Como fazer planos para um futuro fora do país?

Olá pessoal!

Desde meu ensino médio eu tenho duas certezas: Quero sair do Brasil e quero trabalhar com t.i.
Estou cursando o segundo termo de ADS, numa Fatec. Gosto bastante do curso, apesar de achar um pouco fraco. No primeiro termo, consegui uma vaga de estágio numa das maiores empresas da região no ramo de T.I. Entrei para a Infraestrutura Cloud, aprendi muita coisa e fui efetivado. Hoje, eu ainda trabalho aqui e estou querendo fazer os preparativos para que, depois que terminar a faculdade, consiga começar a por em prática a ideia de sair do Brasil.
Vou terminar a faculdade com 20 anos (praticamente 21), e queria poder me adiantar o quanto antes. Bem, sei que nesses dois anos preciso juntar dinheiro (e isso é bem possível por que estou trabalhando), mas queria saber quais outros passos ir dando (e até mesmo o que estudar!) para poder sair de vez do país, e de preferência não voltar.

Eu penso em ir trabalhar no Canadá, ou então nos Estados Unidos, embora prefiro mesmo a primeira opção.

Tenho fluência em inglês e amo trabalhar com o back-end. Atualmente to mexendo com Java e NodeJs, agradeço toda e qualquer ajuda. :smile:

Se você já fala inglês fluentemente, então você já tem meio caminho andado. No caso do Canadá, é interessante saber um pouco de francês também, dependendo do departamento em que você for morar.

O segundo passo é montar um portfolio e mostrar seu trabalho na Web: projetos no Github, criar seu blog (em inglês), contribuir em projetos open source , etc.

Também é importante ter um perfil “tunado” no LinkedIn ou outras redes sociais voltadas a networking profissional. Procure seguir empresas que você gostaria de trabalhar ou tente se conectar a profissionais e recrutadores desses países.

Por fim, esteja com a documentação em dia. Já fui chamado para entrevista para Amazon e tive que correr para renovar o passaporte.