Olá pessoal,
Fiquei muito curioso para saber como o pessoal do swing labs consegue fazer telas como essas: 
reparem que em algumas telas o preenchimento é total.
fiz alguns teste usando o synthetica L&F e só obtive esse resultado:

eu gostei muito do resultado, mas o que eu realmente gostaria de fazer é que todo o fundo ficasse preto, tipo uma amplicação desse menubar que é preto seguindo o titulo…
tem alguma maneira de se fazer isso?
agradeço muito e fico no guardo.
Valeu pela dica, vou procurar depois saber mais sobre o java2D.
então, o L&F eu encontrei pelo blog cotidiano em wonderland(Muito bom esse blog). segue o link: http://rfiume.blogspot.com/2007/03/synthetica.html
nele vc encontra tudo explicado, no arquivo tbm vem um readme que passa os comandos para o carregamento do mesmo.
valeu e um forte abraço.
Saudações.
O que você quer fazer, então, é preencher toda a janela com a mesma cor - ou estilo de variação de cores - da barra de menus e/ou de títulos.
Eu posso estar dando a resposta errada, mas acho que você pode obter isso com Java2D. Usando a classe Graphics2D e outras ferramentas você pode preencher o fundo da sua janela com uma variação de cores (gradiente) seguindo o padrão da barra de menus.
O que eu não posso é te dar um código fonte aqui mesmo, mas a dica é válida. Procure Graphics2D no “The Java Tutorial”, no site da Sun ou baixe o livro “Core Web Programming, Second Edition”, de Marty Hall, Larry Brown (é o que eu tenho 8) ). Se você é estudante universitário talvez a sua universidade tenha esse livro no seu servidor.
Boa sorte.
Aproveitando a oportunidade: como você conseguiu o synthetica L&F, e como fez pra ele rodar na aplicação?