que, depois que terminar a faculdade, consiga começar a por em prática a ideia de sair do Brasil.
Vou terminar a faculdade com 20 anos (praticamente 21), e queria poder me adiantar o quanto antes. Bem, sei que nesses dois anos preciso juntar dinheiro (e isso é bem possível por que estou trabalhando), mas queria saber quais outros passos ir dando (e até mesmo o que estudar!) para poder sair de vez do país, e de preferência não voltar.

Eu penso em ir trabalhar no Canadá, ou então nos Estados Unidos, embora prefiro mesmo a primeira opção.

Tenho fluência em inglês e amo trabalhar com o back-end. Atualmente to mexendo com Java e NodeJs, agradeço toda e qualquer ajuda. :smile:

Se você já fala inglês fluentemente, então você já tem meio caminho andado. No caso do Canadá, é interessante saber um pouco de francês também, dependendo do departamento em que você for morar.

O segundo passo é montar um portfolio e mostrar seu trabalho na Web: projetos no Github, criar seu blog (em inglês), contribuir em projetos open source , etc.

Também é importante ter um perfil “tunado” no LinkedIn ou outras redes sociais voltadas a networking profissional. Procure seguir empresas que você gostaria de trabalhar ou tente se conectar a profissionais e recrutadores desses países.

Por fim, esteja com a documentação em dia. Já fui chamado para entrevista para Amazon e tive que correr para renovar o passaporte.

@rmendes08 Obrigado pela resposta. Sei que ainda é cedo, mas não quero deixar as coisas pra depois. Você sabe como funciona a imigração para o Canadá? Sinto que esse vai ser meu maior problema. Tenho alguns medos, como arranjar emprego, lugar para morar, enfim…

Vejo que a área de T.I é MUITO bom por lá, por isso não vejo a hora…

Já considerou a Europa? Talvez a Polônia não te pareça tão atrativa quanto Canadá, porém, é um país em que a área de desenvolvimento cresce vertiginosamente e eles buscam profissionais que falem inglês fluente, nos mais diversos perfis e senioridades.
Se eu não tivesse filhos, pais idosos e etc, eu iria fazer isso: primeiro Polônia e depois iria para o Canadá.
Ah, vale lembrar que algumas empresas que atuam lá na Polônia possuem filiais ao redor do mundo e já vi que uma ou outra possui um plano de carreira onde você atua lá por um ano e depois pode ir para qualquer filial do mundo.

Pra ser sincero, o máximo que considerei da Europa foi o Reino Unido, mas todo o processo para conseguir um visto parece ser muito complicado…

Uma dúvida que brotou foi: como conseguir emprego? Tipo, o certo é ir pra lá com algo “garantido”, né?

Sim, é o ideal. Até mesmo porque dificilmente você será contratado sem um visto para trabalho. E dificilmente você conseguirá um visto de trabalho se já não tiver algo engatilhado. Mas é perfeitamente possível conseguir algo antes de mudar. Como eu disse, com uma boa visibilidade na Internet você receberá ofertas para trabalhar fora. Outra possibilidade é buscar agências especializadas em recrutamente de estrangeiros:

1 curtida

Eu devo ser mesmo muito alternativo, nunca pensei em ir para os “grandes centros”, EUA, Austrália, New Zeland, UK, Alemanha.
Só considerei, mesmo, países menos glamourosos, como Portugal e Polônia.
Tem várias empresas que fazem todo o processo remoto, por telefone ou skype. Com sorte, a empresa tem um escritório aqui e faz o processo aqui e te manda para lá;
Algumas empresas da Polônia oferecem realocation support, basicamente, ajuda de custo para mudança, tem até as que oferecem 15 dias de hospedagem, para conseguir alugar algo, sem falar em ajuda financeira e, raro, porém existente, reembolso da passagem aérea e/ou pagamento de bagagens.

A Vanhack é muito forte no marketing, agora, não sei se é eficaz.

Por “engatilhado” você diz “emprego garantido”?

Ouvi falar dela sobre o Canadá também, mas pesquisei um pouco sobre a Polônia e gostei. Algo que me incomoda muito é sobre o visto, cara. Não tenho família de imigrantes ou algo assim, então fico pensando que pra conseguir um visto vai ser muito difícil / impossível…

Cara, eu fiz o processo todo por uma empresa da Polônia , SII e só não fui por que o cliente (Credit Swiss) cancelou a vaga, na época (uns 5 meses atrás).
Eles providenciam tudo, desde o compromisso de contrato, que permite acelerar a emissão do passaporte (caso você não tenha) e o visto de trabalho (tem um código específico).
A questão da realocação é tão comum para eles que eles já sabem tudo, quanto tempo leva, quais documentos, o que fazer, afinal, a Polônia tem uma população não muito grande e sempre recebe trabalhadores do leste europeu (Rússia, Ucrânia) e estes até falam inglês, mas é um inglês ruim. Um ex aluno meu está lá há 1 ano e meio e, como ele era muito bom no idioma bretão e dava conta na questão técnica, foi promovido a líder técnico em 4 meses. Oportunidades como essa são praticamente inexistentes aqui.
Além disso, o Zlot, que é a moeda da Polônia (sigla PLN) tem valor quase 1 para 1 com o Real (BRL), é um pouco menos valiosa.
A base de salários lá varia muito, mas, em geral, é bem melhor que aqui (estou falando em coisas de 10K para cima para pleno, por exemplo). Sem falar nos contratos B2B (como o PJ).

2 curtidas

Fico pensando se é extremamente necessário aprender mais do que as bases do polonês. É uma língua bem difícil, e olha que eu já falo quatro idiomas…

Sim. Mas como eu disse, não é tão difícil sair do Brasil com algo encaminhado. Veja bem, nem toda empresa estrangeira é o setor de P&D do Google. Tem bastante vaga para meros mortais. A maior barreira é o idioma, e essa você já superou.

Se o teu intuito é interagir com o povo, normal, sim. Precisa mesmo aprender mais que o básico. E o polonês é um dos idiomas mais difíceis pra um falante de português.

Neste caso só com uma indicação.

Até mesmo no Canadá?

Nada, isso não é necessário, ao menos na grande maioria dos casos.
Duas coisas são fundamentais:

• Falar inglês ou mandarim ou francês ou espanhol, dependendo do país e região para a qual deseja-se ir
  • Ser competente.

Diferente do que a maioria pensa e da realidade do Brasil, a maior parte das empresas de fora do país dão ênfase a idioma e às competências de cada um. Cada empresa e cada país terá suas peculiaridades.
Para os países membros da União Européia, agora é exigido visto de brasileiros, aprovado recentemente.
Outros países possuem legislação própria a esse respeito.

Agora, se você quer tentar uma vaga no Google, Amazon ou Apple, aí sim, precisa falar mais de 3 idiomas, ser muito bom e ter um bom QI.

Você acha que isso é muito dificil de se conseguir? Digo, eu ainda sou bem jovem (tenho 18 anos) e quero sair quando terminar de me especializar, mas para isso quero começar a correr atrás de tudo ainda cedo…

Isso é relativo.
Como você disse que fala 4 idiomas, muito provavelmente seja muito mais fácil.
Eu fiz um processo seletivo para Portugal, porém, não segui por conta do salário, embora tenha passado por 2 entrevistas técnicas, uma delas durou menos de 15 minutos!
E, da mesma maneira que a empresa da Polônia, eles ofereciam todo o suporte para emissão de passaporte e/ou visto.
A diferença é que não havia reembolso e ajuda de custo.
Então, entendo que seja algo natural e normal para empresas europeias e, arrisco dizer, países com grande número de trabalhadores estrangeiros.
Basta correr atrás.

Edit: penso que uma das primeiras coisas é decidir para onde quer ir, quais destinos.
Depois de decidido, pesquisar bastante sobre cultura, media salarial, aluguel e custo de vida, principais problemas (trânsito, eventos naturais, vulcões, etc).
Depois, pesquisar sobre os requisitos solicitados pelas empresas, principalmente nas áreas onde você deseja atuar.
Montar um currículo bem aderente ao que quer, explorando os seus pontos fortes (experiência, escolaridade, cursos, idiomas) é um bom começo.
Montar um portfólio que possa ser avaliado com cautela, é ideal também.
Das empresas para onde mandei, as que eu enviava currículo com carta de apresentação, me deram melhor retorno.

A questão é que existem vários tipos de visto: visto de turismo, visto de trabalho, visto permanente, etc … e cada um tem seus requisitos. O visto de turismo é relativamente fácil de se obter, mas ao entrar no país você tem que informar em quais hotéis você vai ficar, mostrar que já tem a passagem de volta, mostrar que tem dinheiro suficiente para estadia, etc. Para o visto de trabalho, você tem que ter o emprego praticamente garantido, e por aí vai …

e isso é muito relativo também @darlan_machado … geralmente os requisitos são muito restritivos para áreas de P&D, porque precisa ser muito especializado, então é o tipo de vaga que só entra PhD que tem pesquisa relevante na área específica … mas essas vagas são minoria, mesmo no Google, Amazon, etc. tem muita vaga para recém-formados e com uma formação um pouco mais generalista …

Resumindo @FearX: falando inglês e o idioma do país, você superou a barreira mais difícil. Depois disso é buscar empresas que tem por praxe contratar estrangeiros, ou ainda procurar agências que fazem esse tipo de recrutamento.

Exemplo: visto de turismo para a Europa: 3 meses por ano, cumulativos, ou seja, se você for pra Alemanha e passar lá 1 mês, só sobrarão 2 meses para este visto.
Tem empresas brasileiras que estão explorando isso, você vai daqui com esse visto, trabalha numa sede deles lá e volta após 90 dias.
A maioria dos países europeus é bem rígida com estes vistos, como o @rmendes08 disse, você precisa comprovar tudo, desde onde vai ficar (hospedado na casa de quem, quais hotéis, hostels, etc), quanto dinheiro possui para a estadia, entre outros).

Em geral, você recebe um contrato ou uma promessa de contrato, assinada pela empresa e que vai te permitir solicitar o visto de trabalho.